Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

O que significa IPC e qual sua função nos processadores

Avalie este tópico:


FLAVIOTECH

Posts em destaque

IPC é uma sigla em inglês para “Instruções por ciclo” e que faz referência a quantas operações um processador consegue desenvolver a cada ciclo. O IPC é um elemento importante para compreender melhor as especificações técnicas de um chip. Além disso, ajuda a explicar porque há processadores da AMD de 4 GHz com desempenho inferior ao de modelos da Intel com 2,5 GHz.

 

Isso é possível porque a velocidade bruta do processador, medida em hertz, não é o único fator que define o tempo de processamento de dados. É comum definir a velocidade de um processador a partir do clock, medido em giga-hertz - quanto maior o número, normalmente, mais rápido o processador. Essa medida, porém, não serve para todas as ocasiões, pois se refere à contagem de ciclos que uma CPU atinge a cada segundo. Com isso, se o seu processador é de 3 GHz, significa que, a cada segundo, o chip completa 3 bilhões de ciclos.

 

IPC - 1.jpg

 

E o que são ciclos?

 

De forma geral, ciclos podem ser entendidos como os “tic-tacs” de um relógio, servindo para que o processador funcione em harmonia com o restante do computador (como memória, ROM e GPU). Os ciclos por segundo, ou a quantidade de tics, desse relógio interno pelo qual o processador passa são os Hertz usados para medir a velocidade do chip.

 

Esse relógio interno serve para sincronizar o que acontece no computador, de forma que os processos típicos da CPU (leitura e escrita na memória e entrada e saída de dados para processamento) funcionem em ordem: se o processador tentar fazer tudo fora de ordem, o computador trava e o aplicativo de sistema operacional não consegue extrair dados da CPU.

 

IPC - 2.png

 

Por que IPC maior significa mais velocidade?

 

IPC refere-se à quantidade de operações que um único núcleo do processador consegue realizar em cada ciclo. Se uma CPU de 2,5 GHz (2,5 bilhões de ciclos/segundo) atinge um número muito alto de instruções realizadas a cada ciclo, ela pode ser mais rápida no geral do que uma CPU que tem 4 GHz (quatro bilhões de ciclos), mas que roda com IPC mais baixo.

 

Essa diferença vem marcando os últimos anos do duelo entre Intel e AMD. Afinal, os processadores Core possuem clocks mais baixos, mas têm IPC mais alto. Enquanto isso, os processadores da AMD têm velocidades padrão impressionantes, mas com IPC mais baixo, e acabam atingindo desempenho inferior.

 

A relação de IPC com velocidade não é tão clara porque não há medidas para esse conceito. Contudo, é possível ter uma ideia do seu impacto a partir daquilo que os fabricantes revelam sobre seus processadores. Quando a sexta geração de CPUs Core foi lançada, a Intel disse que os processadores Skylake tinham IPC entre 8 e 10% superior aos processadores Haswell, da quarta geração.

 

A partir disso, é possível considerar que uma CPU Skylake de quatro núcleos a 3 GHz tem a mesma performance de um Core i Haswell de quatro núcleos a 3,3 GHz.

 

Usando esse conceito, calcula-se que o IPC de um processador da AMD atual, quando comparado a um chip da Intel, é 50 a 60% inferior. Na prática, isso significa que um processador da AMD hipotético de um núcleo precisa rodar com velocidades entre 6 e 6,5 GHz para ter desempenho competitivo diante de um Intel, também de um núcleo, cujo clock atinja 3 GHz.

 

Se IPC é tão decisivo, por que os fabricantes quase não falam disso?

 

IPC - 3.png

 

Ao contrário da velocidade nominal do processador, o IPC é um registro difícil de medir e que, pior ainda, pode oscilar bastante conforme o tipo de aplicativo. Em geral, quando lançam uma nova arquitetura, AMD e Intel apenas ressaltam que os novos produtos promovem um ganho de x% em IPC, em comparação com a linha anterior.

 

A AMD já divulgou uma série de aspectos técnicos referentes aos processadores Zen, que substituem os Bulldozer e Exacavator de baixo IPC e de mal desempenho diante da concorrência. Entre os detalhes mais interessantes e animadores, há a garantia de que os novos chips da fabricante terão IPC 40% maior do que os produtos que substituem.

 

Fonte: http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2016/09/o-que-significa-ipc-e-qual-sua-funcao-nos-processadores.html

 

Agradece com um j+ como incentivo a postagem da Notícia!  8)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...