Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Hyperlink

Membros
  • Posts Por Dia

    0.09
  • Posts

    257
  • Registrado em

  • Última visita

  • Créditos EBR

    199 [ Doar ]

Tudo que Hyperlink publicou

  1. Fiz o teste com a fonte ligada direto na tomada. Ela ligou acendeu uma lâmpada de pisca mas a ventoinha nao girou, quando empurro ela começa a girar, deve ser falta de lubrificação, depois vou ver se consigo consertar. Ps: nao consegui consertar a ventoinha. Ela é lacrada a parte de tras do pcb, quando fui abrir empurrando a helice quebrou uma pá. Aparentemente tava bem lubrificada devia ser problema na bobina. Coloquei a de uma cx que eu tinha e funcionou. Coloquei a fonte no pc antigo com um phenom de 95w e o pc ligou normalmente. Vou dar por encerrado o reparo. Agradeço ao colega @Maru pela ajuda! VID_20230825_130020.mp4 VID_20230825_125009.mp4 VID_20230826_124821.mp4
  2. Fiz uma limpeza mais profunda, nao cheguei a lavar mas tirei toda sujeira que consegui com um pincel e tambem usei alcool isopropilico pra limpar a placa principal e a placa dc-dc. Fiz o teste com a lampada série de 100w e ela piscou como se tivesse tentando dar partida subiu os 12v e a ventoinha tentou girar. Acho que a fonte ja está funcionando. Vou colocar mais uma lampada de 60 pra ver se ela da partida. Depois volto com o resultado. VID_20230825_112227.mp4
  3. Bom dia Maru! Ja estou usando lampada serie sim pra evitar queima de componentes. Infelizmente nao tenho banheira de ultra som. Será que posso lavar ela com detergente neutro? Sempre faço isso quando tento recuperar placas mãe. Lavo com detergente e depois deixo secar no sol por um dia inteiro. Seria bom pra limpar e tirar a maresia encrustada na placa. Daqui a pouco vou começar limpar ela.
  4. Aproveitei que ela tava aberta e fiz uma limpeza superficial, tirei crosta se poeira de um mosfet do pfc, ponte retificadora e placa dc-dc. Liguei a fonte na tomada e ja surgiu os 5vsb e o Pson! Amanha vou tirar a placa e fazer uma limpeza mais profunda e tentar ligar a fonte pra ver o que acontece.
  5. Abri a fonte e vi que ela está bem suja, varios componentes com muita sujeira grudada e tambem tem muita oxidação porque aqui é região litorânea. Primeiro vou fazer uma limpeza geral nela e depois fazer medições nos componentes.
  6. Ok Maru obrigado pela orientação! Amanhã ou depois começo a analisar ela e posto mais informações.
  7. Pessoal, peguei essa cx450 no olx pra tentar reparar, o ex dono disse que uma vez foi ligar o pc e não ligou nada nem a fonte funcionou. Pelo que vi já abriram ela mas eu perguntei se ele levou pra fazer reparo e ele disse que não. Pelo que vi o defeito deve estar no primário, assim que tiver tempo vou abrir pra analisar melhor. Alguem que ja mexeu com essas cx tem alguma dica?
  8. Hoje, troquei o capacitor do standby e dos 12v. O do standby tava dando Vloss de 8,7% e aproximadamente 1,4 de esr. O o dos 12v tava aparentemente normal. Coloquei no pc com o phenom 2 x4 que nao ligava com essa fonte e ele ligou normalmente, rodei o teste de stress do cpuz por mais de meia hora e tudo normal. Vou dar como resolvido, agradeço aos colegas que ajudaram!
  9. Coloquei a fonte em um pc com um athlon arquitetura ryzen de 35w e ela funcionou o pc ligou normalmente rodou ate videos no youtube. O outro teste que o pc nao ligou foi em um phenom 2 x4 de 95w. Entao a fonte nao esta aguentando uma carga mais alta. Sera que os capacitores do primário podem causar esse defeito?
  10. Voltei a analisar a fonte hoje, coloquei ela em um pc antigo que tenho e quando ligo o pc o cooler do processador gira mas o computador não liga, eu medi as tensões e aparentemente tudo ok 12v 5v e 3,3v, power good tambem. Estou desconfiando dos capacitores. No primário ela usa 2 de 200v por 470uF, eu estou esperando chegar um par desses capacitores que comprei pra usar na minha fonte carregador que usa capacitores iguais. assim que chegar vou testar eles pra se resolve o problema. Tem alguma sugestão de componente pra eu verificar?
  11. Antes estava medindo as tensões com a lâmpada série. Liguei a fonte direto na tomada e ao ligar a lâmpada de pisca as tensões de 5v e 3,3v não caem, só os 12v que cai pra 10,6v aproximadamente, mas quando eu coloco um resistor 10R na linha de 5v os 12v sobe pra 11,4v, será que esta dentro do padrão atx? em standby não esta chegando tensão no pino 1 do 2005A. consegui medir 5v no pino 13 e 2,4v no pino 15.
  12. Ok ohm amanha vou pegar ela pra mexer, quando tiver novidade posto aqui.
  13. o ic é um 2005A. os 12v baixa tanto que ventoinha para rsrs
  14. Pessoal, eu tinha essa fonte com defeito aqui e precisei retirar o transistor do standby pra consertar outra fonte. encomendei outro transistor e coloquei pra começar a mexer nela e dar uma treinada. Ela voltou a ligar e está com o mesmo defeito, ou seja, com queda de tensão nos 12v e 5v. Quando ligo a fonte ela apresenta todas as tensões normalmente mas quando ligo uma lâmpada de pisca de 21w os 12v cai pra cerca de 8v e os 5v cai pra 3,5v e os 3,3v cai de 3,4 pra 3,3v. Estou sem saber qual componente pode estar causando isso, será que pode ser os capacitores do primário?
  15. Parabéns amigo! como descobriu o defeito? qual tensão tava chegando no pino 1 do ci?
  16. Obrigado amigos! Voces que estao sempre ajudando e incentivando a gente nao desistir
  17. Pessoal, tinha feito a lâmpada série com 2 lâmpadas da forma errada. Hoje improvisei uma com a ligação correta e liguei a fonte, ela ligou e funcionou normalmente e não desligou! As tensões totalmente estabilizadas, está ligada aqui por volta de meia hora sem problema algum. vou dar o reparo como encerrado. Caramba eu quase desistia de mexer nela quando dei o curto na placa pfc. Agradeço a todos os colegas que me ajudaram a concluir mais esse reparo! segue o vídeo da fonte funcionando. prováveis componentes que estavam causando o problema, foram o diodo estourado e o outro que estava ao lado dele, o TL431 da saída do standby que estava causando instabilidade nos 5v standby e provavelmente o diodo mais o transistor que fica proximo ao pino de alimentação dos 15v da placa do PFC, lembro que antes de eu dar o curto estava marcando uma tensão de 2,5v na alimentação do pfc em vez dos 15v. ou então a placa do pfc em curto. Agora eu fico imaginando, como apareceu tantos problemas de vez nessa fonte? eu acho que tentaram mexer nela e danificaram outros componentes só pode. fonte funcionando ligada na lâmpada série com uma de 40w e outra de 60w. WhatsApp Video 2023-07-24 at 17.38.45(1).mp4
  18. Top! agora vamos aguardar. assim que tiver novidades informe aqui. tambem estou esperando chegar um transistor pra mexer em uma fonte com defeito que eu tinha aqui que eu precisei tirar o transistor do standby pra colocar em uma fonte aqui que eu uso como carregador de bateria. só não sei se o transistor é original, provavelmente não mas vamos ver no que dá.
  19. ok, tava com essa dúvida mas ja que vc fez testes então deve ser outra coisa mesmo.
  20. Sim, cara pelo pouco que vi mexendo em fontes tensão pulsando assim tinha relação com transistor danificado. uma fonte que eu tava mexendo uma vez tava como pson e standby eu acho pulsando e provavelmente era um transistor smd que tava em curto. No caso a tensão dos 14v não está chegando no pino do ci do 5vsb?
  21. outra coisa, o 5vsb tem uma corrente muito baixa, coisa de 2 amperes. será que quando liga essa lampada desarma devido ao pico de corrente no 5vsb?
  22. já trocou aquele transistor smd? pelo que vi acho que o problema pode estar entre o diodo que alimenta o ci dos 5vsb e o CI.
  23. No caso quando vc faz esse jumper ela ela arma o pfc e apresenta as tensoes de 12v 5v e 3,3? Sou hobbista mas estou seriamente pensando em comprar um osciloscopio, eu vi que uls osciloscolio dos mais simples ja é suficiente pra usar em manutemnçao de fontes. Tem uns no ali por volta de 150,00.
  24. Pode ser a placa responsável por gerar os 5vsb mesmo. Ate porque vc ja trocou quase todos componentes na área do sb. Como vc testou os capacitores? Acho que tem componentes que so acusam defeito quando estão funcionando. Eu tava com o 5vsb de uma fonte instável com a tensao subindo e resolveu quando troquei o tl431, quamdo tirei fiz as medicações na escala de diodo e comparei com outros tl431 que tinha aqui e aparentemente nao tinha nada errado, mas mesmo assim fiz a troca e resolveu o problema.
  25. Ligou! Quando fui testar a cx430 na lampada série eu deixei um tempo e após alguns segundos a fonte armou. Aí fiz o mesmo com a cx500 e ela tembém armou, a ventoinha girou e depois de um tempo ela desarma e arma novamente e fica assim nesse loop, mas acabei de fazer o teste com a cx430 e ela faz a mesma coisa arma e depois de um tempo desarma e arma novamente e fica assim. Então é a lampada série que faz ela desarmar. Depois vou fazer o teste dela ligando direto na rede. VID_20230723_194715.mp4

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...