Ir para conteúdo
  • Cadastre-se
  • Posts Por Dia

    0.03
  • Posts

    68
  • Registrado em

  • Última visita

  • Créditos EBR

    42 [ Doar ]

Tudo que wraith publicou

  1. Concordo contigo, só mudaria a palavra educação, pela palavra ensino.
  2. Agradeço a vocês pelo esclarecimento, esta dúvida estava tirando meu sono, e pesquisando pelo nome do circuito que o @zazulak disse, "circuito espelho de corrente", consegui encontrar vídeos para me aprofundar mais sobre o assunto. Mais uma vez Obrigado.
  3. A minha dúvida está relacionada e este circuito onde as bases dos transistores estão interligadas entre si, ao coletor de um dos transistores, essa ligação é feita geralmente em amplificadores diferenciais, e já encontrei essa ligação, em aparelhos de som da AIWA, nos STKs utilizados pela sony, No circuito interno de Op-Amps, e até em amplificadores DYE(faça você mesmo), e a minha dúvida é qual a função desta ligação, em amplificadores diferenciais.
  4. hoje chegou uma placa de CD nova, instalei e o USB e CD voltaram a funcionar, até tinha pensado na possibilidade de substituir o DSP ao invés de trocar a placa, ou testar o cristal do mesmo, mas não tenho ferramenta para testar cristais. E na tentativa de retirar o DSP, fui infeliz, estava tão colado, sim colado com cola, que acabei danificando várias trilhas e o próprio encapsulamento do chip, não sei porque as fabricantes fazem isso, em chip tão grandes. Foi de grande aprendizado estudar esse aparelho para fazer o reparo, mas agora surgiu um novo desafio, o display está com quase todas as funções e dígitos aparecendo no display, mesmo quando desativadas. Alguém sabe como dar um reset nesse aparelho?
  5. Eu testei as duas bios que foram disponibilizadas aqui no fórum, nenhuma deles funcionou, uma a placa mãe diga e delisga e a outra a placa liga e desliga várias vezes.
  6. Exatamente, pela minha análise é o BU9543, pois o mesmo é o responsável por controlar o driver da unidade ótica, como também, fazer a codificação do USB, na placa principal o pré tem 4 entradas, auxiliar, line in, CD e am/fm, ou seja a entrada do CD é dividida com a entrada do USB através do BU9543. Ele tem um conversor analógico digital e digital analogico internamente, uma entrada de audio e um pré, a entrada de audio deste CI é a entrada de áudio do USB.
  7. como ainda não tenho ferramenta para testar cristais, eu utilizei outro cristal de 12mhz novo, que tinha e não mudou nada os resistores também estão normais, testei até o resistor de 1 mega em pararelo com o cristal Um detalhe que deixei passar, devido ao estresse com o aparelho, tinha uma etiqueta tapando o número do modelo da placa de CD que estava no aparelho, então achava que era a placa original. Tirei e vi que a placa é do modelo fwm 387, ou seja, o técnico anterior por não ter o modelo exato, colocou a placa de outro, baixei o manual do 387, e vi que não muda praticamente nada, um Q12 SPD18P06P, que não consta na placa física. Creio que o CI 9543, que é responsável por controlar o driver da unidade ótica e fazer a conversão digital analógica, e também é o pré do USB, está com defeito. ,já cheguei a injetar 1,5V no D_VDD, e consegui ouvir um pequeno ruido nas caixas. mas nada além. Nos aparelhos da philips pelo que já estudei, esse CI BU9543, converte os dados do CD e tem um pré internamente, por possuir um DAC, ele também faz a conversão do áudio do USB e envia para o pré da placa principal. O CD só fica em reading no display, mas nada acontece, e o USB, lê e toca, mas não sai som Vou fechar o aparelho e passar para o cliente, o que já foi feito, se ele aceitar a substituição da placa, ok.
  8. Estou desistindo do serviço, além de não conseguir nenhuma ajuda, sobre o problema nenhuma das soluções que tentei resolveu, já substitui o transistor, já injetei os 8V depois do transistor e o aparelho sequer liga ao fazer isso, e pra ajudar o manual de serviços não serve pra nada. Já estou mexendo adias nesses aparelho sem nenhum resultado, estou desistindo, agradeço a sugestão de todos.
  9. não tenho vip, mas de qualquer forma tenho quase certeza que é o mesmo manual de serviços que tenho, para o modelo fwm653x-78, a não ser que existam 2 manuais para o memso modelo.
  10. Hoje, com um tempinho livre pude me dedicar ao aparelho de som novamente. Testei e segui a fonte de 8V Os 8V que vão para o TDA7073A, está OK, mas notei um detalhe, que estava passando em branco, o esquema elétrico do fabricante para esse modelo é praticamente inútil, vários componente que estava no esquema sequer constavam na placa, aí pesquisando vi que há outro modelo de placa para o mesmo aparelho. E era por isso que estava me perdendo todo. Passei a ignorar o esquema e analisei a placa por conta própria. A segunda foto é do outro modelo de placa de Cd disponível. A placa do cliente é a primeira foto. No transistor onde entra os 8V no emissor, no coletor sai 1.8V que alimenta o BA5826FP. Ou seja, esse transistor que está marcado na foto, no qual não sei o código, pois o mesmo não consta no esquema elétrico, e o infeliz que não está mandando toda a tensão. Eu até substitui por outro transistor, não o mesmo, até porque nem sei o código, mas por outro transistor smd de umas sucatas que tenho aqui, e mesmo assim, só manda 1.8V
  11. Verifiquei a tensão de entrada e saída do IC105, o monitor de reset, e le exatamente isso, a tensão que sai do regulador de tensão de 1.2V, quando chega no IC V809R, está com 3.2V no pino 3 VDD e no pino 2 de reset, encontrei os mesmos 3.2V. No datasheet deste componente diz. SYMBOL VALUE UNIT Power supply voltage (Vcc to GND) Vcc -0.3 to 6.0 V Reset Output Voltoga (CMOS) -0.3 to(Vcc +0.3) V Se eu não estou enganado, na saida desse monitor de RESET, deveria estar em 0V, e não com 3.2V na saída. Seria isso mesmo ou estou errado?
  12. também pensei nessa possibilidade, hoje vou me concentrar na placa MCU, pra tentar recuperá-la, tenho outra memória compatível, vou fazer alguns testes. O IC105 pelo que vi é responsável por deixar o reset em nível lógico baixo, penso que o defeito também pode ser nele
  13. De qualquer forma, o problema está mesmo na placa do MCU, vou ver se consigo dar um jeito, senão terei que substituí-la.
  14. Bom a fonte de alimentação está normal, até fiz um teste com um equivalente do 5826fp, o MM1469Ph da mitsumi, testei as tenções dos reguladores, da placa MCU, e estão normais. Curiosamente, este aparelho possui uma memória flash a EN25F80-75HCP que não consta no esquemático, além destes pormenores, o aparelho não armazena nenhuma informação, mesmo que eu deixe o volume em um valor específico, ao tirar da tomada ele volta sempre para o 12, não dá para ajustar o relógio nem nenhuma programação. provavelmente, o defeito está nesssa memória flash ou na SDram, o que acho menos provável.
  15. Hoje fiz o teste no BA5826, e realmente não etá chegando os 8V. em stanby by a tensão chega em 1.8V, mas com o aparelho ligado a tensão cai pra 900mV. O sobre o não sair som quando usa a função USB, creio que seja problema na MCU, analisei a placa inteira, e não encontrei nada, alguns capacitores suspeito de solda fria, resoldei, mas parece que não resolveu.
  16. sim, estou com ele em mãos, eu estou tentando encontrar o circuito que envia o sinal de aúdio do usb para o pré, ou para a placa amplificadora, mas não consegui indentificá-los, como o amigo mencionou acima, não há sinal de trilhas rompidas na placa.
  17. Grato pela observação, eu inverti os números, o modelo é 653x/78, vou alterar
  18. Estou com um aparelho de som philips modelo fwm653x/78, a dona me relatou que ele sofreu uma queda, quando chegou nas minhas mãos, não saia do standy by, resolvi a maioria dos problemas que encontrei nele, mas dois deles não consigo encontrar uma solução. A primeira é não sai som quando alguma música é tocada no usb, o aparelho reconhece o pendrive, reconhece as músicas e até chega a tocar a música, porém não sai áudio nenhum, e não é as saídas, pois sai som no auxiliar e no rádio. O segundo problema. Devido a queda do aparelho, o eixo do motor que gira o CD enpenou e eu tive que descartá-lo, substituí o motor que gira o CD, mas verifiquei que tanto o motor que gira o CD como o motor que avança e recua o leitor óptico não funcionam. Logo Abaixo o circuito que controla os motores da unidade óptica.
  19. como o colega aí acima disse, fio condutor se mede somente na escala de até 200ohms. imprecisão nas medidas tem mais a ver com os cabos de teste, as vezes as pontas estão oxidadas e isso gera imprecisão e erros de leitura, tente usar outros cabos de teste e veja se a precisão melhora.
  20. Agradeço a todos pela ajuda, baixei a Bios postada, agora é ver os resultados. Sobre contribuir com postagens no fórum, vou considerar, quando tiver um tempo faço um post, sobre RF, há muito pouca literatura em português nessa área, principalmente sobre segurança.
  21. Sobre isso, creio que não há nada que eu saiba sobre a área, que vocês já não dominem, me formei na ETEC a apenas 5 anos, e ainda estou aprendendo, talvez o máximo que posso contribuir seja, postando algum assunto que li da minha biblioteca de livros, ou alguém que tenha interesse em adquirir algum livro sobre algum assunto. São 2.266 arquivos que abrangem talvez, qualquer área da eletrônica. Mas não sei se aqui é permitido postar livros ou trecho de livros, os melhor que tenho são em inglês.
  22. Não tenho permissão para baixar nada aqui ainda. E preciso mui, mas muito mesmo dessa BIOS, há outra maneira de adquiri-la?
  23. Se alguém tiver ou souber onde baixá-la, por favor informar preciso dessa BIOS Notebook Asus A45A Motherboard modelo QCL40 LA-8221P
  24. Pretendo iniciar com PIC, tem mais variedades no mercado nacional, e livros. Encontrei o gravador da marca no ML, a um preço bom, porém futuramente pretendo testar, outras marcas, como holtek, atmel, freescale, etc.
  25. Pessoal, eu sei que esse tópico é mais voltado para programadores de eeprom voltada para manutenção em tvs. Mas gostaria de saber se alguém utiliza, ou conhece programadores voltados apenas para a gravação de microcontroladores e memórias. Atualmente não tenho interesse em programadores que gravam, ou programam chips, utilizados em tvs e com um monte de funções que para mim seriam inúteis, no momento. Por aí ouvi falar e até pesquisei alguns programadores que só gravam, tal como a Beeprog. Ela é bem carinha, mas pelo que soube os adaptadores dela são muito caros, e ela não aceita adaptadores que são sejam da marca. Alguém teria alguma outra sugestão de marca programador sem ser esses que programam chips de tvs, e vem com um monte de acessórios?

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...