Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

ALVERNEPAIVA

Membros
  • Posts Por Dia

    0.01
  • Posts

    49
  • Registrado em

  • Última visita

  • Créditos EBR

    24 [ Doar ]

Tudo que ALVERNEPAIVA publicou

  1. Já peguei Acer , Infoway com este mesmo problema e era cabo LVDS (cabo flat) ou danificado ou mal encaixado.
  2. Desisti de trocar unidade ótica a muito tempo. É botar e esperar a confusão.
  3. Este teste que fiz foi com uma placa destas sem video dedicado que liga normal mas com o tradicional defeito de não dá vídeo e dando 7 bips (processador). E quanto ao multímetro não deve da diferença de um multímetro pro outro pois a impedância interna dos multímetros neste caso é irrelevante. Os fets das tensões de 5v e 3v estão bons? Estou sem o esquema agora mas caso esta bobina seja de 5v retire o pwm que gera a tensão da cpu (isl95833) e veja se o curto acaba
  4. Medi a resistência nos dois indutores e no que fica mais próximo da memória apresentou uma resistência de quase 4k enquanto que a outra ficou próximo de 10k. Tem curto na linha.
  5. Eu tenho uma 3421 na bancada que não está dando video. Posso conferir amanhã pra você qual resistência está apresentando. Esta placa não tem vídeo dedicado mas está com as tensões de 5v e 3v3 ok. Por sinal esta tinha o tps5125 em curto quando chegou.
  6. Geralmente quando tem curto neste CI ele fica bastante quente. Este CI é o PU4103?
  7. Este PWM gera as tensões que estão sempre ligadas da placa então elas não dependem de ninguém para existir então elas tem que estar de qualquer forma em caso de não haver curto para o terra nos indutores PL4102 e PL4101 como o amigo bem falou. Deve realmente estar queimado este componente , coisa que é muito comum de acontecer nestas placas.
  8. De qualquer forma é mais fácil fazer logo o reball que trocar o micro que eu não tenho.
  9. Com certeza é um problema de design da placa mas já peguei tps51225 super aquecendo e com curto na bobina de 5v para o terra e o defeito era o isl95833 totalmente en curto . O pwm é alimentado diretamente pela tensão 5v que fica sempre ligada.
  10. Essas placas são muito encrencadas é só olhar pela quantidade de posts sem solução. Mas com certeza com união se consegue melhores resultados.
  11. Bem pessoal andei dando uma estudada na forma como a alimentação VCORE deste processador é realizada pois tinha uma dúvida sobre como é que o PWM sabe qual tensão correta enviar para os cores. Este processador , diferente dos DUAL CORE por exemplo, não usa um esquema de fusíveis para informar qual tensão receber ao PWM e sim um barramento SERIAL que informa ao PWM qual seu nome e qual tensão deve ser gerada pelo PWM e se ocorreu alguma falha durante este processo. O que me deixava intrigado era o fato de como o processador iria mandar esta informação para o PWM se quem alimenta o processador é o próprio PWM? Simples como parece, o processador tem uma fonte de alimentação inicial e de baixa corrente que é a VCCP_CPU , no esquema aqui do fórum ela fica na página 45. Então é absolutamente essencial também garantir que esta tensão está alimentando o processador antes de condenar o PWM ou o próprio processador pois sem ela a tensão de saída do PWM vai ficar em 0V. Estes processadores usam uma norma chamada IMVP-7/VR12 criada pela Intel que orienta os desenvolvedores de PWM de como devem ser criados os PWM. Eu não consegui o datasheet do ISL95833 mas consegui o do ISL95831 que tem a mesma função. Para os curiosos o documento da Intel que explica isso, em inglês , pode ser achado aqui: https://www.rom.by/files/4_wire_pwm_spec_rev1.4.pdf o datasheet nos sites de datasheet.
  12. os dois cores trabalham com 0,84v se o processador for i3. Então pode aplicar esta tensão e a corrente média nesta linha em funcionamento normal é de 25Amp. Se tiver algo errado no processador então com uma fonte alimentando ele sem que ela entre em proteção é normal que ele fique super quente. Jogue um pouco de álcool isopropílico sobre os capacitores que você desconfia e veja se evapora o álcool ao redor de algum desta forma você pode ver se tem algum capacitor em curto e possivelmente aquecendo acima do normal.
  13. Tou precisando fazer um reball neste TV mas o dissipador está muito fortemente colado. Será que não vai danificar as trilhas se eu torcer com força?
  14. Se remover o PWM fora e ligar é possível queime os FET 3K3J6 . Já aconteceu comigo. Use um PWM novo pra testar em caso de dúvidas pois é bem barato.
  15. O IC PWM que controla a fonte que alimenta o processador tem um complexo sistema de sinais , se você olhar no esquema o pino 2 do ISL95833 recebe um sinal D85V_PWRGD se este sinal não estiver em nível alto a fonte da CPU não é acionada. Alguns deles vem da própria CPU como os H_CPU_SVIDCLK,H_CPU_SVIDCLK e H_CPU_SVIDDAT. O PWM também gera um sinal no pino 6 que é o H_PROCHOT# que vai a nivel alto se tudo estiver certo com a voltagem do processador. Dá pra ver que no pino 8 tem o sinal ISEN2 que faz pensar que seria ai que seria um aviso se existe um curto na linha de alimentação. É bem complicado de analisar pois não encontrei o datasheet deste PWM. Alguém teria o datasheet completo do ISL95833?
  16. Estes capacitores que ficam em cima do processador são desacopladores e por isso tem que ficar o mais perto do processador possível. Todos aparecem estar em curto porque todos estão conectados em paralelo. Mas por via o dúvidas teste pra tirar dúvida. Eu tenho um Dell com esta placa que está ligando e nos eletrolíticos smd que ficam perto do processador está medindo 5 ohms num core e 7ohms no outro.
  17. Este notebook apresenta uma resistência extremamente pequena na linha de alimentação do processador. Poucos Ohms, bem perto de zero. No esquema fala isso e já passei por isso também de achar que era curto mas no fim das contas o notebook ligou normal depois de consertado. Dell dá muito este problema .
  18. Opa , beleza . Esta foi tirada deste modelo com serial 923521? A que postei é da 923870.
  19. Se alguém do fórum tiver uma desta na bancada e puder pegar uma cópia da flash de 8 pinos que fica perto do chp set seria muito útil.
  20. Bem pessoal acho que isso vai ajudar a muita gente que pegou uma destas buchas da SEMP . Peguei uma com este defeito e consegui resolver o problema da TV sem trocar a placa. Pra explicar qual problema vou começar de como recebi o aparelho que chegou até minha bancada funcionando mas quando terminava o boot aparecia uma mensagem no canto superior direito com os dizeres "inicializando, por favor, aguarde", esta mensagem aparece toda vez que dá boot só que rapidamente ela desaparece só que neste problema ela nunca sai disto , tem chuvisco normal mas travava todas as funções tanto no teclado quanto no controle. Inicialmente suspeitei de ser necessário fazer reballing no chip principal ou precisaria fazer um flash na nand principal , como não tinha nem o arquivo da nand e nem mesmo a nand gravada a venda em lugar nenhum, e meu gravador não grava nand flash, resolvi arriscar gravando a SPI flash, essa de 8 pinos que fica perto do chip set, achei um arquivo aqui na área de downloads do site e gravei só que ai a tv piorou pois só iniciava e depois que aparecia o nome SEMP , em vermelho, travava tudo e ficava apenas no led verde , então consegui os arquivos originais da SEMP da exata versão do aparelho que tem número de série inicado com 923870 . Inicialmente gravei o arquivo da flash de boot pensando em recuperar o boot normal pra poder gravar a nand principal que tem é de 115mb o arquivo e pra minha surpresa após gravar o arquivo de boot , voilá, a tv iniciou normalmente e passou da mensagem de "aguarde..." e está aqui na bancada funcionando a horas sem problemas. Vou disponibilizar os arquivos pra poupar grana dos colegas com a compra destas placas que tem gente pedindo absurdos 600 reais no Mercado Livre. Lembrando que esta TV le4057i© tem duas versões e , segundo circular da SEMP, se gravar o firmware no modelo errado ela trava o chipset não permitindo mais reprogramar sem realizar o procedimento de destrava , que eu não sei como faz, por isso fiquem atento ao número de série que fica na etiqueta atrás da tv. E nem sonhem em gravar na le4057i(A) pois ai é caixão na certa. Estes arquivos devem resolver, além do problema descrito , os seguintes problemas. O bootloader pode ser gravado com um gravador de flash ou através do pendrive mas com o gravador é mais garantido pois se o bootloader estiver corrompido você não vai ter acesso ao autoflash via USB. - TV liga , aparece o nome SEMP e despois trava tudo com tela escura (quando já foi verificado que os LEDS estão bons) - TV liga mas fica totalmente travada e com tela preta. - TV liga e depois desliga (quando confirmado que os LEDS estão bons) - TV sem som e imagem normal - TV apenas com led standby vermelho e não liga (grave bootloader que deve resolver) entre outros. Grave primeiramente a flash de boot para depois gravar o firmware principal se não resolver só com o bootloader. Vou enviar os arquivos pra sessão de downloads do site. Boa sorte a todos!
  21. Amigo sabe dizer de qual versão este arquivo? Tenho uma aqui que estava travando após o boot , iniciava até o fim e travava na mensagem "iniciando...por favor aguarde." e não funcionava mais nenhuma função ou tecla apesar de ver que o chuvisco estava normal e com "movimento" demonstrando que estava havendo refresh na tela. Depois que gravei o firmware que peguei na net ela ficou apenas aparecendo o logo da SEMP e depois tela preta com todas as funções travadas. Miseravelmente eu fiz o backup dos dados da SPI FLASH mas quando voltei ela pro chip não ligou mais . Não sei o que ouve mas com o original não liga nem a pau, com o arquivo pego na net liga mas do jeito que afirmei. Estou comprando o arquivo da flash deste modelo 923870 e quando tiver com eles posto pra todos mas acho que não vem o arquivo da flash de BOOT.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...