Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Tecnologia inspirada na natureza: BionicANTS, eMotionButterflies e FlexShapeGrip

Avalie este tópico:


djsync

Posts em destaque

A Festo criou a Bionic Learning Network em parceria com universidades para estudar como princípios da natureza podem ser aplicados em automação industrial, e os resultados práticos são muito interessantes. na forma de protótipos funcionais de formigas e borboletas biônicas, além de uma garra industrial inspirada na língua de um camaleão.

festo_bionicants_1.jpg

 

As BionicANTS funcionam de forma colaborativa, replicando o comportamento natural das formigas. As ANTs (Autonomous Networking Technologies) funcionam como prova de conceito e também para testar novas tecnologias, as patas por exemplo são feitas em cerâmica piezoelétrica, e podem ser entortadas de forma rápida e precisa.

festo_bionicants_2.jpg

 

As borboletas eMotionButterflies funcionam com luzes infravermelhas e podem voar em ambientes fechados sem bater uma na outra. Como elas são muito leves, o movimento do vôo consegue replicar o das borboletas reais.

festo_emotionbutterflies_1.jpg

 

O que acho muito interessante é que elas mostram o lado lúdico da tecnologia, mas nas palavras da Festo, o objetivo com as eMotionButterflies era conseguir progressos em miniaturização, construção leve e integração funcional.

festo_flexshapegripper_1.jpg

 

E chegamos a incrível garra FlexShapeGripper, que pode inverter sua capa de silicone e enchê-la com água para pegar ou juntar vários objetos de uma só vez, fazendo jus ao nome pela sua incrível flexibilidade e versatilidade. Criada em parceria com a Universidade de Oslo, a garra adapta seu formato ao objeto (ou objetos) que está segurando, e com este encaixe perfeito, o prende sem qualquer esforço.

 

Confira o comportamento das BionicANTS:

 

Veja como as eMotionButterflies voam juntas sem bater uma na outra:

 

No vídeo abaixo o FlexShapeGripper mostra toda a sua versatilidade, pegando todos os tipos de objetos que você pode imaginar:

 

fonte: digitaldrops.com.br

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...