Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Análise do Mac OS X Mavericks

Avalie este tópico:


Posts em destaque

Análise do Mac OS X Mavericks

 

Em outubro de 2013 a Apple liberou para os seus consumidores uma nova atualização do Mac OS X, o Mavericks. Sem grandes mudanças visuais, a nova versão do sistema operacional trouxe uma série de novidades bem como tecnologias inéditas na plataforma visando o menor consumo de energia.

 

Pela primeira vez na história da empresa, a atualização foi liberada gratuitamente para todos aqueles que possuíam a versão 10.8 (Mountain Lion) instalada. Testamos as principais novidades do sistema operacional e revelamos as nossas impressões sobre as mudanças no Mac OS X.

 

Download e instalação

 

A idéia de disponibilizar uma atualização gratuita é de possibilitar que o sistema operacional tenha uma taxa de adoção mais rápida por parte dos consumidores. A exemplo do que acontece com o iOS, em que em apenas 10 meses 93% dos clientes já tinham acesso à versão mais recente do SO, a idéia é que o Mavericks ultrapasse a marca de 35% de adoção em quatro meses alcançada pelo Mountain Lion.

 

Para fazer o download é preciso acessar a Mac App Store e baixar o conteúdo. Assim como no Mountain Lion, não há mais versões físicas do software para compra. O pacote de arquivos ocupa  5,29 GB de espaço em disco e, após o download, o processo de instalação leva de 30 a 40 minutos.

 

As novidades do Mac OS X Mavericks

 

iBooks agora no computador

 

Integrar cada vez mais o iOS com o Mac OS é um dos principais sonhos da Apple, e o lançamento do Mac OS X Mavericks é mais uma passo nessa direção. Uma das atrações dessa versão é a disponibilidade do app iBooks para Mac. Agora você pode ter acesso aos seus livros e a todas as opções listadas na iBook Store direto no computador.

 

A principal vantagem para o consumidor é a possibilidade de comprar um livro e tê-lo disponível para leitura no iPad, no iPod Touch, no iPhone e também no Mac. Tudo isso de forma sincronizada e integrada ao iCloud. Adicionar anotações e marcações também ficou muito mais fácil, uma vez que os recursos de teclado se mostram mais adequados para essa finalidade.

 

Por fim, para aqueles que utilizam o iBooks para estudo, a versão para Mac OS X permite abrir mais de um livro de forma simultânea. Ou seja, na prática é como se você espalhasse na tela todos os livros que precisa, ocupando menos espaço físico e editando as informações de forma mais organizada.

 

Mapas integrado ao iPhone

 

O aplicativo Mapas não está entre as melhores opções do seu segmento. Mesmo os usuários de iPhone preferem o Google Maps ao Maps da Apple, uma vez que a ferramenta da concorrente já está consolidada, trazendo muito mais ferramentas e opções de integração com outros aplicativos e serviços.

 

Entretanto, seguindo uma tendência também adotada pela Microsoft no Windows 8.1, o Mapas passa a ser integrado ao sistema operacional. Na prática, agora você pode pesquisar uma rota no notebook e acessar o itinerário salvo diretamente no iPhone.

 

O recurso Flyover, que permite sobrevoar cidades construídas em 3D, realmente funciona de forma muito melhor no computador do que nos portáteis, graças à melhor capacidade de processamento. É inegável que o visual da ferramenta é um dos seus principais diferenciais, mas no quesito precisão a Apple ainda tem que trabalhar um pouco mais.

 

Novo visual do Calendário

 

Criar e editar conteúdo usando a ferramenta Calendário ficou mais fácil. Ao adicionar um evento, o próprio SO sugere opções complementares para a sua informação, como o link de localização de um estabelecimento no Mapas, tempo de trajeto em uma viagem ou integração com eventos confirmados pelo Facebook.

 

As ferramentas de preenchimento automático permitem que até mesmo seja possível inserir um pequeno mapa no quadro de avisos. Ao usar o zoom out para visualização por mês em vez de semanas ou dias, as informações são comprimidas em pequenos tópicos, tornando tudo mais organizado e fácil de ser localizado.

 

Safari: mais rápido e mais econômico

 

A adição de uma barra lateral e recursos que permitem ao navegador consumir menos energia são as grandes novidades da Apple para o Safari. Neste nova versão o compartilhamento de conteúdo se tornou mais acessível, integrando redes como o Twitter e o LinkedIn. Não é preciso clicar nas URLs; basta passar o mouse sobre elas para visualizar a página de destino.

 

Além dos “Shared Links”, a barra lateral conta ainda com a “Reading List”, local em que você pode ter acesso aos feeds assinados. Por fim, a opção “Bookmarks” também foi parar nesse espaço, permitindo que o usuário visualize o conteúdo de forma mais ágil.

 

Em termos técnicos houve mudanças também na codificação do browser, que recebeu melhorias. Segundo a Apple, é possível navegar por até uma hora a mais, consumindo o mesmo de bateria numa comparação direta com o Google Chrome ou com o Mozilla Firefox. As otimizações na execução de JavaScript também tornaram o navegador pelo menos seis vezes mais rápido do que a sua versão anterior.

 

Criptografia segura via iCloud

 

Assim como no iPhone 5S, a preocupação com a segurança tem sido uma das apostas da Apple para os seus dispositivos e softwares. Você pode autorizar o seu computador a manter alguns dados para os campos de formulário salvos no iCloud.

 

A vantagem é que caso o notebook esteja sincronizado com outro aparelho, é possível ter acesso rápido às informações sem precisar digitar tudo novamente. Os dados são protegidos com a criptografia AES 256 bits, que garante mais segurança e proteção para o usuário.

 

Na prática, a ferramenta não traz muitas novidades. Basicamente ela não vai mudar a maneira como você utiliza os seus programas. Entretanto, o modo de criptografia se mostra eficiente e seguro, e é justamente nele que reside o principal diferencial desse recurso.

 

Múltiplos monitores

 

Para quem trabalha com mais de um monitor as diferenças do Mavericks são notáveis. A nova versão do sistema permite que cada monitor exiba uma barra de menu e um Dock. Essa opção agora é padrão e não requer nenhum tipo de configuração.

 

Arrastar apps em funcionamento de uma janela para outra também se tornou uma tarefa descomplicada. Essa ação pode ser feita por intermédio do Mission Control. Por fim, para quem utiliza o recurso AirPlay, é possível transformar uma TV ligada à Apple TV em um monitor adicional. Nada muito novo, é bem verdade, mas as novas ferramentas tornam mais prática a utilização dos recursos.

 

Notificações

 

O sistema de notificações é outro grande atrativo desta versão do sistema operacional. Emails, mensagens e chamadas em vídeo via FaceTime agora surgem destacadas em caixas de diálogo suspensas no canto da tela. A ideia é que os softwares de comunicação possam dividir espaço com outros aplicativos de forma mais dinâmica.

 

Mesmo atualizações de sites podem ser configuradas para aparecer como alertas na lateral da tela, não sendo necessário que nem mesmo o navegador esteja aberto. Caso você esteja ausente, ao retornar para o trabalho o histórico de notificações é recuperado, fazendo com que você não perca nenhuma mensagem.

 

Mais organização no Finder

 

Se o Finder já era uma ferramenta importante para os usuários de Mac OS X, com o Mavericks sua utilidade aumentou ainda mais. Agora é possível criar abas para organizar o seu trabalho. Cada uma delas pode ter a sua visualização personalizada, seja com ícones, listas ou colunas.

 

Etiquetas coloridas

 

Um segundo nível de organização de conteúdo foi adicionado ao software, por meio das etiquetas. As populares tags podem agrupar conteúdo similares, facilitando a localização dentro das pastas. Um mesmo arquivo pode receber mais de uma etiqueta e cada uma delas é exibida com uma cor diferente.

 

Mais desempenho e economia de energia

 

Não foram apenas os aparelhos da Apple que receberam atualizações visando oferecer um melhor gerenciamento de bateria e, consequentemente, uma maior economia de energia. Com o Mavericks, a empresa também apostou as suas fichas nessas características, numa tentativa de otimizar o desempenho mesmo das máquinas que já estão há um bom tempo em execução.

 

Em nossos testes, em termos práticos, a diferença foi pouco significativa, mas pode ser constatada. O consumo de energia de fato diminuiu e o sistema operacional parece ainda mais estável.

 

O recurso Timer Coalescing permite que o SO agrupe as operações menos complexas, criando intervalos de tempo ocioso para que a CPU possa economizar energia. Segundo a Apple, essas características podem impactar em uma redução de até 72% das atividades.

 

Já o recurso App Nap deve dividir opiniões. Por padrão, ele deixa mais lentos – ou focados apenas nos recursos essenciais – os apps que estão sendo executados em segundo plano. Se por um lado isso é ótimo pensando no app que está em execução, por outro aqueles que costumam baixar muitos arquivos podem estranhar velocidades mais lentas nos aplicativos secundários.

 

Por fim, a compactação de memória é outro dos destaques do Mavericks. Ao se aproximar da capacidade máxima de memória, o OS X compacta os dados de apps inativos automaticamente, deixando mais espaço disponível. Essa capacidade de resposta é até 40% mais rápida e a velocidade de ativação é até 50% mais veloz.

 

Vale a pena?

 

A resposta para essa pergunta é bastante óbvia: sim, é claro que vale a pena baixar a atualização Mavericks do Mac OS X. O primeiro e principal aspecto que contribui para isso é o fato de, pela primeira vez, a Apple liberar uma atualização de sistema operacional de forma gratuita.

 

Mesmo o preço da penúltima atualização lançada (o Mountain Lion, que custava US$ 19,99) não seria muito para justificar as melhorias, em especial as que dizem respeito às atualizações que afetam diretamente o modo de gerenciamento de energia.

 

Nesse ponto, ao menos em nossos testes, as melhorias puderam ser percebidas, ainda que não de forma significativa. Por outro lado, a adição de novos apps plenamente integrados com os dispositivos móveis é bem-vinda, acrescentando muito em termos de produtividades para o usuário.

 

Por fim, os novos sistema de notificação aliados às soluções seguras de criptografia de dados fazem do Mavericks uma atualização competente para o Mac. O sistema operacional, acima de tudo, continua sendo um dos grandes diferenciais do produto. A similaridade, cada vez maior, entre o Mac OS X e o iOS levam a crer que é uma questão de tempo até que ambos se tornem uma coisa só.

 

No mais quero dizer que eu estou usando e estou gostando muito!!

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...