Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Duarte Rosa

Membros
  • Posts Por Dia

    0.05
  • Posts

    140
  • Registrado em

  • Última visita

  • Créditos EBR

    115 [ Doar ]

Tudo que Duarte Rosa publicou

  1. Acrescentando mais um pormenor,estou ponde de parte intervençoes ao nivel de componentes,nao vou arriscar mexer numa maquina que esta 99,9% funcional,tirando este pormenor,com o qual consigo viver bem.
  2. Ola Tenho o laptop que está no titulo,Lenovo P50. Comprei -o usado e o laptop funciona perfeitamente,é uma bela maquina. Mas tem um problema irritante que ja procurei tudo e ainda nao descobri a origem. Ele funciona perfeitamente,tanto no carregador,como na bateria,a bateria carrega normalmente e aguenta umas 2 horas,estando a uns 80% de desgaste. Mas quando desligo o laptop umas vezes a bateria descarrega totalmente e o laptop continua quente como se tivesse ligado. Não é quente,é morno,como se tivesse em idle num dia frio,ele até tem um sistema de arrefecimento muito bom,nem passando dos 60ºc mesmo em carga. E isto acontece com ou sem o carregador ligado(ligado,claro que a bateria nao descarrega). Mas tem outras vezes que mesmo com carregador desligado,ele fica frio e quando o ligo no dia seguinte a bateria está a 100% e utilizavel . É como se o cpu ficasse ligado e a ser usado e consequentemente a gastar a bateria. Já desliguei o fast boot, usb always on, e mesmo assim nada. Alguma ideia?
  3. Para conclusão, vi um metodo de teste do optocoupler,que consistia em injectar 1,5v no pino 1 e ver se tinha continuidade do outro lado. Tinha,ou seja opto ok. Foi devolvido, sem reparação, ficou o aprendizado
  4. Bom dia. medindo o octocoupler,apos mais umas pesquisas. Do lado do secundario,pelas minhas pesquisas,deveria medir so de um lado,mas mede dos 2: de um lado 1v,do outro 1,3v em modo doido do multimetro a frio.Do lado do primario mede OL de um lado e do utro 0,666v. Será aqui o defeito?
  5. O TL431,tem uma queda de voltagem de 0,666v do pino 2 para o pino 3. O octocopler,nao sei como medir.
  6. Bom dia MAis analise e estudo e algumas conclusoes,mesmo ainda nao chegando à avaria. Mas tenho feito um estudo aprofundado sobre o funcionamento de fontes chaveadas,muito util. Apos uma pesquisa,coclui que os diodos que se conectam ao terra,afinal está certo,porque ha continuidade do anodo do diodo com o terra via o enrolamento da bobine do transformador,que nao é mais que um fio,daí a continuidade. A mediçao é feita "pra tras",nao sei se me faço entender. Coloquei uma imagem ilustrativa ,em que a mediçao está a amarelo .
  7. Ola. Retirei o diodo,cá fora mede 0,430v num so sentido, o que me leva a querer que está ok.Continua a dar continuidade com terra. retirei a reststencia em paralelo,igual,os 2 capacitores eletroliticos,igual,a continuidade com terra mantem-se. E todos os componentes fora da placa medem valores normais: capacitores,340 μF, e 5 Mohms de resistencia,resistor, 325 ohms. Outro pormenor, no pino no trafo que sai para o diodo que vai alimentar o chip controlador, acusa curto com o terra do lado da primaria,medindo no pino negativo do capacitor de filtro. Neste esquema,que é muito semelhante à placa que tenho aqui,está assinalado a azul onde medi com o terra e a vermelho os componentes que retirei. Apesar de ,como dizem ,e pelas minhas pesquisas,ser raro o trafo ter avariado, é o que me leva a querer. Ja tinha arrumado o ferro de solda,quando me lembrou a medir o componente azul,que está entre o octocopler e o trafo,que se vê na foto acima,mas nao está neste esquema. Deu curto com o terra de cada lado,pino do lado primario,curto e pino do secundario,curto. Voltei a ligar o ferro ,saquei o componente,mas... curto nos dois lados da fonte.
  8. Vou fazer isso. Os capacitores de saída,nenhum acusa curto,nao beepam,mas tão com uma resistência de 300 e tal ohms com o terra,que não sei se não será baixa.
  9. Ola Tenho aqui uma pequena fonte de aliemntaçao de uma coluna bluetooth,que quando chegou ate mim, tinha o capacitor principal de filtro da primaria estourado. Troquei, ao medir chega os 300 e qualquer coisa volts.o que descarto problemas na primaria. Na secundaria, nao ha tensao de saida,12v. Antes de passar ao resto da explicaçao da analise,esta fonte vai ser so para aprendizado, porque uma fonte destas é super barato e nao compensa reparar,ja comprei uma de substituiçao.E como é uma fonte super standart, é uma boa plataforma de estudo. Continuando, medindo o diodo schottky (placa desligada)assinalado na foto, dá-me uma queda de tensao de quase 0,4v e mede nos 2 sentido. É certo isto? Nao deveria ser muito mais baixo e só num sentido? Comparando com os doidos da ponte, que teem 0,6v de queda e estao bons. Outra situaçao, o doido ,na saida do transformador, como assinalado na foto, faz continuidade com o terra. É o doido que está em curto,que nao deveria,porque nao tem contacto com o terra,ou é o transformador que está totalmente queimado e em curto com o terra?
  10. Ola. Há algum tempo tive para reparo um Toshiba Qosmio X70 com duas das fases do circuito Vcore carbonizadas,o que inviabilizou a reparaçao,mas a minha duvida,apesar de ser sobre este portatil,não é sobre a reparaçao. Passo a explicar: durante a analise,reparei que este circuito Vcore tem 3 fases,em vez das normais duas em portateis,o que nao me admiro,porque o cpu era um I7 bem potente. MAs o que me intrigou foi,que duas das fases eram acionadas por um chip controlador ISL95812 e a 3ª fase por outro chip mais pequeno,ISL6208,que é acionado pelo 1º. Fiz uma pesquisa e as board de 2 fases só teem um chip controlador,e achei uma board (tambem de um Toshiba) com 3 fases que tambem tem um 2º chip controlador para controlar uma das fases. Isto deve-se a quê? É o Intel turbo boost tecnology a funcionar que aciona a 3ª fase atraves do 2º chip controlador?
  11. Acrescentando mais alguma coisa, o curto pode ser na linha de 3,3v e que faz o super IO aquecer,ou é o super IO que provoca o curto na linha?Será que consigo isolar sem retirar o super IO? E o super IO depois de aquecer será que ainda tá "vivo"? Tenho aqui 2 chips para troca,mas vou adiar,porque tou à espera de um microscópio novo, e fitas para a ligação do botão power. Se conseguir recuperar esta máquina,vai ser a minha maior reparação.
  12. Ola. Tenho aqui um Toshiba P300,que por acaso é meu,nao de nenhum cliente,que há uns dias a fita que liga o botao power à board estragou-se. Desmontei o teclado,e fiz como muitas vezes se faz,o jumper no conector .Ligou uma vez,mas quando fui tentar à 2ªa vez,já nao deu nada. Hoje desmontei tudo,e assim que ligo o charger,sinto logo o SUper IO a aquecer(e sentia-se ligeiro cheiro a queimado) ,e pensei logo: já fiz m3rda. Andei fazendo mediçoes na linha de 3,3v e no Vcore e dá curto ,bem como em alguns capacitores perto do Super IO,penso serem das linhas em curto. Nada mais aquece. No entanto,liguei o charger para medir voltagens e os 3,3v estao presentes,bem como os 5v(esta linha nao está em curto). Tenho aqui sucatas de Toshibas,mas de modelos diferentes(ha um A300-276 com o chip igual,mas nº serie diferente),que teem o SUper IO do mesmo modelo,Winbond WPCE775LA0DG,mas os outros numeros sao diferentes. Posso usar?
  13. Oi,trabalho concluido com exito,estou feliz. Optei,e bem,por trocar o teclado,como disse acima,foi um trabalho chato,principalmente a parte de toda a desmontagem do laptop e teclado,já que teve que ser todinho desmontado. Para fixar o novo,a tecnica de usar um ferro,nao vi que fosse viavel,porque os pinos depois de se partirem,ja nao teem comprimento para voltarem a ser derretidos. Optei por colar com cola T5000 e ficou bom,nao sei se será a cola mais indicada.Mais uma vez,muito obrigado a todos pelas dicas.Fotos abaixo
  14. Obrigado pelas respostas,foram top. Já pesquisei sobre mudar esses teclados e parece me que com calma faz se bem,não vou comprar ferro, vou usar uma ponta velha da minha estação pra esse fim. A minha esperança era que entre o super IO é o pino do teclado ouvesse um capacitar ou resistor grande suficiente para ancorar lá um fio,mas não vejo nada, e na frente do próprio pino,tem um capacitor tão minúsculo que é quase invisível a olho nu,impossível soldar lá qualquer coisa sem esbarrar nele.
  15. Já tentei tirar algumas e saiem facilmente. A ideia de fazer uma gambiarra era engraçada,mas não é viável,a board é tipo tablet,minúscula. Os pinos do conector do teclado ja me tao a confundir,o super IO tambem,e nao ha nada de esquemas ou serigrafia da board.Nao tenho microscópio,e ainda teria que arranjar fio fino suficiente. O teclado fica em cerca de 30€(165 reais).
  16. Obrigadao pelas respostas. A minha ideia era mesmo essa,puxar um fio,um positivo do sitio certo ,e outro terra de uma zona mais perto.E adaptar um botao no lugar do potao danificado. Apos mais uma mediçao, o pino no conector do teclado afinal é o 3,que nao beepa com nada no super IO. acho que vou optar pela substituiçao do teclado,parece-me o mais viavel
  17. Obrigado pela ajuda. Vamos por partes: no conector do teclado, fazendo o jumper assinalado, pino 1 terra com pino 4 ,3,3v , o laptop liga sem problema. no super IO: pino 107(suponho que seja este,contado no sentido dos ponteiros do relogio) tenho 2,2v. no pino 102 e nao 100 como referi mais acima beepa com o pino 4 do conector do teclado e beepa com os 4 capacitores assinalados,mas os 4 capacitores nao beepam com o pino 4 do teclado. O pino 100 é o unico que beepa com o pino 4 o pino 4 do teclado so beepa mesmo com o pino 102 do super IO EDIT: o pino 102,penso eu,beepa com os capacitores porque é uma linha de terra,os capacitores teem os 3,3v no lado de baixo.Engano meu. A minha esperança era que os capacitores tivessem na mesma linha e tem espaço para ligar aí um fio. Ainda nao testei fazer jumper nos capacitores com medo de estourarem,eles medem 3,3v com o laptop desligado.
  18. Quer dizer,que se fazer um jumper do pino 107 com terra o laptop liga? Andei procurando o pino 107,e nao faz continuidade com o pino que liga o laptop no conector do teclado. Tambem nao sei se será suposto fazer. Há um pino que faz continuidade,que se a contagem dos pinos for no sentido contrario aos ponteiros do relogio,será o 28,led pwr_on(acho eu). Se for no sentido dos ponteiros do relogio,será o 100 S5_on. Os capacitores,que medem 3 ,3 always na zona do power rail de 3,3v nao beepam com o pino que tem 3,3v no teclado,que era a minha esperança,colocar la um jumper e adaptar um fio com um botao fora da carcaça(gambiarra mesmo) De qualquer das maneiras, nao estou a ver soldar um fio num pino a meio do super IO.
  19. Ola. tenho aqui este laptop com o botao power danificado e que por causa disso nao liga. para piorar é daqueles teclados tipo Macbook,integrados no chassi superior e custa 70€ um de substituiçao. O laptop liga fazendo ligaçao no conector do teclado(pino 3+ terra). A minah ideia seria fazer uma gambiarra e adaptar um botao,mas os pinos do conector sao muito minusculos e tem junto um capacitor microscopico,ou seja soldar la um fio esta fora der questao. A minha questao é: se fazer ligaçao direta em outra zona que tenha os 3,3v always + terra, o laptop liga? Ou estouro com o circuito de 3,3v? Porque se ligasse(vim aqui pedir um conselho antes de tentar) fazia a gambiarra a partir de outra zona,um capacitor por exemplo.
  20. Ola Tenho aqui um Samsung S6 que veio para troca de bateria,apos esta ter inchado de tal maneira que descolou a tampa traseira. O dono trouxe uma bateria nova ,eu troquei,mas nao dá imagem. Ouve-se o assistente de voz,ele vibra ao passar o dedo no ecra,mas nada de imagem. Tambem nao sei se carrega,porque parece-me que a ficha dc jack nao deixa entrar o conector do carregador todo,mas a bateria nova veio com alguma carga. Quero-me parecer que pode haver a hipotese da bateria ao inchar ter quebrado o ecra pelo lado de dentro,será isto possivel? A abertura foi tranquila e tenho certeza que nao o quebrei. Tambem pode ser algum filtro do circuito lvds queimado. A minha area é mais laptops,e vim aqui mesmo so expor a duvida.
  21. Ola REsultado da reparaçao:mesmo com todas as tensoes certas,o backlight continua sem aparecer. Como so veio a board e foi pelo correio,ja nao tenho meio de testar mais nada. Ficou no ar a hipotese de ser o ecra,com algum fusivel de backlight abarto. Vou marcar como devolvido e nao reparado. Quero agradecer a contribuiçao de todos e mais uma vez ficou provado que este forum é do melhor que se encontra nas internets e ainda por cima em portugues.
  22. MAis uma vez,agradeço a resposta. Esta board,sem serigrafia,sem esquema e mesmo com o boardview nao estava facil seguir os sinais,havia muitos componentes presentes no boardview que nao estavam presentes na placa. Eu apostava no resistor em fuga tambem. Mas, a placa já seguiu para o cliente,a reparaçao foi feita da maneira que achei mais pratica,mesmo nao sendo a mais correta,olhando às condicionantes que mencionei acima. Falta saber se resultou,logo posto aqui o resultado.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...