Jump to content
  • Content Count

    24
  • Avg. Content Per Day

    0.01
  • Joined

  • Last visited

  • Credit

    1
  • Country

    Brazil

Community Reputation

0 Neutral

About halflife3

  • Rank
    Membro Aspirante I
  • Birthday 01/10/1987

Personal Information

  • Sexo
    Male
  • Location
    SAO PAULO

Recent Profile Visitors

The recent visitors block is disabled and is not being shown to other users.

  1. Complementando o seu post, outro dia apareceu um Compaq CQ43 do mesmo jeito.. algumas teclas em sequencia não funcionavam.. o problema estava no conector do teclado que tinha arrancado o pad da trilha com a placa (talvez alguém tenha tentado trocar o conector do teclado)! com o multímetro digital na escala de bip detectei duas trilhas que não tinham sequencia aos pontos de teste, fiz um jumper pequeno e isolei bem com verniz para PCI!
  2. Alguma coisa grave aconteceu com aquele curto que estava dando do cabo flat, agora a placa liga por alguns segundos e desliga. Antes de postar eu estou a procura das tensões de funcionamento e surgiu uma dúvida nova: se encontrar por exemplo a tensão de +B na placa, significa que todos componentes que recebem essa tensão estão ok e o problema se houver é dali em diante, correto? estou com a fonte assimetrica setada em 18,5v, o consumo "desligado e sem bateria" é de 0,01A e ligado chega a somente 0,6A e desliga. o que eu encontrei aqui na placa por enquanto (ainda estou na procura de outras tensões): 3VALWP (no mosfet PQ48 com 3,3 volts) 5VALWP (no mosfet PQ47 com 5 volts) 1.5 VP (no mosfet PQ73 apos ligar no power switch) 1.05VS_VTTP (no mosfet PQ82 apos ligar no power switch, esta com 1,07v) +VGFX_COREP (achei uma tensão de 0,882 volts) cpu_core+ (algo em torno de 0,8 volts na saida do PQ87)
  3. Descobri teoricamente quem estava em curto! quando eu tentei ligar o note pela fonte (pra ver se ainda funcionava), o note nao ligou! Ao medir o ON/OFFBTN# estava dando 17/18 volts e as bobinas PL27 e PL28 nao tinham energia (5v e 3,3v respectivamente). Ao desconectar tudo (que era o jack e o cabo flat do lcd) e tentar de novo, milagrosamente as tensões voltaram pro PL27 e 28, o ON/OFFBTN# voltou a 3 volts! agora medindo com o multímetro analógico na saida da bobina da bateria (onde teria o indutor) ele fica em infinito! Agora alguém tem ideia de como testar se é realmente o cabo flat que esta em curto?
  4. Boa tarde e bom domingo a todos! Essa semana foi bem corrida e acabei de não dando update ao tópico! Como não tinha sucata parecida e/ou que contivesse o componente referido, resolvi testar com uma bobina smd parecida de outro Acer! No caso eu usei essa bobina de testes somente no setor da bateria! Ao encaixar a bateria no note, ele começou a ligar e desligar a tela e subiu um cheirinho de queimado, removi a bateria na hora e já extrai a bobina smd. Fui atrás de uma sucata e acabei encontrando uma board de mesmo modelo OFF: a bobina original é diferente de qualquer outra bobina SMD (bem alta)! Porem como subiu aquele cheiro de queimado, por via das duvidas resolvi usar minha fonte assimétrica (30v com 3A) no circuito da bateria pra ver se tem algo em curto (pq no multímetro analógico da só 6 ohms da saída do indutor para o ground), ajustei a tensão pra 11v e deixei livre a corrente. Para facilitar a colocação da ponta positiva, prendi a ponta preta da fonte no ground e a ponta vermelha usei um multímetro digital na escala de corrente (pq ai eu posso utilizar a ponta do multímetro para injetar tensão e corrente e aferir se ambos estão medindo a corrente corretamente!) Ao encostar a ponta vermelha na placa, não deu cheiro de queimado, porem drenou 3,23A com tensão de quase 0 volts. Para tirar uma dúvida, fiz o mesmo na placa sucata (que ainda estava com a bobina) e também deu o mesmo resultado. Ao injetar tensão na bobina do conector jack, mesmo com a tensão maior (18v) só puxa corrente de 0,51 A! Fica a pergunta: é normal essa corrente alta no indutor de entrada da bateria?
  5. e cabelos tbm, ja arranquei umas dezenas tentando procurar por esse indutor em especifico. Vou fazer a troca aqui, e ainda hoje posto que deu tudo certo (hehehe pensamento positivo do futuro)! Muito obrigado pela dica!
  6. Só para eu entender, se eu pegar indutores de um itautec que esteja na mesma funçao (bateria e jack), posso colocar ou tenho que comparar alguma info? vou desmontar um Acer que está aqui.. rezando pra ter! Então, mas precisa ser o mesmo componente ou estando na mesma função já serve (por exemplo, indutor da entrada DC)! Ex: Sei que um capacitor tem a capacitância e tensão de trabalho, sendo que você pode trocar o capacitor por um com tensão ligeiramente maior, mas sem alterar a capacitância... e os indutores, quais caracteristicas eu posso alterar ou não???
  7. Boa tarde, estou postando foto do local da placa como chegou aqui. Também postei dois recortes do Esquema da Placa, onde mostra o componente (PL24 e PL44). Não tenho foto dos componentes originais, eu consegui a informação deles no esquema técnico e somente esse dois componentes eram do mesmo modelo. Vc diz comprar uma placa sucata pra extrair essas duas bobinas (isso se o dono já não extraiu e elas estarem perfeitas), correto? Será que não tem alguma substituição desses componentes (características idênticas)?
  8. Boa tarde Pessoal, tudo bem? Estou com um notebook que estava ligando (bateria e fonte), o dono deixou a bateria acabar e o note nao ligava mais (acendia os leds). Ele levou numa assistencia e o tecnico condenou a placa mae. Depois disso passou a nem acender mais os leds. Acabou que ele me trouxe para ter uma segunda opniao. Ao abrir o note vi de cara que o fio Ground do conector da fonte estava rompido, uma solda simples e tudo se resolveria. Porem como havia saido de uma assistencia tecnica, resolvi antes inspecionar a placa, nisso logo de cara constatei que o "tecnico" havia removido dois indutores SMD, um saindo do conector jack e outro da bateria (a conclusao cada um que tire). Sei quais sao os indutores, porem é dificil encontra-lo SMB3025500YA! queria saber quais caracteristicas procurar num possivel substituto (indutancia, amperagem) OBS* fiz um jumper no indutor do jack e o note esta funcionando, porem queria colocar algum indutor parecido conforme o projeto original! EDIT 11/05/2017* Apesar de ter encontrado os indutores originais, houve algum tipo de curto na conexao do cabo flat e apos meses de tentativa em encontrar o que causou o curto ou o que estava queimado (já que a placa passou a ligar e desligar repetidamente, tentei regravar a bios e nada, tensoes principais sem curto), a soluçao foi a troca da placa mae.
  9. Só uma pergunta, quanto mais Watts da lâmpada melhor/pior ou nada haver? Pergunto pois (números hipotéticos) tem lâmpada de 36w = 3A, tem lâmpada de 55W = 4.5A... E no caso de uma fonte universal, seu uso (lâmpada) é ou não recomendado??
  10. Obrigado a todos que responderam! Vamos por parte! Por falta de atenção minha, reparando as carcaças encontrei pistas (chamem o CSI) que algo foi derrubado no notebook! Tipo Cafe/Coca ou Chocolate na parte do Teclado/Cd-Rom. Na carcaça inferior tem pequenos pontos de zinabre em diversas areas ... Ele já foi mexido anteriormente (por outras pessoas), a primeira vez segundo o cliente foi a placa filha da entrada de energia (onde foi reparado), depois a placa filha de energia foi trocada.. Aparentemente tem componentes que foram removidos (pingo de solda sem componente, soldas sem padrão definido .. dificil acreditar que a maquina de solda iria errar ...) Por enquanto obrigado por todas ajudas, vou tentar algumas durante a semana e se houver alguma novidade eu posto por aqui .. infelizmente algumas das possiveis soluções coisas eu não vou conseguir fazer!
  11. Boa tarde, estou com um notebook Microboard Ultimate "meio problematico" na bancada! Modelo desconhecido (o adesivo está apagado), placa mae modelo m42g npb ver b Cliente reclamou que ele não ligava, nao acrescentou mais nada de informação! Primeiro teste foi na Fonte e ela está com tensão ok! O Notebook não ligava na fonte, porem ligava na Bateria! Apos desmontar e desconectar tudo (deixando somente memoria, processador, cooler, placa de energia e botão power) o notebook funcionou na energia (LCD externo). Procurei por alguma peça queimada, torrada e o que eu encontrei foi zinabre (nem em placas de 486/pentium eu encontrei zinabre) em certos componentes ... (imagem em anexo) Limpei essa sujeira / zinabre com alcool isoproprilico e uma escova de cerdas duras! apos a limpeza coloquei o plug da fonte e nada do botao power funcionar, nada de imagem... plugo, desplugo e nada ... Quando conectava a fonte eu percebi que havia tensoes de 3.3 e 5 volts nas bobinas perto do conector sata, depois de uns 10 minutos percebo que o processador estava esquentando (como se tivesse ligado)! Despluguei a fonte, conectei aqueles testes lcd, pluguei a fonte na tomada e o note ligou sem usar o botao ... removi da tomada e removi a placa do botao power, liguei novamente na tomada e o note continua ligando .. Alguem ja viu isso? Ele liga automaticamente, mas nao da imagem?
  12. Faz tempo que somente uso o Limpa Contatos para a limpeza de slots e contatos das placas... Antigamente eu usava a borracha! No meu computador, o uso da borracha nas memorias arrumava por pouco tempo o problema de Osmar (os mar contato ) e logo o problema retornava. Quando descobri o limpa contato, numa loja da santa efigenia, usei o meu computador como cobaia e o problema até hoje nao retornou.. Altamente recomendado.
  13. Formatar ou usar o programa do fabricante e rodar o "Zero Fill"?? Formatar somente apaga o índice de arquivos, ou seja, mesmo na formatação mais demorada ele não apaga nada dentro do disco, sendo totalmente recuperável com programas (Get Data Back / PhotoRec)! Já o Zero Fill escreve o disco inteiro com bit 0 ou 1, além de tornar a recuperação bem difícil ele escreve o disco por completo (inclusive o setor 0). (acho mais provável que ele queria dizer essa opção)
  14. Porque esta com defeito, o problema é que muita gente acha que só o firmware dela que corrompe, pois o componente tambem apresenta defeito, e não é muito facil diagnósticar pois a maioria desses gravadores xingiling gravam ela normalmente mesmo ela estando com defeito, uma dica é apagar ela e gravar com um arquivo qualquer que caiba nela é claro, e depois comparar, se der alguma diferença mínima que seja ela esta perdendo os dados, ai só trocando o componente. Só uma pergunta.. ela perderia os dados após um tempo sem energia, correto? Pois na gravação que fiz (apaguei toda flash, regravei com varios arquivos disponiveis) e ao comparar depois, a comparação foi 100% exata com o arquivo (gravador En25t alguma coisa).. Mas pelo menos resolveu o problema ... agora é resolver as telas azuis e problemas de inicialização ocasionados pelos varios desligamentos incorretos que a cliente fez na tentativa de ligar o note (a pessoa percebe que não está ligando e vai tentando infinitamente ligar e desligar ...)
  15. Boa noite, resolvido o problema.. comprei a bios na seventec, soldei e voila ... ressussitado do mundo dos eletronicos mortos Agora, fica a duvida .. porque a regravação não funcionou? será que o ci bios original tem alguma proteção de gravação, da defeito e passa a funcionar errado ou a peça que fica entre a cadeira e o teclado que não soube regravar? Tenho aquele gravador o En25t alguma coisa ... ele reconheceu o chip MXIC corretamente, apareceu os 32 Megabits e tals.. devo ter feito alguma coisa errada (marinheiro de primeira viagem na regravação de BIOS)

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Create New...