Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Tony Cezar

Membros
  • Posts Por Dia

    0.04
  • Posts

    151
  • Registrado em

  • Última visita

  • Créditos EBR

    15 [ Doar ]

Tudo que Tony Cezar publicou

  1. Os arquivos de BIOS com 4 MB (4096 Kbytes) precisam terminar no endereço 003FFFF0 (de 00000000 até ele), assim como os arquivos de BIOS com 8 MB (8192 Kbytes) precisam terminar no endereço 007FFFF0 (de 00000000 até ele). Já baixei arquivos com 4 MB que continham uma sujeira no código, terminando no endereço 00400000. Solução: editar esse arquivo no HxD e apagar essa última linha, salvando como um novo arquivo.
  2. Tony Cezar

    pedidos Acer-421 0622

    Na página do fabricante há a original, versão 2.04 para Windows, porém é necessário extrair somente BIOS, pois as informações da EC bios e KBC estão no mesmo arquivo (o que parece ter sido o seu caso, pois o arquivo ultrapassa 4096 bytes). Edite o título do tópico para Acer E1-421 -DA0ZQZMB6C1 REV C
  3. Você comentou sobre esse equipamento ligar sem vídeo, que a maioria dos casos que viu indicavam BIOS, porém tenho experiência diferente com esse modelo HP G42: Quando ele líga sem vídeo, chega a piscar a tecla caps lock (sim, amigos, ele tem LED nessa tecla)? Se pisca, é quase 100 % de certeza que é problema de BGA no(s) chipset(s) Sobre a nova BIOS, é realmente igual à original?
  4. Na remontagem, identifiquei que a tela estava praticamente solta dentro da tampa/moldura. Os alojamentos dos parafusos de fixação (5 de 7) foram fixados com resina. Contras dessa solução de contorno: -Não será possível ajustar o brilho da tela, que estará no máximo. -Necessária remoção de um componente da placa. -Saídas VGA/HDMI não poderão ser utilizadas, pois podem matar a tensão da tela. Prós: -Elimina a necessidade de troca do SIO, pois ao menos dois sinais necessários à alimentação da tela estavam ausentes. Para quem tem pouca habilidade e/ou equipamento ideal, reduz a zero o risco de dano aos componentes envolvidos e ou placa durante o processo. -Para o usuário que não utiliza vídeo externo, prolonga o tempo de uso do equipamento sem necessidade de substituição da placa mãe (cerca de R$ 350,00, atualmente)
  5. Solução testada e a implementar: *Remoção do R1200 *Ligação do pino 28 (3,3 V) aos pinos 29 e 30, distribuindo 3,3 V_LCD *Ligação do source do Q14 ao pino 15 do conector LVDS (B+/VIN_LCD, 19 V)
  6. Na verdade, perdi os 3.3 V do pad livre em frente ao C1345, tensão que vem de um MOSFET do outro lado da placa, saturado a partir de outro sinal do SIO.
  7. Olá, amigos. De fato, deu BO sim, @flaviomac. Tinha feito a derivação de tensão pra saturar o MOSFET e tinha dado certo. Porém, ao conectar o monitor na VGA a imagem sumiu novamente. Constatei que perdi mais um sinal vindo do SIO...
  8. Amigos, Essa fonte, assim como todas as PS-305D da WEP/Griffin e outras que utilizam seu projeto como base, possuem knobs atravás da PCB do display que permitem a correção destes valores mostrados. Basta aferir a saída com o multímetro da sua confiança e ajustar o valor mostrado com pequenos giros à esquerda e direita em cada função.
  9. A propósito, @isaacponce. Vi o seu vídeo deste reparo e já me ajudou bastante. Minha fonte parou há um tempo atrás e abri para analisar. Substitui vários resistores com terminais enferrujados e oxidados - depois de já ter vivenciado esse problema da tensão no máximo - porém agora só consigo 27 V na saída e ao alimentar um simples cooler de 12 V/ 0,125 A de uma fonte ATX antiga a tensão cai para, no máximo, 2,5 V... Aqui no fórum temos o esquema para que eu possa conferir esses valores? Já ficou claro que não podemos confiar nas gravações nos PCB´s...
  10. Dica de melhoria: troque os transistores 2N3773, pois historicamente, não são fabricados há muitos anos e existem aos milhares falsificados.
  11. Dormi, acordei e pensei durante toda a manhã nesse detalhe e resolvi colocar em prática uma alternativa: * Julguei muito complicado - e arriscado - fazer qualquer intervenção no U12 (Super IO). Desisti de levantar o pino 99 para cortar a comunicação com o circuito LVDS e parti pra algo bem mais simples: reposicionei o R1200 em 90º, soltando-o do pad onde estava conectado o terminal 1, deixando-o desconectado da placa, mas ainda deixando conectado o terminal 2. Desta forma, eu isolei a conexão com o pino 99 que libera o sinal LVDS_VIN do Super IO (que está zerado), evitando também que qualquer sinal/tensão trafegue no sentido contrário. *No circuito original, calculei qual a tensão resultante no terminal 2 do R1200 - de 180 K - que é de aproximadamente 2,7 V, porém não encontrei nenhum ponto próximo ou conhecido onde eu pudesse obtê-la. Resolvi então usar a tensão original de 3,3 V para injetar no terminal 1 do R1200. Essa sim nós temos aos montes, inclusive no próprio conector CN28 da tela! Medi e encontrei um pad vago na placa com 3,3 V em frente ao C1345 e fiz um jumper com o terminal 1 (desconectado da placa) através de fio bem fino - por acaso utilizado num antigo desbloqueio de PlayStation. *Conectei a tela, liguei a placa e... SUCESSO! Não ficou muito bonito,mas funciona! Deixarei a máquina ligada em teste até amanhã para, depois de OK, montar e devolver para o cliente que está ansioso e precisando do equipamento.
  12. Com base no esquema do Super IO (U12, ITE IT8502E), verifiquei que o sinal LVDS_VIN é proveniente do pino 99 e que há continuidade direta deste com o terminal 1 do R1200. Esperava encontrar aí uma tensão de 3,3 V, segundo o datasheet que está ausente. Resumindo a questão até aqui, máquina quando inicializa sem tela ou VGA conectados carrega BIOS e sistema operacional, apresenta vídeo e funciona normalmente! Ausente a tensão VIN_LCD nos pinos 14 e 15 do CN28, que alimentam a tela e algo faz a placa travar se VGA estiver conectada ao ligar. Mais perguntas: *Quem é responsável por habilitar este sinal no Super IO? Seria o sinal de entrada proveniente do pino 88, NB_LCD_PWR_EN ? *Como uma alternativa de contorno do problema, eu poderia levantar o pad desse pino 99 e derivar uma tensão de 3,3 V de um outro local - por exemplo, a mesma que chega nos pinos 16 e 17 no CN28 - no terminal 1 do R1200, sem prejuízo dos demais circuitos?
  13. O item marcado é chipset equivalente ao PCH da Intel e que incorpora as funções de GPU. Ambos, ele e o processador (à direita e sem o cooler e dissipador), usam a tecnologia BGA (Ball Grid Array) que a tecnologia de soldagem sobre a placa.
  14. Removi os dois MOSFETs desse circuito - Q13 e Q14 - e eis aqui minhas medições: Source do Q14 e lado 1 do R196: 18,86 V Dreno do Q14: 0,33 V Gate do Q14: 18,86 V R1199, dois lados: 18,89 V B19, dois lados: 18,86 V (VIN) Source do Q13: 0 (GND) Dreno do Q13: 18,89 V Gate do Q13: 0 R1200, dois lados: 0 (ENTRADA LVDS_VIN) Todos os resistores testados estão com valores OK. Nenhum capacitor em curto. Pergunta: quem gera a tensão LVDS_VIN?
  15. Encontrei no tópico ...os esquemas do circuito LVDS postados pelo usuário @rampa Identifiquei que a tensão VIN_LCD que alimenta a tela é fornecida pelo dreno do MOSFET Q14, chegando pelos pinos 14 e 15 . É esta mesma tensão que me referi numa postagem anterior que decresce durante a medição. Desta vez, partiu de 1, 15 V e caindo: (estou editando o post onde medi as tensões com a pinagem correta, que seria de 30 para 16 e não de 1 a 15)

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...