Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Comprou um Raspberry Pi? Saiba o que você não deve fazer

Avalie este tópico:


FLAVIOTECH

Posts em destaque

Barato e fácil de usar, o Raspberry Pi é um computador pequeno e extremamente versátil e que pode até mesmo ser usado como um desktop para tarefas mais simples.

 

A combinação entre uma comunidade enorme de usuários, preço baixo e acessibilidade fazem da placa um item cobiçado por muita gente que pode acabar se deparando com uma série de problemas ao tentar usar o pequeno computador. A seguir, você vai conhecer as coisas que você não deve fazer com o seu Raspberry Pi.

 

Evite cartões de memória de qualidade e classes inferiores

 

Raspberry Pi.jpg

 

O Raspberry Pi não possui espaço para guardar dados. O sistema operacional e os arquivos que você manipula por meio da placa precisam ser copiados para um cartão de memória do tipo microSD. Em geral, para ter o melhor desempenho possível, o recomendado é que você use cartões microSD de classe 10 e tenha cuidado na hora de comprá-los de fontes confiáveis.

 

Não use cabos ruins

 

Raspberry Pir47Zu.jpg

 

O Raspberry Pi não vem com cabos HDMI e USB para energia e dados, por exemplo. Cabos de má qualidade podem comprometer o uso: no caso do HDMI, você pode ter problemas para usar o computador numa TV ou monitor. Em relação ao USB usado para alimentação do Raspberry, se a qualidade do fio for ruim, a placa pode sofrer de “undervoltage”, fenômeno em que o computador recebe menos tensão elétrica que a necessária, apresentando falhas de funcionamento que podem até corromper seus dados no cartão de memória.

 

Cuidado para não escolher um sistema operacional difícil de usar

 

Raspberry Pi.png

 

Há uma boa quantidade de sistemas operacionais para usar no Raspberry. Existe desde sistemas extremamente focados, como Recalbox para emular consoles antigos; OSMC para fazer do Raspberry uma central multimídia, ou mesmo o Raspbian, tido como sistema “padrão” dos Raspberrys e que oferece uma experiência de uso próxima a de um computador convencional, com acesso a aplicativos, suíte de produtividade, Internet e etc.

 

Se você é iniciante, as melhores formas de se acostumar com o Raspberry Pi é usando o Raspbian com a interface Pixel, ou o Ubuntu MATE, que possui edição para a placa, tem alta qualidade e é bastante amigável com usuários acostumados com Windows.

 

O problema de escolher o sistema errado está no fato de que isso pode comprometer, se não até mesmo inviabilizar o seu projeto.

 

E use uma fonte adequada

 

Raspberry PiuJEA.jpg

 

Você terá de encontrar uma fonte para ligar o seu Raspberry Pi. O recomendado, ao menos para o Raspberry Pi 3 (modelo mais poderoso e recente) é usar uma unidade que dê saída a 5 volts e 3.0 ampères. Se a sua fonte tem valores superiores de voltagem, ela vai queimar a placa. Se, por outro lado, tem valores inferiores de voltagem e amperagem, é provável que o Raspberry sequer ligue, ou se ligar, funcione incorretamente, com baixo desempenho e com sérios riscos de corromper seus dados.

 

Não tente abraçar o mundo

 

Raspberry Pi.gif

 

O Raspberry Pi pode ser o centro nervoso de uma série de projetos interessantes, divertidos e inovadores que você mesmo pode desenvolver. Existem braços robóticos, drones, robôs e uma série de projetos de automação e Internet das Coisas com a plaquinha. Mas, antes de sair por aí investindo pesado e quebrando a cabeça para criar algo, é importante que você tenha uma estimativa precisa do seu nível de conhecimento de programação e eletrônica.

 

O grande problema de embarcar num projeto para o qual você não tem os conhecimentos necessários está no fato de que um fracasso poderá desmotiva-lo no aprendizado. Além disso, dependendo da sua ideia, você poderá acabar com prejuízos financeiros, sem considerar o próprio risco de danificar componentes e o próprio Raspberry de forma irreparável.

 

Há sites e fóruns de Internet especializados no compartilhamento de projetos e, em muitos, você encontrará excelentes iniciativas para iniciantes. Para quem está começando, este é um ótimo caminho.

 

Fonte: http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2017/02/comprou-um-raspberry-pi-saiba-o-que-voce-nao-deve-fazer.html

 

É só dar um j+ para agradecer a postagem!  :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...