Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Cientistas do MIT criaram celulares capazes de se montarem sozinhos

Avalie este tópico:


Kaio Macedo

Posts em destaque

24153025041281-t1200x480.jpg

 

Um novo projeto desenvolvido por um grupo de pesquisadores do MIT conhecido como Self-Assembly Lab promete trazer um conceito bastante interessante para as linhas de montagem de aparelhos eletrônicos. Isso porque, no lugar de serem montados manualmente, todos os dispositivos seriam capazes de se montarem sozinhos.

 

E como algo assim seria possível? Simples: com uma ajudinha dos bons e velhos magnetos.

 

Basicamente, cada dispositivo (no caso usado como exemplo, um celular) seria composto de uma série de componentes diferentes, como carcaça, tela, teclado e circuitos, que usariam o magnetismo para se juntarem sozinhos. Dessa maneira, não seria necessária uma enorme precisão no processo – afinal, é só deixá-los próximos o suficiente para que os ímãs façam o resto.

 

 

[vimeo]
[/vimeo]

 

De fato, como é possível ver no vídeo acima, a ideia não precisa nem mesmo de muito cuidado ou de um processo mecanizado para montar cada item: basta jogar as peças dentro de um tambor giratório e deixá-lo rodar até que os componentes se juntem em um só. Para provar que é verdade, o grupo ainda mostra o celular ligando e funcionando.

 

Obviamente, fazer isso não é tão fácil quanto parece. Para começar, os tambores devem girar na velocidade certa: se girarem rápido demais, as peças se soltam sozinhas; já se forem lentos demais, as peças não chegam a se encontrar para a montagem. Além disso, os componentes são projetados de maneira a só poderem se encaixar na posição certa. Dito isso, o resultado sempre vai ser os aparelhos montados.

 

É claro que, no fim das contas, ainda há um longo caminho até que essa ideia possa realmente entrar em prática. Afinal, é difícil imaginar os smartphones de hoje sobrevivendo aos “maus-tratos” de serem jogados dentro de um tambor – ainda mais com os componentes frágeis e que pedem uma extrema precisão para serem montados. Mesmo assim, o potencial é enorme.

 

 

 

Fonte:TecMundo

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...