Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

ressolda bga com soprador termico

Avalie este tópico:


carlos

Posts em destaque

e possível sim ressoldar um chipset usando apenas um soprador térmico fiz um video mostrando como pode ser esse processo de forma rapida, limpa e sem danos a placa mãe ou chipset.

 

assistam o vídeo abaixo

 

reball de um hp dv5 2112br que ligava sem vídeo

 

farei outro video melhor e postarei em breve.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

carlos, vc sempre parafusa os dissipadores nas placas, com elas apoiadas em cima do LCD? Vc percebeu isso no video?

A forma como vc lida com os equipamentos e ferramentas, não acho ser um bom exemplo, nem mesmo se esse equipamento fosse seu, acho que quando postamos um vídeo pra servir de exemplo, temos que nos preocupar com tudo o que esta sendo mostrado, pois novamente, tudo isso serve de exemplo pra quem esta aprendendo.

Imagine a situação, um cliente seu assiste a esse video e percebe isso que vc fez, queima o filme de qualquer técnico.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

humm entendo vc a critica e sempre bem vinda. mas e aquela coisa né em 20 minutos entrego uma ressolda limpa sem sujeira e sem deixar a placa preta como vejo direto aqui em assistências de nome. a forma que eu parafuso a tela ou deixo de parafusar não interfere em nada minha experiencia se parafusei ali em cima e por que sei o que estou fazendo. mas vlww pela critica aa e outra coisa minha demanda aqui e grande nao tenho clientes fisicos somente jurídicos entao nao posso perder tempo em uma hra entrego de 4 a 5 chips. e uma pessoa desmontando os notes e mandando as placas pro reparo a placa fica pronta ela volta e monta o equipamento. esse caso ai foi apenas um passa tempo em ksa pois estava afim de fazer um video. att

 

desculpa o português mas infelizmente não costumo escrever muito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

e outra amigo meu trabalho não queima técnico nem nao o que queima muitas vezes a area e esse tipo de coisa aqui o que chega aqui nas maquinas que os ressoldadores de bga fazem por ai. isso sim queima  nao so vc mas com a mim tbm. placa preta serviço porco de má qualidade. reuini algumas placas aqui e tirei a ft pra vc ver. o que e queimar o serviço. ex o cara faz o chip e tal nao funciona ai entrega pro cliente ai chega em ksa o cliente curioso vai la desmota o note  e ve isso ai ele vai adorar ver a placa dele preta parecendo que cagaram em cima acho que n.

2014-02-05_16_17_43.jpg.cedbf530eaaf1f046cd8d2b1042a19e9.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

carlos, Que é plenamente possível fazer BGA com soprador, isso com certeza é, eu mesmo fiz algum tempo quando minha T870 tava pifada.

 

Pelas fotos, seu serviço parece que fica bonito.

 

MAS, Não custa nada se preocupar também com a  salubridade do seu trabalho.

Não adianta muito fazer 5 BGA por hora, ganhar um rio de dinheiro mas perder a saúde no final.

 

Todos sabemos que o chumbo, o fluxo e demais materiais Contem agentes tóxicos e alguns até cancerígenos, além do que, metais pesados são cumulativos no corpo humano.

 

Não custa nada melhorar esse aspecto do seu trabalho, usar umas luvas, evitar colocar ferramentas na boca ou roupas , um exaustor de fumaça...

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara na boa parabéns pela sua técnica e pratica, apesar de não ser do modo ortodoxo fica um serviço limpo e rápido, dos videos que eu já vi do pessoal fazendo ressoldagem BGA de forma mais "artesanal" o seu foi o que ficou com melhor resultado (me baseando pelas fotos). Se me permite vai uma sugestão, vi que vc enroscou um pouco pra colocar as esferas no chip, usa um daqueles suportes de alumínio tipo igual a esse:

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

É uma mão na roda, vai diminuir mais ainda seu tempo.

 

Agora na minha opinião, essa técnica não é recomendado pra quem ta começando, quem tiver começando, faça tudo do jeito mais "normal".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

mas vlww pela critica aa e outra coisa minha demanda aqui e grande nao tenho clientes fisicos somente jurídicos entao nao posso perder tempo em uma hra entrego de 4 a 5 chips.

 

 

Então quer dizer que temos mais um técnico milionário no forum?!

Eu dou valor pela forma como vc quis mostrar como consegue fazer com um soprador, o que muitos aqui não conseguem com uma estação de 5K, posso não concordar que essa é a forma correta nem com a sua falta de cuidado com o equipametno desmontado, mas parabenizo vc por conseguir isso.

Agora vc dizer que faz dessa forma porque não pode perder tempo, pois tem que entregar de 4 a 5 por hora??

Fazendo uma conta rápida, se formos calcular 4 por hora, em um dia vc faz 32, sem HE, trabalhando as 8 horas certinho, em um mês vc faz 640, também trabalhando de segunda a sexta, se formos calcular um valor de 200,00 dinheiros por reballing, cobrando barato, isso tudo no final do mês dá um total de 128.000,00!!

Isso só de reballing, sem calcular os outros equipamentos que não tem defeito de reballing e que vcs também recebem por eles.

Ai vc já esta achando que aqui só tem otário pra acreditar nisso!!

Queria ver quem aqui consegue tirar 100.000,00 por mês só fazendo reballing, nem o ninja faz isso.

Que isso sirva de alerta aos novatos que acham que vão conseguir ganhar uma fortuna, fazendo reballing com soprador, não se enganem, querem ganhar bem, façam engenharia ou abram um puteiro!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

amigo vc deveria procurar algo melhor pra vc fazer viu. por ex estudar e se especializar cada vez mais na área não ficar questionando quando os outros ganham  por mês isso e feio.

 

milionário não sou não mas vivo bem graças a deus e a meus notebooks que conserto no mês.

experiencia conta muito nao adianta ter maquinas de 5k ou 10k ou de ate 100k como eu ja vi se vc nao domina seu equipamento. hj ulitilizo apenas meu sopradorzinho termico que custou 120 reais e como falei em 20 minutos dou o reball pronto.

 

tenho amigos na área que utilizam a honton e os caras sao bons no que fazem pois treinaram muito criaram seu propio perfil e seu modo unico de trabalho e se dão bem no dia a dia.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Carlos, não querendo desmerecer seu trabalho de maneira alguma, e também não quero entrar em detalhes sobre questões técnicas a respeito da maneira de como você faz os reballings. Apenas uma coisa eu queria destacar a foto que você postou esta com o capacitor fora do contato, se você reparar bem verá que ele saiu um dos terminais, por isso vai uma dica pra você, utiliza fita kapton, ou fita anti- reflexiva ao redor do chip, para evitar que isso aconteça. Apesar da minha opinião ser negativa em fazer BGA com soprador, meus parabéns pelo seu trabalho e por compartilhar com todos aqui do fórum. Abraços Mauricio Ressuti.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabens, parabens! parabens!

 

 

Amigo eu fiz assim, durante anos, ate comprar uma maquina com controle basico de temperatura. Seu esquema funciona sim, e ja vi muito servico  vindo de "soldadores de bga" com maquinas de R$ 90.000,00 piores que feito com macarico e talhadeira.

 

A melhor ferramenta do tecnico esta na capacidade de diagnostico e na capacidade de se adaptar as ferramentas. Faco centenas de correcoes para "soldadores de bga" de assistencia tecnica de nome. Usando uma yaxum 850 e uma t870, a parte do ir da t870 esta desativada a 2 anos, e faco todo o controle de temperatura manualmente. Nao tenho perdido chip nem envergado trilhas nem feito bolha em placa. Estou usando uma forma que aprendi com um indiano.

 

Esse indiano faz bga usando um ferro de passar e um soprador termico ligado em um controle de tensao. Ainda que o equipamento que eu tenha seja um pouco mais avancado que esse indiano, e mais rudimentar que de muitos bons tecnicos daqui do forum, eu me adaptei melhor que algumas maquinas automaticas. Parabens pela forma que voce trabalha e caro amigo, perdoe aqueles que tem maquinas caras e acham que ter um equipamento vira a ser tecnico. E nao o talento de descobrir e fazer sem erros.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

muito bom como vc mesmo falou nao adianta pagar milhares de reais num equipamento sendo que a pessoa não domina a tecnica o egenheiro quando projeta um chip ele sabe muito mais do que nos se alguem aqui ja teve a curiosidade de conseguir retirar um nucleo de um chip vai poder perceber que no interior dele tem milhares de microesferas ou ligamentos de fios muito finos quase invisíveis a olho nu. pois e aqui que fica o segredo do chip set.

 

e o indiano com o fero de passar e o soprador garanto que ele ota pra quebrar fazendo chips pois eles são mestres em desenvolver suas propiás técnicas

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está bloqueado e não pode receber novas mensagens.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...