Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Como soldar corretamente, e não assassinar o chip !

Avalie este tópico:


hardmaster 2013

Posts em destaque

Amigo esses cis são um pouco mais complicado de retirar pelo fato do terra ficar localizado na parte de trás do ci, ou seja tem que ficar muito tempo com calor em cima dele para removê-lo uma técnica boa que uso e esquentar por cima e por baixo ao mesmo tempo, logico que uso 2 estações, mas se não tiver 2, primeiro esquente bem por baixo só então coloque calor por cima, sem esquecer do colocar fluxo, sucesso.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

amigo voce pode usar fluxo e a temperatura que vc achar mais adequada...

 

ou pode usar um ferro apenas pra mudar o tipo de solda do ci. simples com sua solda com chumbo voce faz como se quisesse resoldar o chip como aqueles chips de pernas colocando solda de chumbo e tirando com o ferro mesmo... depois com a estação de solda o chip vai sair mais facil...

 

dependendo do fluxo ele até da uma centralizada quando soldado de volta...

 

não to incentivando tirar o ci apenas com o ferro de solda o que acho que seria impossivel... usar o ferro apenas pra fazer uma mistura com a solda leadfree do ci com solda de chumbo pra diminuir o ponto de fusão e sair mais facil ..

 

lembrando que isso eh apenas pra facilitar.. porque ele sai  mesmo sem o procedimento que citei..

 

j+

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E pra soldar, eu alinho ele, aperto com uma pinça e chego o ar !

Estava mexendo com uma plaquina de um netbook philco, encontei um capacitor na linha de 1,8v totalmente com fuga, até ai a tensão de 1,8 estava medindo 1,5.

 

Troquei o capacitor e mesmo assim, a tensão de 1,8v se manteve em 1,5. Dae retirei e testei uns fets com o esquema na mão, aparentemente ok, e dp fui cutucar de tentar trocar o chip por um novo que comprei no ML. A Placa pelo menos ligava até aqui. 9_9

Tenho mais um PWM la, mas num quero perder mais 20 pila !! kkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

isso acontece porque sua placa esta com humidade e quando vc a aquece até terminadas temperaturas a placa produz alguns gases que fazem descamação. dependendo de onde fica não impede o funcionamento so deixa a plca mais fragil ao tirar componentes nessa região..

 

 

 

Nada como a boa e velha caixa com uma incandescente para desumidificação, e o pré heater por baixo auxilia pra caramba.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...

bom dia!!

 

bom tudo vai depender do equipamento que vc vai usar, eu no meu caso uso o estação de solda ajustada a mais ou menos 350, fluxo da amtech e uma boa malha dessoldadora,

lembrando q nao se pode manter calor por muito tempo no componente.

 

outra forma de tirar e com estaçao de ar ajustada a 350º nao mais q isso para nao danificar o componente lembrando q componentes mais frageis devem ser retirados ou protegidos com fita kapton ou reflexiva ex. (slots, capacitores, mic, etc..) e a placa pré-aquecida por uns 20 min a 100º para facilitar a retirada do chip evitando assim o empenamento da placa.

 

espero ter ajudado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

image.php?di=XS9E

 

TÓPICO TRANCADO!!!

 

 

Tópico fora dos padrões do forum.

Para mais informações acesse:

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está bloqueado e não pode receber novas mensagens.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...