Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

bitmaker

Membros
  • Posts Por Dia

    0
  • Posts

    10
  • Registrado em

  • Última visita

  • Créditos EBR

    30 [ Doar ]

Tudo que bitmaker publicou

  1. olha vou dar uma dica interessante para o pessoal que posta circuitos, baixar o multisim 11 e montar o circuito nele, pode ate testar o esquema em funcionamento fazer mediçoes com multimetro e osciloscopio e tambem imprimir o esquema para postar no forum, o pdf e gerado com o programa PDFCREATOR (free) que instala uma impresora virtual. aguardo a postagem da fonte do colega que se tiver um esqueminha de proteçao sera bem vindo.
  2. Todos os verdadeiros tecnicos eletronicos sabem a utilidade de uma boa fonte estabilizada para bancada, enquanto alguns "eletronicos" resolvem sua necesidade de alimentacao DC na bancada com uma fonte de PC fazendo "fantasmagoricas" misturas de voltagens com os fios para obter voltagen variadas de 3,3v 5v 8,3v (usando o -5v) 10v etc. e não levando em conta a amperagem do circuito (desconhecimento total da lei de ohm) e ainda dando risada dos eletronicos por que eles conseguem solucionar mais facil com uma fonte ATX enquanto nos temos que ter uma fonte profissional mais cara, mas agora com este projeto fica mais facil e barato ter uma na bancada. descricao do circuito O circuito de minha autoria foi criado uns 15 anos atras e montado para uso numa bancada eletronica com a finalidade de ser facil de construir e de consertar usando pecas da sucata (normal em uma oficina eletronica) usando apenas transistores de uso geral e não caros ICs de dificil acesso no mercado, no ano de 2012 contando com novas tecnologias o circuito foi atualizado e reformado usando o programa de simulacao eletronica multisim 11 adicionando uma referencia negativa para alimentar um circuito de corrente constante com a finalidade de fornecer voltagens na saida na ordem de 0,4V a 27V (anteriormente era de 4,6V a 27V). o circuito retroalimentado a traves de R9 e Q6 consegue fornecer ate 10A de saida altamente estabilizada desde 0,4V ate 27V, não conta com nenhum sistema de protecao (estou trabalhando num sistema de protecao para adicionar) por esta razao e recomendavel ter cuidado de não realizar curtos com a saida. O transformador T2 e um transformador de 12+12 10A no cual somente usamos os extremos obtendo 34V retificados que sao jogados nos coletores dos 2N3055, a ponte de diodos D1 e na verdade 4 diodos com amperagem suficiente para operar com carga de uns 15 ou 20 amperes montados em disipador, o eletrolitico de filtragem C1 consta como de 5,6mf o que seria de 5600 microfarads (e a nomenclatura do programa) mas pode se adicionar mais farads na filtragem levando em conta a amperagem da ponte e do fusivel da entrada que não consta no esquema, os transistores de saida Q2, Q3 e o transistor driver Q4 devem ser montados em generosos dissipadores de calor se possivel com refrigeracao forcada (cooler 12v que não esta previsto no circuito), as resistencias equalizadoras nos emisores de Q2 e Q3 sao 4 resistencias de 0,33 ohms 2W em paralelo, os fios que ligam os diodos da ponte e o estagio de saida devem ser com uma bitola generosa para não provocar perdas, o potenciometro R5 deve ser de 5k a 10k lineal, os outros diodos do circuito podem ser 1n4007 comuns por que não transportam grandes amperagens. link do esquema em PDF, http://www.4shared.com/office/-RlSGFcJ/fonte_0-27V_10A_bitmaker.html

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...