Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

AMD FX 8350 ou Core i5 6400: veja qual processador é a melhor escolha

Avalie este tópico:


FLAVIOTECH

Posts em destaque

A princípio, parece difícil comparar um processador de oito núcleos e 4 GHz de velocidade contra uma unidade quad-core e com 2,7 GHz de clock. Entretanto, diferenças de tecnologia e, em especial, de gerações entre FX 8350 e Core i5 6400 ajudam a entender porque os dois têm performances tão diferentes e preços tão parecidos entre si a ponto de confundirem os consumidores interessados em investir em um novo PC.

 

Conheça em detalhes os processadores de AMD e Intel para saber quem é o melhor.

 

Processadores - 1.jpg

 

Desempenho

 

O processador da Intel se mostra superior ao da AMD em benchmarks realizados por sites e usuários comuns. O principal destaque do i5 6400 é a melhor performance single-core, em que é considerado o desempenho de apenas um dos núcleos, e o melhor resultado geral em termos de velocidade propiciado pelo índice IPC (sigla para “instruções por ciclo”, que mede a quantidade de operações realizadas pelo processador a cada um de seus ciclos por segundo), que é bem maior no chip da Intel.

 

No geral, se a ideia é usar o computador para jogos ou para rodar aplicativos pesados de edição, o i5 6400 tende a ser uma escolha superior: o melhor desempenho se traduz em maior margem de manobra nessas aplicações, enquanto o FX 8350 pode provocar gargalos, dependendo do nível de otimização do jogo ou aplicativo e das demais configurações do hardware.

 

Processadores - 2.png

 

O FX 8350 compensa um pouco a diferença por permitir overclock, algo inviável no Core i5 6400.

 

Especificações

 

A princípio, pode parecer estranho dizer que o i5 é a melhor escolha em termos de velocidade e especificações: o chip da Intel tem quatro núcleos e velocidade base de 2.7 GHz contra oito núcleos do clock de 4.0 GHz do rival da AMD.

 

Entretanto, a contagem de núcleos e a velocidade bruta do processador não são as únicas medidas para descobrir o que é melhor. Fatores como o IPC, mencionado anteriormente; o HyperThreading, que efetivamente faz do i5 um octa-core em certas circunstâncias; e a diferença de tecnologia de manufatura (14 contra 32 nanômetros) ajudam a explicar onde se esconde a maior performance do produto da Intel.

 

Tecnologias

 

O processador FX 8350 da AMD é fruto de uma arquitetura lançada em 2011, janela em que o PCIe 3.0 começava a despontar e que DDR4 era apenas uma discussão teórica para o futuro. Essa realidade impacta diretamente no perfil do processador em relação ao suporte a essas tecnologias.

 

Processadores - 3.png

 

Por outro lado, o i5 6400 funciona com DDR4 e está em sintonia com tecnologias mais recentes.

 

Outro diferencial relevante em favor do i5 é a presença de GPU embarcada, o que significa que, ao escolher esse processador, o usuário pode montar um computador sem placa de vídeo dedicada, algo impossível com o FX.

 

Mais uma vantagem incontestável do Core i5 é o fato de que ele será compatível com a nova geração de placas-mãe desenvolvidas para a arquitetura Kaby Lake (ou sétima geração da Intel). O FX 8350 está em fim de linha: as novas placas-mãe para processadores Zen da AMD não aceitarão essa CPU.

 

Consumo

 

A diferença em processos de manufatura das duas CPUs ajuda a explicar porque o i5 consome tão menos energia: a TDP do produto da Intel é de 65 watts, o que significa que em situação de alta demanda, o processador desperdiça essa quantidade de energia na forma de calor. Por outro lado, o FX tem TDP de 125 watts: é praticamente o dobro.

 

Na prática, isso significa não apenas maior consumo elétrico, como superaquecimento, problema típico associado aos FX da AMD.

 

Processadores - 4.png

 

Preço

 

Atualmente, Core i5 6400 e FX 8350 saem por preços bastante equiparáveis: o chip da Intel pode ser encontrado no mercado brasileiro por R$ 750 enquanto que o FX 8350 sai por R$ 770.

 

Conclusão

 

Em cinco critérios de comparação, o processador i5 da Intel venceu quatro e ainda empatou em preço com o produto da AMD. Diante disso, a compra do chip FX se torna bastante difícil de justificar: pelo mesmo dinheiro, o consumidor leva para a casa um processador que é melhor em performance, tem perfil tecnológico mais avançado e gasta muito menos energia.

 

A compra do FX 8350 pode fazer sentido unicamente para um nicho de usuários mais restrito: interessados em overclock encontram no produto da AMD a possibilidade de aceleração do processador, algo que pode torná-lo mais rápido a ponto de dirimir a diferença de performance em relação ao Intel. Entretanto, a prática de overclock no chip da AMD coloca em evidência os problemas de super aquecimento da linha FX e eleva consideravelmente o consumo elétrico e o preço: para rodar o FX 8350 em velocidades satisfatórias e com segurança, pode ser necessário investir em refrigeração líquida.

 

Fonte: http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2016/09/amd-fx-8350-ou-core-i5-6400-veja-qual-processador-e-melhor-escolha.html

 

Agradece com um j+ como incentivo a postagem da Notícia!  8)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...