Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Entenda o que são os Stream Processors das placas AMD

Avalie este tópico:


FLAVIOTECH

Posts em destaque

As placas de vídeo da AMD contam com processadores gráficos que possuem Stream Processors em contagens que podem superar a casa das duas mil unidades por GPU. Mas o que são esses Stream Processors? O que eles fazem e qual é a comparação possível desses componentes com a NVIDIA? O texto a seguir vai explicar de forma simples como funciona uma GPU para que você entenda porque os Stream Processors são importantes nas placas Radeon.

 

Entendendo uma GPU

 

amd-fury -1.png

 

Processadores gráficos, ou GPUs, são unidades desenvolvidas para atingir uma ótima performance na hora de processar uma grande quantidade de dados ao mesmo tempo, estabelecendo um conceito conhecido como alto grau de paralelismo. Para exceder nessa demanda, esse tipo de processador conta com uma contagem de núcleos muito alta.

 

No caso das placas da AMD, os Stream Processors são esses núcleos, responsáveis pelo trabalho pesado de processamento de dados realizado pela placa.

 

Núcleos, centenas ou milhares deles

 

amd-fury -2.png

 

Placas de vídeo são componentes bastante específicos e é por isso que dispõem de hardware tão diferente. No caso específico da AMD, os tais Stream Processors referem-se aos núcleos computacionais disponíveis no processador gráfico (GPU) das Radeon. Assim como existem CPUs dual ou quad-core, existem GPUs com quantidades variadas de núcleos.

 

A Radeon RX 480, principal placa de vídeo lançada pela AMD em 2016, conta com 2.304 desses processadores. A RX 470, que possibilita performance um pouco abaixo da 480, tem 2.048 desses núcleos. Em geral, em termos de AMD, quanto mais desses núcleos Stream, melhor é a performance da placa de vídeo.

 

É possível comparar os Stream Processors da AMD com a Nvidia?

As placas da Nvidia também contam com um design que envolve uma enorme quantidade de núcleos de processamento. Entretanto, nas placas da marca, o nome é outro: em vez de Stream Processors, são os núcleos CUDA.

 

amd-fury -3.png

 

Em  termos leigos, sim, você pode comparar placas das duas marcas a partir da contagem de núcleos disponíveis em seus processadores para ter uma ideia geral do tipo de desempenho de uma e outra. Entretanto, é importante dizer que as duas tecnologias não são equivalentes.

 

Em primeiro lugar, os Stream Processors são menores, mais simples e tendem a rodar em frequências mais baixas do que os CUDA, maiores e mais complexos. Além disso, o tipo de instruções aceito pelas placas da AMD é diferente daquele usado pela Nvidia, o que equivale dizer que um Stream Processor e um CUDA, embora desempenhem a mesma tarefa, acabam realizando-a de formas diferentes, o que torna comparações diretas entre as duas tecnologias uma má ideia.

 

Em resumo, a contagem de núcleos Stream da AMD e da Nvidia pode ser vista por você como um indicador geral de performance, mas não uma medida definitiva: não é possível, por exemplo, dizer que 2.000 núcleos CUDA equivalem a 2.000 Stream Processors.

 

Fonte: http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2016/11/entenda-o-que-sao-os-stream-processors-das-placas-amd.html

 

Agradece ai a postagem com um j+  8)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...