Jump to content
  • Content Count

    859
  • Avg. Content Per Day

    0.28
  • Joined

  • Last visited

  • Credit

    71
  • Country

    Brazil

Community Reputation

186 Medal 2

About Romero Pedro

  • Rank
    Membro Elite
  • Birthday 04/15/2012

Personal Information

  • Sexo
    Male
  • Location
    Carauru - PE

Recent Profile Visitors

The recent visitors block is disabled and is not being shown to other users.

  1. Saudações!! Não pude avançar na análise, pois estava aguardando o fim de semana para fazer com calma e ontem o cliente solicitou o equipamento sem o reparo. Cheguei a comparar o circuito de 3/5 volts e é idêntico ao apresentado no esquema elétrico aqui disponibilizado.
  2. Saudações!! Ao menos o circuito de 3/5 volts é idêntico, não deu tempo de conferir os demais, pois o cliente solicitou o notebook sem o reparo.
  3. Solicito esquema para a placa informada no título. Desde já agradeço a ajuda de todos.
  4. Saudações Esse equipamento não tem esquema elétrico aqui no site e não consegui localizar em outros sites. Estarei solicitando o esquema na área propícia. O equipamento estava ligando normalmente e fui contratado para reparar as dobradiças que estavam quebradas, realizei todo o processo como já faço há muito tempo, mas quando remontei e tentei ligar, o equipamento não deu sinal, desmontei e fui verificar se havia erro ou falta durante a montagem, tudo correto, passei a analisar os componentes, percebi uma região da placa superaquecendo e identifiquei o CI de 3/5 Volts muito quente (51275b), substitui ele por um compatível (51225) este não aqueceu, encontrei 3V, mas não encontrei 5V, em seguida percebi um mosfet apresentando curto (as fagulhas eram visíveis), desliguei rapidamente, retirei o CI compatível e retornei o original, voltou a aquecer e o compatível funciona normal na outra placa, da qual foi retirado. Como não disponho do esquema, fica complicado injetar tensão, pois o circuito conta com vários mosfet, bobinas e capacitores próximos e que com certeza não são da linha 3/5 Volts, tenho esperança de conseguir o datasheet e assim avançar nos testes.
  5. Saudações O equipamento foi devolvido sem o reparo, não consegui localizar o defeito.
  6. Saudações Pesquisei e li alguns tópicos a respeito dessa impressora e vi que tem um com a mesma descrição do meu, porém observei as falhas e soluções apontadas neles e não resolveu meu problema, após testar com outro toner, abrir e limpar e verificar os sensores, percebi essas duas pecas plásticas soltas e caídas no chassi metálico da impressora, segue as fotos, não consegui identificá-las, mas visivelmente a peça da esquerda soltou de algum lugar, enquanto a da direita quebrou de algum lugar, pois analisando-as percebe que a da direita tem sinal de dano, porquanto a da esquerda não.
  7. Saudações!! Aconselho baixar o esquema elétrico e iniciar a análise desde o começo, verificando as tensões primárias e secundárias, pois se retirando os CI's responsáveis pelas USB e mesmo assim o problema persistindo, outros circuitos da placa foram afetados.
  8. Saudações!! Antes de procurar pelo em ovo, faz o seguinte, revisa toda a montagem, se possível até desmontando novamente cautelosamente. Esta semana recebi uma placa nova e na pressa remontei, mas ela não ligava, desmontei e ao testar a placa fora do gabinete ela ligou, após remontar com calma ela funcionou normalmente e testei por 3 dias sem falhas. Mas uma dica importante que não sei se você já sabe é nunca desmontar ou remontar, principalmente tela, com a bateria conectada, embora não se trate do seu modelo, mas muitos atualmente tem baterias internas e os técnicos na pressa de troca a tela, desconectam a mesma com a bateria ainda conectada, levando o super I/O a parar de funcionar.
  9. Saudações a todos Segui a dica do @K0rTy nessa postagem A resposta #15, fiz o teste injetando os 3,3V e o defeito está no processador que é também o PCH, como não faço retrabalhos vou devolver sem reparo ou propor a troca da placa mãe. Agradeço a atenção e ajuda.
  10. Outro engano meu, realmente estava medindo o pino incorreto da BIOS. O pino 8 que deveria ter os 3,3V está zerado. Foi um conjunto de erros de análise que acabou me atrasando.
  11. Saudações @K0rTy A PL4502 está com a resistência abaixo de 2ohms, quando injetei 3,3V acusou o curto. Tão simples, mas fui confundido com a leitura errada que fiz da sequência de start, como você bem observou, o modo DC será algo para lembrar e evitar julgamentos precipitados. Vou agora tentar encontrar qual componente está em curto e volto para novidades ou quiçá encerrar com a solução.
  12. Prezado @K0rTy Chamei atenção para o charge porque geralmente quando não liga nada o primeiro questionamento é sobre ele, então enfatizei que ele está funcionando. Com relação as tensões do PU4503, os pinos EN (6 e 20) cada qual medem 3,3V os Vreg (3 e 13) 3,3V e 5V respectivamente e o Vin (12) chega os 19V. Perguntei sobre o funcionamento do PU4503 porque mesmo sem ele chavear os 3,3V e 5V há tensão de power no botão e esse cai para zero ao pressionar e no pino 1 da BIOS que deveria ter 3,3V tem apenas 0,9V. Como não tenho conhecimento pleno em leitura de esquema elétrico ao ler a sequência de start dessa placa, chamou-me atenção que apenas após o start do power button é que surgi 3,3V e 5V, ao menos foi assim que compreendi.
  13. Saudações! Link do esquema: O cliente informa que antes a máquina de desligava sozinha, até que desligou e não ligou mais. Quando tentei a primeira vez, ligou e funcionou por uns 30 minutos, depois desligou e não ligou mais. Realizei medições e alimenta o charge que gera as tensões de start, mas não tem os 3 e 5 volts do pwr, não tenho certeza, mas creio que essas tensões só aparecem após pressionar o power (se alguém puder confirmar ou não isso, agradeço). A BIOS tem 0,9V no pino 1, vou regravar, mas desconfio que o problema e o CPU. Fico no aguardo de algumas opiniões e direções para essa placa.
  14. Li rápido e achei que era de julho de 2020, mas é de 2019. Putz!
  15. Saudações Não sei se o amigo ainda está com a placa, mas recebi uma dessa com o mesmo sintoma hoje, aparentemente apenas no circuito de CPU é que não está gerando, pois encontro 3V, 5V, 1,2V e uma tensão de 8V que ainda vou checar, o pino 110 do KBC zera, a BIOS tem as tensões. Observei no pq1002 um pequeno furo, podendo indicar um curto, o jumper que leva Vin para o circuito tem tensão, mas eles não chaveiam. Vou baixar o esquema amanhã e analisar melhor, qualquer novidade posto aqui.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Create New...