Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

epellenz

Membros
  • Posts

    4
  • Posts por dia

    0
  • Registrado em

  • Última visita

  • Créditos

    1
  • País

    Brasil

Sobre epellenz

  • Rank
    Novato
  • Data de Nascimento 14-04-1986

Informação Pessoal

  • Sexo
    Male
  • Localidade
    Porto Alegre
  1. Prezados, na maioria dos DVRs, bem próximo ao conector das CÂMERAS, existe um varistor SMD para cada canal. GERALMENTE, basta substituir (ou na pior das hipóteses remover) esse varistor que a imagem retorna. É uma proteção do dvr que curtocircuita o canal com o GND.
  2. Bom dia pessoal, Estou com um problemão, apareceu essa placa, é a placa principal de uma evaporadora de ar condicionado da marca Mitsubishi Electric, não encontro esquema, nada na internet. Nem peças de reposição. O sintoma inicial era um transistor (Q141 - 2SD1858) visualmente queimado e a turbina da evaporadora não girava, em seguida dando código de erro referente a turbina sem rotação. Efetuei a substituição e ao ligar ele queimou de imediato novamente. Seguindo as trilhas da placa, o emissor do transistor vai ligado diretamente ao pino 3 do motor da turbina. O motor é do tipo DC, 280-340VDC brushless com 5 fios (Vm, Gnd, Vcc, Vsp, FG). Entre o Vm (Vermelho) e GND (Preto) entram 310VDC, direto da ponte retificadora, passando por um capacitor de 120uF/450V. Entre GND (Preto) e o VCC (Branco) que vai ligado ao emissor do transistor queimado, verifiquei que há uma resistência de 0 ohms (indicando um curto), talvez por isso ocorrendo a queima do transistor. Ocorre que antes de testar o motor, já que nunca vi um desses em curto, imaginei que o problema fosse na base do transistor, talvez chegando uma tensão muito elevada. Então, a base do transistor vai ligada diretamente em um diodo zener (ZD141). O código impresso nesse diodo é apenas "16". Imaginei que fosse um zener de 16v e fiz a substituição do mesmo. Só que ao ligar a placa em um motor "bom", acredito que tenha queimado o mesmo. ;( Pesquisando mais um pouco, vi que esse transistor tem um ganho de 100. Então, se o Zener colocado na base foi de 16v, a tensão no emissor deve ter sido na ordem de 160v? Pelo que vi entre o Gnd (Preto) e o Vcc (Branco) devem entrar 15VDC. Já no Vsp (Amarelo) Deve entrar entre 0v e 6,5VDC. Mas essa parte está ligada em um fotoacoplador que pertence a um circuito separado, não afetado pelo problema. o Azul é FG, que não sei o que significa, mas também vai ligada em um fotoacoplador em circuito separado. A pergunta que faço é, que diodo zener eu coloco na base desse transistor D1858? O diodo vai ligado diretamente no negativo da ponte retificadora, em paralelo com o capacitor de 120uF/450v e do outro lado na base do transistor. O emissor por sua vez vai ligado direto ao motor. Preciso que saia 15VDC pelo que entendi.
  3. epellenz

    Re:Novo no fórum? Apresente-se aqui!

    Ola amigos, Meu nome é Éverton, sou de Porto Alegre e trabalho há exatos onze anos na area. Atendo Porto Alegre e região metropolitana.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×