Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

tensões da placa

Avalie este tópico:


Alex

Posts em destaque

eu tenho visto muitos posts falando de tensões primárias, secundárias e terciárias.

 

será que alguém pode explicar-me de forma simples e sucinta estes conceitos? não é preciso muita coisa, apenas um norte 8)

 

a minha intenção não é criticar, nem coisa que se pareça, apenas quero integrar-me. só quero saber a que se referem para eventualmente poder perceber e eventualmente ajudar quando essa nomenclatura surgir em algum tópico...

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro amigo, também não sou o cara, mais aprendi que a existem as 3 tensões primárias ou sempre presentes, 19v que vem do carregador, 3.3v e 5v que é criada pelo PWM primário, essas tensões chamadas de tensões de stand by ou ALWS devem estar presentes na placa mesmo antes de apertar o botão de liga e desliga. Depois vem as tensões secundárias que são aquelas que alimentam os principais CI´s da placa PN, PS, VRM, VGA e etc... com por exemplo: VCORE, VGACORE, tensão da memória e etc... e depois as restantes fontes, como por exemplo da LAN, SATA e etc... desculpa se não fui muito claro, mais espero sinceramente ajudar em algo, mesmo não sendo uma pessoa tão experiente como os demais colegas, se achar que mereço um joinha obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia amigo, no caso essas tensões são subdivididas por circuitos, tensões primárias seriam as tensões relativo a tensão inicial que a placa teria que ter para funcionar, 19V, 5V e 3,3V.

Secundária seria as tensões nas bobinas dos PWM, por exemplo 1,8V do CPU

Terciária seria o caso de você não ter a tensão na bobina da fonte do CPU e você ter que medir as tensões no PWM, entradas e saídas, já é onde complica e muitos técnicos se perdem, e é um circuito que já tem que ter o esquema elétrico em mãos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Resumindo Nasix, por aqui conhecemos por, tensões primárias, aquelas  que estão presentes na placa antes de pressionar o botão de start (somente com carregador e/ou bateria plugados).

E tensões secundárias as liberadas pelas demais fontes após o start do aparelho.

 

Não entrando em detalhes sobre tipos,  always, suspend, etc, etc, etc. Creio que seja este conceito/nomeclatura que usamos aqui que queira saber.

Edit: Quanto a tensões terciárias. What a hell is it? nunca usei este termo, talvez eu conheça por outra nomenclatura.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na real não precisaria existir esses termos de secundária ou terciária, alguns técnicos usam esses termos para dividir por onde iniciar a medição da placa, inicia-se pelos 19, 5 e 3,3, se estiver ok, passa para para os PWM, teste dos componentes, seguir a tensão na placa, por isso essa divisão, mas não existe uma regra a ser seguida.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Creio que o ponto abordado pelo Nasix seja outro. E tenha haver não com a definição do que seja tais fontes. E sim conceitos/nomes errados que acabam pegando.

 

Eletrônica tem padrões pré-estabelecidos há muito tempo. E seria mais fácil usar o que já foi convencionado e padronizado.

É igual o lance de mosfets de alta e baixa. Só aqui no BR usam estes termos.  :(

 

Imagino a dificuldade de estrangeiros que visitam o fórum e tentam usar o Tradutor e o resultado não faz sentido algum.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu também não utilizo esse nome terciarias, porém essas tensões são as tensões que precisam de um delay (Tempo) para serem ligadas. Ex: A imagem do LCD só aparece após alguns segundos que você liga o power, mas todas as fontes principais da placa já estão ligadas, primárias e secundárias, então podemos dizer que a tensão de habilitação para o LCD é uma tensão terciaria.

No caso dos mosfets de alta e de baixa, na verdade eles estão ligados no PWM nos pinos de DRIVER H e DRIVER L = High e Low = Alto e Baixo, por isso que é utilizado essa nomenclatura de Mosfet de Alta e Mosfet de Baixa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está bloqueado e não pode receber novas mensagens.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...