Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

LEONTEC

Amigo EletrônicaBR
  • Posts Por Dia

    4.69
  • Posts

    11.582
  • Registrado em

  • Última visita

  • Vitórias

    93
  • Créditos EBR

    19,698 [ Doar ]

Posts publicados por LEONTEC

  1. 1 hora atrás, rema.rsd disse:

    desculpe a dúvida: preciso verificar se todos esses sinais estão presentes com a pplaca alimentada, certo?

    Quando você aperta o botão de ligar, você deve conferi quais bobinas vai subir tensão. As tensões do S5 (standby) já está presente é o que parece. A sequencia de start vai ajuda-lo a entender quais tensões vai subir depois do start do equipamento e com isso você vai consegui chegar na fonte ou linha defeituosa. 

     

     

    • Joinha 1
  2. @James Walker , tudo na paz homem? 

     

    Só uma pequena observação: Quando a placa está ligando sem apresentar vídeo, o BIOS a ser regravado é o chip MAIN. 

    Você chegou a realizar aferição da sequencia de start? A fonte que desperta no S3 da sequencia é a fonte +1.5VP assim que o sinal SYSON é enviado pelo SIO KB926. 

    Veja também essas outras tensões quando a placa ligar. 

     

    Captura de tela 2024-02-09 093214.png

    • Joinha 1
  3. 14 horas atrás, Apexamplifier disse:

    removi a ci de BIOS, e alimentei a placa com os 19V, surgiu as tensões S5_ON e  DNBSWON#, e surgiu os 3V na bobina do PU15

    Bom dia brother! Ao remover o chip a tensão permaneceu em nível alto. Está substituindo o chip BIOS por um chip novo e sendo o mesmo modelo do original da placa? Não me parece ser defeito do PU15. Mas por desencargo você queira troca-lo, fica a sua vontade.

     

    Esse consumo ao injetar tensão na linha já nos diz que tem algo consumido correte, e como os integrados tem proteção, então pode ser isso que está fazendo a queda da tensão. 

  4. @saleralon , veja se existe tensão LVDS_VIN chegando ao R449 com a placa ligada. O mosfet Q51 é canal P, ele satura com tensão menor em relação ao source desse mesmo. Quem ajuda na saturação do Q51 é o sinal LVDS_VIN junto com o mosfet que Q53.  LVDS_VIN é enviado pelo EC.

     

    Outra possibilidade que vejo com base em suas informações é, teria ocorrido rompimento da malha ou mesmo do fusível já que foi feito um jumper e mesmo assim a tensão não chega ao seu destino.

     

    Seria bom verificar quais tensões você encontra conector onde é plugado o cabo do display.

    Muitos desses sinais dependi de algum outro sinal envia pela PCH ou pelo EC. Se o bloco da PCH que envia sinais para habilitar algum circuito da LCD não tiver operante por conta de falta de alimentação, o mesmo pode não enviar alguns sinais.

    EDP_HPD

    +VIN_LCD aqui vc já disse que não tem! 

    BL_ON_CON

    +3.3V_LCD_C

     

    Veja se tem imagem no funda da tela com a lanterna do celular. 

  5. Em 13/01/2024 às 17:39, Apexamplifier disse:

    o 3V primario tenta subir mas é derrubado, não consigo encontrar o curto

    Bom dia! Remova o jumper PJP9 da linha da tensão +3VS5 do circuito do PU15. Depois veja se a tensão 3.3v vai subir e permanecer por mais tempo presente na PL23. As tensões que devem está presente em standby são: +VIN 19V, +3VPCU 3(.3v), +5VPCU (5V) e +5VS5 que você diz está presente no S5 (standby).

     

    Abrindo o jumper você vai poder verificar se tem algum componente em curto matando essa tensão ou se é o próprio integrado PU15 com defeito.  As fontes 3.3v e 5v, ambas são habilitadas pelo sinal S5_ON, mas pelo que entendi, esses sinas partem de setores diferentes, o PU15 recebe esse sinal do SIO por isso deixa a tensão 3.3v suspensa até o botão de ligar ser acionado. Já o integrado PU14 recebe o sinal para ser habilitado do pino 5 do PU15 (+3VPCU) que é uma tensão S5, por isso a PL22 já permanece com 5v. 

     

     

    Se estiver aferindo os indutores na escala de aferição de diodo (bipe), pode ser que isso seja o motivo de acursar baixar resistência em suas aferições. Use escala de resistência ôhmica 200.

    • Joinha 1
  6. @Rogerio Nascimento , achei a folha de dados do NTC6686D, esse modelo tem um diferença no ultimo digito numérico 6 por 5 que faz parte do modelo do NTC da sua placa. Você pode comparar os pinos e verificar se o pino ligado o botão de ligar está zerando quando vc fecha um rápido curto nos terminas do painel frontal. Pode também fechar um curto entre fio verde + gnd da fonte ATX para força o start do equipamento. 

     

  7. @James Walker , bom dia! Meu Brother, sem problemas, pode chamar quando quiser. Estou ausente do fórum porque estou terminando um curso que estou estudando e ao mesmo tempo estou organizando a minha assistência e ampliando a loja etc. Mas sempre que posso estou por aqui. Quando terminar tudo off, volto ativamente ao EBR.

     

     

    Vi que você está bem assessorado por profissionais competentes e já lhe adianto que suas chances de resolver esse problema com ajudas desses mutantes da eletrônica é 100% de acerto. Os caras não são desse mundo. Boa sorte!;D

    • Joinha 1
  8. @gab69 , a minha dúvida era mais com relação ao pino ser diferente entres os chips. Se você tem o mesmo chip, senda um de 64MB e outro 128MB, acredito que você pode gravar os 64MB no chip de 128MB pois ele tem espaço suficiente para o arquivo de 64MB, já o oposto não pode ser feito. Tens que verificar via folha de dados do Ci se os pinos do dois são compatíveis para não ter problema e causar curto.

  9. 6 minutos atrás, Rickmatu disse:

    Entendi, então essa parte está zerada, mas o notebook ainda está funcionando. Essa parte está relacionada a qual área?

    Esse capacitor está na linha de 19V que chega ao mosfet de alta do circuito do integrado PU601. Essa é a fonte  que gera alimentação 1.2V dos módulos de memoria RAM. Os dois componentes com setas vermelhos, ambos fazem parte desse circuito, o componente pequeno é um capacitor cerâmico, e outro é uma bobina (indutor).

    • Joinha 1
  10. 33 minutos atrás, Rickmatu disse:

    Olá pessoal, preciso de um auxilio, pois meu notebook está sem som

    Está sem som, ou não liga de forma nenhuma? O unico problema do equipamento é somente o som ou tem mais problema? 

     

    13 minutos atrás, Rickmatu disse:

    Entendi, então essa parte está zerada, mas o notebook ainda está funcionando.

    Mas se o equipamento está funcionando e o problema é só o som, não entendo porque queres mexer em outro circuito.

  11. @Rickmatu , o conector da imagem dos altos falantes é chamado na placa de JSPK1. Esses 4 pinos são as saídas de som da placa, e quem gerencia o som da placa é o integrado UA1. Essas saídas tem uma ci ESD protection, veja se alguma dessas linhas apresentam curto, se sim? Remova o ci DA3 ESD se caso ele estiver presente placa. 

    Testou com outro alto falante? Veja se encontra tensão nas saídas de som...

    Captura de tela 2023-10-29 181338.png

    • Joinha 1

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...