Jump to content

mateusbertoldo

Super VIP
  • Content Count

    35
  • Avg. Content Per Day

    0.03
  • Joined

  • Last visited

  • Credit

    1
  • Country

    Brazil

Community Reputation

4 Neutral

About mateusbertoldo

  • Rank
    Membro Aspirante I

Personal Information

  • Sexo
    Male
  • Location
    Aparecida de Goiânia
  1. Amigo, desculpe a demora, verifica no pino 3 do pu13 se VC tem a tensão +5vs
  2. Complicado fazer esse procedimento, pois algumas placas são parecidas e outras totalmente diferentes, então, no meu caso eu troquei a bios da placa e5120 por a bios da placa e4120, e funcionou, então eu acho que vc poderia tentar regravar a bios da propia placa, mais de revisões diferentes que talvez possa dar certo, ja é uma tentativa.
  3. Boa Noite amigo, como já foi dito pelo ultimo comentário, pode ser problema de lote dessas baterias, mais com uma experiência que acabei de ter essa semana com um itaútec w7425, que queimou o super i/o, o que aconteceu foi que ao substituir o super i/o por o mesmo modelo mais de uma placa de um note da itaútec de projeto de placa mãe diferente, ele parou de aceitar a bateria, então eu consegui solucionar o problema trocando a imagem da bios por outra de outro projeto de placa. O que eu posso te falar com plena certeza diante dessa minha experiencia que eu tive, é o seguinte: Vários modelos de notebooks da Itaútec usam baterias idênticas na carcaça e na conexão delas, mais existem mais de cinco modelos de placas que a itaútec usa nesse mesmo modelo de gabinete de seus notebooks, posso te dar três modelos que vem na cabeça agora, e4120, e4100, e5120 e até esse seu w2400, cada placa tem projetos diferentes, então amigo esta aí seu problema, a placa interna dentro da bateria é projetada para um desses modelos de placa que eu citei ou ate de outros que não citei.
  4. Fiz um backup da rom interna do super i/o e da bios de uma placa idêntica funcionando normalmente e fiz as duas gravações nessa placa com defeito e ela continuou na mesma, então cheguei a conclusão de que o defeito é solda fria no processador/ pch, como não tenho maquina para reballing, recomendei uma outra placa para meu cliente, por razoes de valores, não compensaria terceirização. Obrigado a todos e Jóinha á todos que ajudaram.
  5. Boa noite, ja peguei essa placa com defeitos simples e tambem alguns complicados, mais vamos lá, primero, só com o carregador plugado, vc tem as tensoes 3v e 5v? se sim, ligue ele e messa todas as bobinas principais e se esta chegando tensao na bios, e poste o resultado por favor.
  6. Boa tarde @Magno Silvestre, seguinte , o gravador eu comprei do Will Soluções no Mercado Livre, tem outro vendedor lá também, mais o melhor é o Will, pois esses arquivos dessas eproms internas ele te passa e te dá todo suporte nas gravações que você necessitar, eu paguei R$ 1,100,00 parcelado pelo mercado pago, já com as licenças que necessitam para gravar outras marcas, então, seguindo a sequencia de start, cheguei a descobrir que seria o processador, pois o ultimo sinal é o pwrbtn# que o super i/o envia para o processador e o mesmo teria que retornar os sinais susc# e susb# para o super i/o, e isso não acontece, então a parte de bga eu não faço ainda, levei ela em um parceiro aqui da cidade mais ele cobrou um valor de cliente final para mim, então vou recomendar uma placa nova para meu cliente pois o valor do conserto seria quase igual o da placa nova que saí em torno de [EDITADO: Não é permitido divulgar valores de serviços].
  7. Boa tarde, como eu disse no comentário anterior, eu estava aguardando meu gravador svod chegar para re gravar a EPROM do super i/o, e então, chegou, já re gravei e a placa continua com os meus sintomas, como eu informei no começo do tópico, existe um caso resolvido desse aqui no fórum, se alguém tiver acesso a área de resolvidos e puder dar uma olhada pra ver se pode me ajudar. Obrigado a todos que estão me ajudando desde já
  8. Boa noite, já re soldei o super i/o it8985e e não mudou em nada os sintomas, conferi terminal por terminal também, pesquisando um pouco mais, me parece que esse super i/o tem uma EPROM interna, então comprei um gravador svod para re gravar o mesmo, estou esperando o gravador chegar para efetuar o serviço, se alguém tiver alguma experiência com esse gravador/ problema e puder me dar uma força ficarei muito grato.
  9. @HFES vc acha que pode ser solda fria no super i/o ? Meu cliente é um senhor de idade bem cuidadoso com esse notebook, eu que abri ele pela primeira vez, e a garantia de 1 ano do fabricante acabou tem 2 meses, ele disse que desligou em um dia e no outro já não ligou, e realmente à placa esta zera( sem sinais de oxidação).
  10. @msgrillo Não esquenta nem 1°C se quer, tenho pistola térmica e monitorei a temperatura, essa placa gera todas as tensões que falei mais não consume nada e também não esquenta nada, hoje trabalhando nela, consegui verificar que os dois mosfets ligados diretamente ao processador, é um mosfet gfx e outro core, eles não estão chaveando, por isso a placa não funciona nada pois o processador é PCH também, consegui chegar ate um tensão de 12v que deveria ser liberada para chavear esses mosfets, e pelo que me parece o sinal de susp# que vem do super i/o que deveria ir para nível lógico alto, não sobe, então estou suspeitando do super i/o, vou tentar fazer um jumper pra ver o que acontece.
  11. Boa tarde, estou com essa placa que nunca foi mexida, o cliente relatou que desligou e quando foi ligar ela já não ligou, então, essa placa ligando na fonte assimétrica,não apresenta consumo nenhum antes e depois de pressionar o botão power, ela tem tensões de 19v, 3v ldo, 5v ldo, 5v na bobina principal e ao pressionar o botão power ela liga a tensão na bobina principal de 3v, essa placa tem somente o Boardview e estou trabalhando com ele, aqui no fórum tem o Boardview pra baixar (https://eletronicabr.com/index.php?action=dldir;sa=details;lid=15589), então essa placa não tem ponte norte, Ponte sul ou Pch, somente o processador que faz tudo. já conferi as tensões da bios que é de 1.8v nessa placa e também está ok, a bobina de alimentação da memória ao pressionar o power não gera tensão, e a bobina do processador gera 1v que está correto, mas após essa bobina do processador tem dois mosfets que chaveiam essa tensão de 1v para o processador que também não estão sendo habilitados. então, descrevi todos os testes já efetuados nessa placa, no meu entender, o funcionamento dessa placa é bem simples, mais como não sei como funciona a sequência de start dela, estou aqui pedindo ajuda a quem já tem experiência com essa placa. E só avisando também, já regravei a bios e continua do mesmo jeito. Existe na área de casos de notebooks resolvidos um problema idêntico ao meu (https://eletronicabr.com/casos-resolvidos-notebooks/25/asus-x451m-x451ma-rev-2-1-nao-liga-power-sempre-aceso/98308/) e tambem outro (https://eletronicabr.com/casos-resolvidos-notebooks/25/note-asus-x451m-placa-x451ma-main-board-rev2-1-naoliga-resolvido/106689/), só que eu ainda não tenho créditos suficientes para acessar essa área, então quem puder me ajudar, ficarei muito grato e joinhas também. Obrigado.
  12. Amigo ao meu entender, o o PU4 sendo alimentado e tendo as tensões no ACDET, ele libera a tensão no pino 4 para chavear os mosfets de entrada, o pino 3 nada mais é que um pino de feedback, pra saber se a tensão chegou no source do pq10 e se a mesma esta correta.
  13. Olá, essa placa esta dando dor de cabeça em muita gente e me deu durante uma semana, vou matar a charada pra muita gente e por favor joinhas pra quem eu ajudar , Seguinte, esse meu problema e de muitos que vi aqui no forum, acontece quando a placa tem todas tensões do primário ate o vcore e somente não apresenta tensão na pl22 que teria que ter 0,45v, pra quem tem fonte assimétrica vai saber que ela liga, não gera o video e na fonte, vai dar um consumo de +/- 0,54Ah, então vamos ao que eu fiz: Eu regravei as duas BIOS (EC e MAIN), troquei ate mesmo o pwm do primário que poderia ser tensões primarias oscilando, como não tenho osciloscópio eu não teria como testar precisamente então troquei e nada, resoldei todo circuito do primário, resoldei o pu13 que sempre tudo apontava para ele, conferi todas tensões da placa fazendo um cheq list completo de todas tensões da placa , fiz ate um ME e de novo nada, eu já estava achando que poderia ser reballing, mais vi aqui no forum, técnicos que já haviam feito e não resolveu, então resolvi testar mais memórias, daí foi quando a placa ligou e gerou imagem, pessoal essa placa rejeita algumas memórias, quando essa placa apresentar esse defeito é bom testar muitos modelos e marcas de memórias, a bobina pl22 só vai apresentar tensão quando ate mesmo a memoria estiver OK. Abraços e até.
  14. Estou trabalhando com fonte assimétrica 30v 5ah, essa placa estava ligando o led do DC Jack, mais quando apertava o power ela pisccava o led power e ficava desligada por 4 segundoa e piscava de novo, daí regravei as BIOS e nada, e depois troquei o super i/o e ela ficou assim sem acender o led do DC Jack.
  15. Certo, então esta respondido a minha dúvida, vou finalizar o tópico e abrir outro referente ao problema geral, muito obrigado e vai valer joinha blz.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Create New...