Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Como reviver um Macbook Pro que não liga mais (alternativas).

Avalie este tópico:


Posts em destaque

 

 

 

 

Depois que meu Macbook sofreu um acidente e ganhou um amassado no gabinete de alumínio, confesso que perdi um pouco o tesão de usá-lo para trabalhar. Ainda na garantia, não faz muito que a Apple me deu uma bateria novinha em folha para resolver o problema da carga que durava muito pouco, e acabei trocando o HD da máquina por um SSD, fazendo dele o computador mais rápido com que já trabalhei na vida, mas ainda assim ele acabou ficando mais de três semanas encostado, a ponto de a bateria esgotar totalmente.

 

Hoje resolvi atualizar o SO de meus Macs, e tive a infeliz constatação de que não importava o quanto eu apertasse o botão de força, o Macbook não ligava.

 

Minha primeira ideia foi deixar a bateria carregar totalmente antes de qualquer coisa. Saí para trabalhar, e quando voltei do escritório tudo na mesma: o indicador do carregador no estado “verde” (indicando que a bateria estaria carregada), o botão de medida de energia na lateral da máquina, quando acionado, piscava um único led indicando bateria descarregada.

 

Então tive a ideia que poderia vir a salvar o dia: reiniciar a PRAM.

Reiniciando a PRAM do MacBook Pro

 

O procedimento de reiniciar a PRAM tem um poder quase mágico nos Macs. Se alguma coisa não vai bem, basta reiniciar a PRAM e tudo volta ao normal. Tipo assim.

 

Para reiniciar a PRAM de seu Mac basta desligar a máquina totalmente, e apertar ao mesmo tempo as teclas Command do lado esquerdo, Option do lado esquerdo, P, R e o botão de ligar. O Mac vai iniciar, você vai ouvir o acorde característico, e em seguida reiniciar mais uma vez. Aí é só soltar os botões todos e ser feliz.

 

Quer dizer, no meu caso não fui feliz, pois o computador iniciava o procedimento de boot, e após uns poucos segundos reiniciava, reforçando minha suspeita de que o problema seria na bateria.

 

Reiniciando o SMC do MacBook Pro

 

Se por um lado reiniciar a PRAM tem poderes mágicos quase absolutos sobre o Mac, reiniciar o SMC parece ter poderes supremos.

 

O procedimento é simples, implica apenas desligar totalmente o computador e acionar Shift, Control e Option do lado esquerdo do teclado, ao mesmo tempo que aciona o botão de ligar e desligar. Como sou paranoico espero sempre alguns segundos neste estado, mas é desnecessário: um toque no botão de ligar com a combinação de teclas especiais acionadas é o suficiente para reiniciar o SMC.

 

Finalizei o procedimento, e o MacBook reiniciou normalmente, permitindo-me dar uma carga normal na bateria, e instalar a nova versão do Mac OS X.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...