Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Claudio SIlva

Membros
  • Posts Por Dia

    0.03
  • Posts

    141
  • Registrado em

  • Última visita

  • Créditos EBR

    250 [ Doar ]

Tudo que Claudio SIlva publicou

  1. Amigo @nasix penso que não tenha percebido mas eu explico amigo, esse tutorial foi adulterado e acrescentado informação, quem mexeu no ebook deciciu seguir o video na integra a 100%, porque o material do ebook contem informação adquirida em palestras, faculdade, e pesquisa na internet, o ebook original contem 50 paginas. Amigo imagina alguem roubar o seu carro, mudar a pintura e mudar a matricula, mas o interior do carro continua igual, tu vais saber que é o teu carro. O ebook pode ter sido reescrito, editado com algum software, mas eu reconheço a minha escrita. Abraço
  2. @DSystem @infosquad @notsat Vamos esclarecer a história porque penso que o colega @notsat sabe que esse e-book foi elaborado pela empresa Eloy – Motherboards, porque ele disse 2 coisas diferentes, no início disse que encontrou vasculhando a net, depois diz que alguém lhe passou essa informação. O colega @notsat contradizeu-se a si mesmo. Esse e-book é o resultado do trabalho dos meus empregados, resulta de um vídeo no youtube que com muito esforço em compreender o que era dito, o meu empregado perdeu dias e horas traduzindo para Português porque o Inglês não era muito bom de se perceber, esse e-book tem 3 fontes: Palestras assistidas Pesquisa na internet Conversas entre amigos da área Na minha empresa recebemos estagiários, então para que não tenhamos de repetir sempre a mesma coisa de estágio a estágio, nós criamos uma base de dados de conhecimento, onde o novo técnico tem muito material para estudar, inclusive vídeos traduzidos e PDF´s. Quando fiz a parceria com o Marcos, fomos convidados a partilhar a nossa base de dados para ajudar os alunos, e assim criamos o e-book 1, 2 e 3. Nenhum deles é 100% original da empresa, porque eles são colectâneas de várias fontes que fomos juntando para crescermos na área. Tal como esse e-book que é da autoria da Eloy – Motherboards, é fruto do trabalho dos meus empregados, dias e horas de trabalho a traduzir, editar imagens etc que eu agora vejo aqui espetada como se fosse nada, por alguém que só se interessa em ganhar joinhas, destruindo o trabalho e dedicação dos outros. Vou colocar aqui o índice do meu e-book para verem que não estou a brincar e nem a mentir. Quatro passos que um técnico deve dar para localizar a avaria. ........................................... 3 Definir os sintomas: ... 3 Substituir ... 4 E se os sintomas persistirem?... 4 BIOS P.O.S.T ... 5 Notebook sem imagem ... 6 Como testar o Cristal ... 11 Como testar o Clock ... 14 Como testar o ICH8 (Ponte Sul) ............................................................................................... 18 Como testar a Ram ...20 Como testar o GMCH ... 25 Como testar DDR1 ... 29 SIO e BIOS... 37 Esse e-book é da autoria da Eloy – Motherboards, é muito simples amigo @notsat faça como nós fizemos, vá ao youtube pegue em vários vídeos de tecnicos chineses, indianos, italianos, espanhois etc e faça os seus próprios tutoriais, e você vai ver que vai perder dias e horas, vai perder tempo que podia ter passado com a família, vais perder horas de sono. E depois quero ver como te vais sentir, este tópico deveria ser encerrado porque eu como presidente e fundador da empresa Eloy – Motherboards não permiti a ninguém expor o meu trabalho aqui. Grato Cláudio Silva
  3. Sea sua duvida é apenas saber se a placa está em curto, então é simples, multimetro em escala de OHM e se der o valor 0 OHM, então tens curto.
  4. Não entendi a sua pergunta, porque um CI ja agrega em si varios componentes.
  5. Para isso tens de ver o esquematico da placa, tens toda a informação lá, e tambem tens de ter em conta os pinos RGB e os pinos de dados que vão enviar a informação para o lcd. Tens razão ao dizer que tens luz mas não tens imagem, porque são dois processos diferentes, o que está a contecer é que a tela ou não esta a receber os sinais de dados (Osciloscopio) ou não tens o Ground no LCD, ou simplesmente não tens alimentação. O defeito está num destes 3: Sinais de dados Alimentação GND
  6. Concordo plenamente, estou a anos a dizer que é errado ensinar que PWM é um componente, enquanto que PWM é um pulso que o CI envia, esse CI pode ter um ou mais pinos PWM, por norma são 2 e são chamando de pinos CCP1 e CCP2 (Capture Compare PWM), por norma este sinal será enviado para um circuito em que tenha a sua drive (no caso dos notebooks os transitores de alta e de baixa), no caso da robotica os transistores de Darlington. Mas tanto na robotica como nos notebooks eles são Drivers, por isso é que no esquema vem no componente as siglas DL (Drive Low) e DH (Drive High), como o circuito depois dos drives vai consumir uma corrente muito elevada (não vamos esquecer que na linha do pwm trabalhamos na casa do 0.25A), essa corrente nunca pode estar ligada directamente ao componente senão iria sempre queimar devido a corrente ser alta. Para que essa corrente consumida pelo circuito não chegue ao CI é colocado o fet de Alta e o Fet de baixa tambem chamados de Drives. Os drives estão presentes porque a corrente gerada pelo CI é muito inferior ao que o circuito vai necessitar, temos o caso do circuito do CPU que é um excelente exemplo.
  7. O MEC1300-NU é compativel com o MEC1308-NU e vice-versa e podem ser encontrados nas boards, Samsung R530 (BREMEN-L3, 1.0, BREMEN-L4, r1.4); Samsung R530 (BREMEN-L4, r1.4); Samsung R519 (BONN-L). O MEC1300 não é compativel com o MEC1310, não me lembro porquê mas devo ter isso anotado algures, lembro-me que era a falta de algum/s pino/s. Depois vou dar um olho nos meus apontamentos e explicarei o porquê?
  8. Não estou de acordo, porque em todos os cursos de electronica (por muito basico que seja), a primeira coisa que te ensinam é a ler e a desenhar circuitos, mesmo antes de aprenderes as formulas o professor faz aquele quadrado com uma Fonte de Alimentação e um Resistência e começa a explicar a Lei de OHM. Ler esquemas é preciso aprender e estudar, não é tão facil como apenas seguir o pino 1 e trilha seguinte, porque com a leitura vem muitos detalhes: Componentes na trilha Formulas Largura das trilhas Espaçamento entre as trilhas As cores usadas no esquema etc
  9. Desculpe a demora. Se fizeste o ME e não deu video, verifica a tensão que alimenta o circuito do LCD, pino 28 e pino 30, se não tiveres os 3,3v verifica o U24.
  10. O U4 é o controlador de video, se não estiver na serigrafia U4 procura pelo controlador da grafica que é de onde vem o sinal. Coloca fotos da placa, frente e verso, para tentar te ajudar a localizar.
  11. Arquitectura Intel ou AMD? Coloca o link do esquematico da placa. Não tens a tensão de Vcore mas as outras tensões do CPU tens?
  12. Puxa amigo, estava dificil de você chegar a este ponto. Neste ponto não terás ainda imagem na tela apenas resolveste o defeito de sem luminosidade na tela, esse sinal vem do U4, vais ter de fazer um reball, começa por um ME e ver se levanta o video, se não subir vais ter de fazer reball e tens o assunto resolvido, e retira a ligação do pino 1 ao pino 2 foi apenas para teste.
  13. Mediste com a placa startada ou com a placa desligada? Amigo o teu problema é a falta do sinal BLON apenas isso, concentra-te nesse sinal e deixa o S/IO, pega no sinal do pino 1 e coloca no pino 2, assim vais ter os dois com 3,3v e a saída será no pino 3 de 3,3v. Depois de fazeres isso mede o pino 8 para ver se ja tens o sinal presente na placa.
  14. É isso mesmo 2 e 4, na realidade apenas no pino 2, porque ao colocares tensão no pino 2 vais ter a saida no pino 3 com 3,3v que vai alimentar o pino 4. Por isso basta alimentar o pino 2 e coloca o resultado. Se acender então o defeito é a falta do sinal GPIO7_BLON e tens o topico resolvido, porque esse sinal vem do U4 que é o Ponte Norte (reball), se não quiseres fazer reball terás de puxar 3,3v S3 (atenta para o S3 porque a placa segue uma sequência de start), para alimentar esse pino.
  15. Agora sim amigo, as suas medições fazem sentido, se passares as medições erradas via ficar dificil chegarmos ao componente com defeito. Para nivel de testes pode injectar directamente com a fonte de bancada nos pinos 2 e 5 os 3,3v depois diz se tiveste luminosidade ou não.
  16. Todos os pinos batem certo menos o pino 6, ele tem de ter 0v porque o teu pino 5 não tem tensão, se realmente tens 3,3v no pino 6 então o teu pino 5 tem de ter tensão. Segundo dizes tens os seguintes sinais na placa: BKL_EN LID_SW ALL_SYS_PWR_GD E faltam os sinais: BLON pagina 61 SB_BLON pagina 69 Quando estes sinais estiverem presentes na placa, terás luminosidade na tela, podes tambem para nivel de testes pode injectar directamente com a fonte de bancada nos pinos 2 e 5.
  17. Não amigo a tua medição está errada, não podes ter sinal no pino 4 sem ter no pino 3, porque é o sinal do pino 3 que vai alimentar o pino 4, o U25 esta na parte debaixo da folha. Refaz essas medições com calma, porque se passares informações erradas vai ser dificil chegar ao componente com defeito, e as tuas pinagens estão erradas, isso são portas logicas AND não tomaste nota a referencia que fiz as portas AND e coloquei a respectiva tabela da verdade, então a tua leitura ficou errada, a leitura deve ser algo do genero: ____ Pino 1A__| |__VCC Pino Pino 1B__| |__4A Pino Pino Y __| |__ 4B Pino Pino 2A__| |__ Y Pino Pino 2B__| |__ 3A Pino Pino y __| |__ 3B Pino GND __| |__ 3Y .... |____| Sabendo que A e B são entradas e Y a respectiva saída, nesse componente tens 4 portas lógicas recebendo varios sinais que no final será resumido apenas a 1, a falta de 1 sinal vai impedir o sinal de saída.
  18. Pino INV_BLON mede esse pino tens de ter 3,3v, se não tiveres esse sinal vem do U25, no U25 verifica os seguintes pinos: Entrada pino 1 e 2 saída pino 3 = 3,3v Entrada pino 4 e 5 saída pino 6 = 3,3v Entrada pino 12 e 13 saída pino 11 = 3,3v (O sinal do pino 12 penso estar errado no esquema porque estamos com uma porta AND e não com uma porta OR, seria compreensivel este sinal estar a 0 se fosse OR mas sendo AND o sinal tem de estar a 1, senão a saída será sempre 0) Tabela da verdade AND 0 0 = 0 0 1 = 0 1 0 = 0 1 1 = 1 Na AND para obteres a saída a 3,3v tens de ter as duas entradas com o valor lógico a 1 porque 1*1=1 e matematicamente falando, todos os numeros multiplicados por 0 são sempre 0 tal como: 0*0=0 0*1=0 1*0=0 Por isso esse sinal do pino 12 deve estar errado no esquema Entrada pino 9 e 10 saída pino 8 = 3,3v Faz os testes e posta o resultado.
  19. Realmente a dica é boa mas como os colegas em cima ja avisaram: 1º Fusivel não queima a toa 2º Ele esta para proteger 3º Se o fio for mais grosso que o de fabrica, vais ter problemas no futuro. Porque repara amigo esse fio segundo dizes aguenta até 5A e isso é muito alto na entrada, os carregadores de notebook por norma têm uma potência de 65W ou 90W. Sabendo que têm uma potência de 65W com a tensão de 19v fazemos as contas, para achar a corrente de entrada fazemos a seguinte formula P = V*I o que é o mesmo de I = P/V e ficamos com 65W / 19v = 3,4A esse carregador vai enviar no maximo 3,4A. Se o teu cliente usar um carregador de 90W, 90W / 19v = 4,7A, esse carregador vai enviar no maximo 4,7A e esse fio aguenta 5A, sabendo que a placa somente consome em amperes o que ela precisa e não o valor total das contas, acredito que o fabricante colocou esse fusivel na entrada exactamente para proteger o circuito dessa corrente. Ao colocares esse fio a maquina funciona mas sem a protecção do fabricante. Faz como os colegas mencionaram e coloca um fio mais fino para proteger, se ele quebrar de novo tens de ver porque ele está com um consumo alto queimando o fusivel.
  20. Para numerações idênticas do mesmo fabricante não há qualquer problema, porque essa linha vai ser fabricada para esse propósito especifico. A questão dos S/IO´s é que são microcontroladores. A diferença significativa entre microprocessadores e microcontroladores é a existência de um CPU microprocessador (Central Processing Unit), sem memória e sem apoio I/O (Input e Outputs). Enquanto o microcontrolador consiste em um CPU, memória, unidades específicas e de apoio as I/O, por exemplo ADC(conversor analógico / digital), que tem sido integrada no microcontrolador. Este sistema EC pode receber sinais de entrada, processá-las, e proporcionar sinais de saída de acordo com o conteúdo do programa que está nele. O sinal de entrada proveniente de um microcontrolador contêm informações do sensor a partir do seu ambiente, enquanto o sinal de saída é dirigida ao actuador (um circuito electrónico para mover ou controlar um mecanismo no caso da robotica ou sistema no caso dos Notebooks), em seguida, pôr em prática o ambiente. Ao saberes isto ja ficas com a resposta 50% respondida, e tambem a aquela duvida: Porque é tão dificil encontrar datasheets dos S/IO? Porque eles são gravados pelas empresas que os vendem e não por quem fabrica, de fabrica vem os pinos padrão tais como: Power, reset, clock e mais alguns poucos. Todos os outros pinos são programados pelo engenheiro, ele é que vai decidir onde colocar, por isso num projecto Acer pode ter um EC compativel com o do HP, mas devemos ter em mente que são uControladores e que a sua programação depende do projecto em si, é compativel com o HP mas pode não ser a 100%, mas vale sempre a pena trocar. Porque o uControlador pode facilmente ser considerado como o cérebro de um dispositivo onde é programado para ser capaz de interagir com o ambiente circundante, de acordo com o microcontrolador sistema embebido (Embedded System ou EC). Espero ter respondido a sua duvida.
  21. A placa tem todas as tensões e não liga?? Isso é estranho rapaz, coloca aqui o esquematico da placa para te ajudarmos.
  22. Amigo isso é o cabo flat, troca que deve resolver. A cor predominante que te referes é devido a falta da união das 3 cores RGB (vermelho, Verde, Azul), a falta de uma dessas cores origina o defeito que tens, para isso eu diria para verificares o controlador grafico e o cabo flat. Normalmente quando esse defeito se dá ficamos com uma cor avermelhada, esverdiada ou azulada. Um pequeno teste é ligares e ir mexendo no cabo a ver se há alteração na cor.
  23. Ja experimentaste com uma live pen linux? Qual a tensão que tens na bobina que fica na linha da bateria com o "pwm"? Diz a tensão com a bateria e sem a bateria. Experimentaste essa bateria noutra maquina? Testaste todos os componentes nessa linha? Mosfets, condensadores?

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...