Ir para conteúdo
  • Cadastre-se
  • Posts Por Dia

    0
  • Posts

    6
  • Registrado em

  • Última visita

  • Créditos EBR

    1 [ Doar ]

Sobre Gallego

  • Data de Nascimento 01/05/1985

Informação Pessoal

  • Sexo
    Male
  • Localidade
    São Paulo

Conquistas de Gallego

Novato

Novato (1/14)

0

Joinhas

  1. Oi pessoal! Problema resolvido! Muito obrigado a todos pela ajuda. Demorei dar feedback porque esperava a chegada dos componentes. Componentes substituídos: + Os resistores R403 a 405A que estavam abertos; + O resistor R401; + Os diodos D401 e D402; + O Zener ZD402A (ZD402 no diagrama); + O Mosfet Q411; + O Circuito Integrado IC400. A placa ficou em perfeito funcionamento.
  2. TV Semp Toshiba de 32", modelo LE3273 (A), com som normal mas com imagem apagada (BackLight não liga). Olá senhores! Estou com dificuldades em resolver o problema desta TV. O problema parece ser bem simples, mas como não tenho experiência com consertos de TVs resolvi recorrer ao EletronicaBR. OBS.: Meu trabalho de sustento não é consertando Eletrônicos (um dia ainda pode ser), mas de vez em quando pego alguns aparelhos de pessoas conhecidas. Pego pra fazer nas horas vagas e quando tenho sorte (êxito), assim, consigo complementar meu salário. Pois bem... O dono explicou que estava assistindo e de repente a tela apagou e ficou apenas o som. Com a TV na bancada e aberta fiz uma varredura à procura por componentes estourados e logo encontrei o resistor R401 (lado TOP) com o corpo queimado porém ainda conduzindo. Do lado BOTTOM encontrei o Zener ZD402A torrado, só não deu pra saber se ainda funcionava porque não tinha como extraí-lo sem esmagá-lo (foi o que aconteceu), já que estava colado e o corpo fragilizado. Como não tenho o diagrama elétrico da placa, não consegui identificar o valor do zener e nem do resistor. E como os componentes citados foram queimados, também impossibilitou a identificação pelos códigos gravados no corpo. Segui analisando a placa, removendo e testando os principais componentes relacionados a gerenciamento de energia: Parece que todos estão OK (D301, D302, Q411, Q402 a Q405, ...). Identifiquei um diodo (D401) em curto, e já o substituí. Quando testei a saída de energia que vai para o backlight, constatei apenas 25V em vez dos 60V descritos no silk da placa. Acompanhando o circuito percebi que essa energia é gerenciada pelo CI OZ9967GN (IC400) para o qual os dois componentes queimados estão relacionados. Obs. A TV está projetando imagem normalmente, só não dá pra ver pq não acende o backLight. Constatei isso iluminando por um dos orifícios da carcaça e assim apareceu imagem onde foi iluminado. Enfim, Preciso de ajuda para identificar os valores dos componentes ZD402A (Zener) e R401 (Resistor). E aceito quaisquer críticas e sugestões. Nunca participei antes de fóruns colaborativos (mas sempre tive vontade), então perdoem-me pelas incoerências. Tenho a intenção de passar a ser ativo no fórum e ficarei feliz em colaborar. Grato.
  3. Gallego

    apresentação Ildomar / São Paulo / SP

    1 - Conheci o EletrônicaBR através de pesquisas no Google. 2 - Sou Técnico em Eletroeletrônia pela Escola SENAI Roberto Simonsen. 3 - Consertos em TVs. 4 - Terminei o curso de Eletroeletrônica em 2011 e desde então tenho trabalhado em áreas relacionadas à minha formação: Trabalhei em empresas de manutenção predial e manutenção de geradores de energia. Em 2013 entrei como bolsista FAPESP para trabalhar com desenvolvimento de circuito eletrônico de um produto inovador. Quando terminou a bolsa FAPESP passei a prestar serviços de manutenção de máquinas de laboratórios de montagem de óculos (já havia trabalhado com isso desde antes do SENAI). Concluí a graduação em Ciência da Computação em Dez/2016. Ano passado (2017) voltei a trabalhar no mesmo projeto fomentado pela FAPESP, só que agora como Analista Projetista registrado pela empresa dona do projeto inovador. Tenho meu próprio (simples) laboratório de eletrônica que uso para trabalhar como Home Office e também para pegar uns bicos de manutenção para complementar o salário.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...