Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Sergio Penido

Membros
  • Posts Por Dia

    0.28
  • Posts

    757
  • Registrado em

  • Última visita

  • Créditos EBR

    73 [ Doar ]

Tudo que Sergio Penido publicou

  1. Olá a todos! Estou precisando de um auxilio pra identificar o motivo deste Acer A315 não carregar a bateria. Estou com dúvidas se o problema é no circuito de charge ou na própria bateria. Esse Acer chegou pra mim sem ligar. Eu vi que o charge BQ24781 não estava liberando os fets da entrada e a bateria estava zerada. Nem o BQ estava alimentado por que o resistor da linha de VCC dele estava aberto. Troquei o Resistor mas o ci charge não estava funcionando bem. Troquei o Charge e chaveou os fets, a maquina ligou normal, mas não está carregando a bateria. Conferi os fets do drive da bateria e PARECEM estar ok. São dois 7506. Conferi a ligação dos pinos do charte até os gates e está ok. A tensão do carregador pra bateria está 5.12V. Já deixei um tempo carregando mas a bateria não mudou nada... Está com 3mV. Estou sem saber se a bateria se danificou ou se ainda tem alguma pendência no charge. Estou sem bateria semelhante pra testar.... Alguém que tiver familiarizado com esses valores de tensão, poderia me dar alguma dica?
  2. Obrigado pela ajuda. Agora eu entendi. O macete é clicar fora da lista suspensa pra não precisar clicar nas sub-áreas.Value,
  3. Olá a todos. Estou abrindo este tópico classificado como tutorial, porém o correto seria DÚVIDA ou ANÁLISE, porém essa categoria não aparece para mim no momento de abrir o tópico. Estou com esse nobreak APC UPS 600 Cubic que não está carregando a bateria e também não liga em modo rede. Eu já verifiquei que ele está com apenas 7.1V no enrolamento do trafo que é base para o carregador. E vi que os dois fets IRLB4132 do carregador estão alterados. Em relação a não ligar em modo rede, ainda não verifiquei se tem ligação com a falha do carregador, mas o fato é que penso que essa tensão do enrolamento do carregador está incorreta. Geralmente nesses modelos ela é de pelo menos 16V. Eu queria testar com um outro trafo bom pra ver se funciona, porém os trafos que tenho aqui tem um enrolamento separado para alimentar com 110v e gerar a tensão do carregador. E o trafo desse nobreak em questão tem o enrolamento de alimentação ligado aos fios do inversor.... Só tem um fio mais fino que liga no neutro do 110. (ainda não tinha visto desse nesse modelo). Daí vem minha dúvida: Se eu colocar um trafo que tem uma bobina separada para o 110v, consigo alimentar o trafo e o carregador pra testar, mas será que não vai dar problema na bobina do inversor pelo fato dessa placa em questão chavear 110V usando a bobina do inversor? Quem tiver paciência de ler isso tudo e me dar uma dica, eu agradeço.
  4. Opa, só pra concluir, deu certo aqui. Usei resistor de 2 ohm, sem problema. Fonte funcionando novamente. Obrigado.
  5. No meu caso aqui era o próprio capacitor de filtro da entrada que não estava bom. Eu troquei ele e a fonte já está ligando. No power suply test está mostrando 0 no PG e no -12V. Ainda estou verificando isso. Mas vc mencionou um resistor de 2 Ohm? Seria o resistor que alimenta o TNY? Porque no meu caso aqui o resistor estava bem torrado mas parecia ser de 1,3k. Nesse esquema do fórum ele aparece com esse valor também. Agora fiquei na dúvida.
  6. Olá a todos. Tenho essa Brother 2540 ligando com o display piscando todos os seguimentos e não aceita nenhum comando nem reconhece rede nem USB. Solicito arquivo de firmware da mesma para regravar e ver se resolve.
  7. Olá a todos. Eu abri esse tópico como pedido de esquema, mas além do esquema eu gostaria de um auxílio da parte dos colegas que tem costume de reparar esse tipo de fonte. Inclusive no momento que fui abrir esse tópico, eu tentei colocar uma subcategoria para expressão essa minha intenção de receber ajuda, mas só apareceram pra mim as subcategorias de (Dicas e tutorias, pedido de esquemas e regras ). Eu percebi que o fórum mudou um pouco o layout, não sei se é por isso. Então se houver erros na minha postagem peço que perdoem e indiquem como corrigir. Eu pesquisei esquemas semelhantes aqui no fórum pra me orientar, mas não foi o suficiente. Essa fonte trabalha com o CI TNY279PG. Ele estava alterado nessa fonte e um resistor que alimenta ele aberto. Eu fiz a troca desses componentes, mas a saída do 5VSB está 2V e a linha de PON está com 1.3V. Gostaria de saber se nesse modelo essas linhas deveriam estar em 5V como as fontes comuns. E saber que outros componentes podem ter se alterado, pois não encontrei nessa linha nenhum que pudesse causar essa baixa tensão. Obrigado.
  8. OK, valeu ai as dicas. "Depende da dificuldade e raiva que passei. " -> Isso é o que mais pesa no preço.
  9. Fiz um reflow aqui pra testar (soltei as colas de fixação dos cantos do CI pra ajudar). E ele ligou 10 vezes seguidas com sucesso, inclusive a primeira. E Isso não acontecia. Então é Reballing mesmo. Vou passar para o cliente. Aproveitando a oportunidade, qual o valor em média os colegas estão cobrando por um reballing nesses amd? Já tem um tempo que não faço nesses antigos. E como tudo está mudando de preço, se possível gostaria de saber de vocês . Obrigado.
  10. Opa. Eu cheguei a trocar a bateria da CMOS. Geralmente pego muito equipamento onde a bateria tem 3V, mas não tem corrente. Costumo testar inclusive com um Led 3V, Nesses casos ele não acende. Mas vou testar injetando 3.3v pra ver se muda alguma coisa.
  11. Opa. É AMD sim. Por isso que eu tenho essa leve suspeita. Só não aumentei ainda essa suspeita devido esse comportamento padronizado que ele está apresentando. Mas vou testar aqui um reflow na PN pra tentar comprovar se seria o caso de Reballing.
  12. Olá a todos. Tenho aqui um HP G42 que está ligando sem dar vídeo as vezes. Esse note veio aqui na assistência em agosto desse ano e não dava vídeo de forma alguma. Foi testado memória, slots de memória, processador, teste com teclado pra ver se processava, teste com monitor externo e todas as tensões estavam OK. Então foi feita a regravação da bios com um C.I. novo porque o original estava dando falha de tempo limite de gravação. Ficou funcionando 100%. Agora o note voltou com o mesmo problema, porém as vezes ele liga e funciona normal. Eu conferi o arquivo atual da bios com o que gravei (no hexa editor) e esta batendo. Gravei novamente por desencargo, mas não resolveu. Eu notei que se o note está sem bateria, quando se conecta a fonte 18.5v ele liga sem vídeo da primeira vez e desligando ele e religando, a segunda vez ele sobe vídeo normal (Isso acontece sempre, testei umas 20 vezes). Agora se colocar a bateria no note, ele fica mais aleatório. Algumas vezes tem de tentar umas 5 vezes pra dar vídeo. Outras vezes liga na terceira tentativa... Então esse problema está me confundindo. As tensões da placa continuam todas normais. Única alteração que notei é que a tensão da memória cai de 1,5 para 1,47 e depois volta para 1,5v rapidamente quando o note dá vídeo. E quando ele não dá vídeo essa tensão fica sempre em 1,5v. No restante não vi nenhuma diferença nas tensões comparando o note ligando com vídeo e sem vídeo. Minhas suspeitas são: Algum capacitor de alguma linha que não está bom, algum problema de bga (não dá pra descartar), problemas na PN. Alguém já pegou algum G42 intermitente assim? Aguardo e agradeço.
  13. Bom dia pessoal. Substitui o CI de charge por outro igual (BQ24735), porém a bateria ainda não subiu a tensão. Ela permanece com uma tensão de 7,28v e no Windows consta 1%. Estou passando as tensões dos pinos do CI de charge. Para efeito de comparação, com o CI antigo, a tensão do pino 11 era de 2,6v. E agora passou para 3,15v. OS demais valores eram os mesmos. Seria interessante eu subir a carga da bateria um pouco usando a fonte assimétrica pra ver se ajuda o charge a carregar a bateria?
  14. Eu vou medir pra anotar os valores. Até então eu verifiquei que estava recebendo alimentação e no pino 11 estava com uma tensão de 2,76V. Esse pino vai no gate do PQ304. Achei esse valor um pouco estranho.
  15. Opa, é verdade. No meu caso aqui eu testei o botão pra ver se estava com o contato ok (e está.) e prendi ele com fita, pra fazer os testes na placa. Mas é possível saber quando ele não está pressionado, pois o led laranja fica piscando. E quando ele está pressionado, o led fica aceso constante.
  16. O original da placa é o BQ24735 e tenho aqui o BQ24737. Como já informei, a pinagem é igual. Acha que posso substituir pra testar?
  17. Olá. Sempre fica uma pequena dúvida se a bateria está boa, certo? Mas no meu caso aqui eu sei que está boa, porque ela veio pra mim com carga (até o dia que o charge parou, ela estava carregando). Então o que descrevi é que a bateria está com a tensão bem baixa e o circuito de charge não sobe a tensão de carga pra carregar ela.
  18. Olá a todos. Tenho este Acer Aspire ES1 572 na bancada e não está carregando a bateria. Estava ligando e desligando depois de alguns segundos, cortando a tensão de entrada. O motivo era oxidação forte nos pinos 11 e 12 do CI de charge que é o BQ24735. Eu levantei, limpei, recoloquei solda e assentei ele. Conferi todos os pinos e estão com contato ok. Agora não desliga mais. Ele mostra o led laranja de "carregando" mas a tensão da bateria não sobe. A tensão da bateria está em 7v. A tensão de capacidade dela é 7.7v Descrito na bateria. A tensão no conector da bateria está 2,76v. Essa é a mesma tensão que aparece no pino 11 do charge, no gate do mosfet PQ304 e vai até o final no conector. No Windows aparece 0% conectada. Eu estou na dúvida se troco o charge ou se tem algum outro componente na linha que pode estar com problema. Alguém me dá alguma dica? Eu tenho BQ24737 aqui. A pinagem é igual, mas não sei se ele vai fornecer valores iguais de tensão pra carregar a bateria. Se for compatível posso trocar, pra não ter de comprar, esperar chegar e não ser ele. Aguardo
  19. Sergio Penido

    flash q

    Bom dia. Esse aplicativo faz o reset de quais partes da impressora. Estou precisando resetar o contador do pickup roller tray 1. Sabe informar se esse arquivo faz esse reset? Aguardo.
  20. Bom dia. Eu também fiz essas medições. Como os pares de resistores tem valores iguais, achei estranho dar diferença entre as medições de queda de tensão de um braço pra outro. Achei estranho também não conseguir ver a tensão medindo os 4 ultimos pares de resistores: R28 e r38. Pensei ser alguma trilha ruim da placa, mas não é. Pensei que pudesse ser algum curto a frente, mas não encontrei. Troquei o LM324 mas nada mudou. Agora vou esperar chegar novos LM pra ver se encontro. Abaixo seguem as medições que encontrei.
  21. Os resistores foram todos conferidos e o LM324 foi trocado mas persiste. Eu usei um lm de sucata, porque havia acabo os novos aqui, mas sempre fica a dúvida. Vou esperar chegar novo e trocar pra testar.
  22. @zazulak, boa tarde. Tudo bem? Consegue me dar uma luz aqui. O nobreak não reconhece rede. Só temos esse pedaço do esquema e não sei qual o valor correto pra tensão VIN que é de amostragem de rede. Como faço pra saber se é a tensão que não chega no micro ou se é o micro que não está habilitando o modo rede?
  23. Olá, não tem o item dúvida para eu escolher. Apenas (Firmware, manual e esquema). Alterei o que consegui para o tópico ficar parecido com um tópico de dúvida. Caso não funcione dessa forma, a moderação poderia tentar alterar pra mim. Se não conseguirem, posso criar outro tópico também. De qualquer forma estrou precisando dos valores de referência para conferir se a tensão que chega na placa de controle está correta. Está oscilando de 0,34 a 0,68 no pino A da placa de controle.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...