Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

rodrigodf

Membros
  • Posts Por Dia

    0
  • Posts

    8
  • Registrado em

  • Última visita

  • Créditos EBR

    1 [ Doar ]

Informação Pessoal

  • Sexo
    Male
  • Localidade
    Brasília

Conquistas de rodrigodf

Novato

Novato (1/14)

0

Joinhas

  1. O estabilizador que tenho aqui é um da SMS, ele converte de 220V para 110V e na etiqueta dele mostra Potência: 500/500va. Tentei ligar nele só pra ver se o compressor estava funcionando mesmo. Antes de ligar o compressor ao trafo medi com o multímetro a saída e deu 119V e não fez nenhum barulho, então desliguei da tomada, liguei o compressor (desligado) no trafo e então liguei o trafo na tomada e antes de ligar o compressor o trafo começou a fazer barulho e poucos segundos depois a sair fumaça.
  2. Olá pessoal... Comprei um mini compreensor de ar de 110V que na etiqueta indica 300W de potencia. Aqui onde eu moro a tensão é de 220V, então tentei liga-lo em um estabilizador de 500W para testa-lo, mas aconteceu uma coisa estranha... mesmo com o compressor desligado o fusível do estabilizador queimou quando liguei na tomada! Então fui em uma loja de eletrônicos aqui perto de casa e pedi para testa-lo em um transformador de 500W da Indusat e aparentemente funcionou corretamente pois ele ligou por alguns segundos. Não comprei o transformador nessa loja pois estava caro, então fui em outra loja e comprei um transformador também de 500W da Force Line. Quando cheguei em casa para testar liguei o compressor novamente desligado ao transformador e quando liguei o transformador na tomada ele começou a fazer barulho e logo começou a sair fumaça... Não estou entendo como isso pode acontecer com o compressor estando desligado! Alguém sabe o que pode estar acontecendo e se tem como eu fazer algum teste pra saber se ele está realmente com defeito? Obs: As ligações do transformador estavam com o lado 220V na tomada e o lado 110V no compressor.
  3. Eu já tinha dado uma olhada nesse link tecgess, mas os cálculos feitos lá consideram apenas os alto falantes e então ele usa as formulas para calculo de resistências para chegar ao resultado. Mas pelo que vi no caso do exercício não poderia ser feito dessa forma pois os alto falantes são considerados como sendo resistências, e nesse caso teríamos reatância e resistência no mesmo circuito.
  4. Certo Willian, é mais ou menos o que eu estava pensando... Pode me dizer se meu raciocínio está certo? Eu fiz assim... Primeiro calculei a reatância capacitiva do capacitor usando a formula Xc = 1/(2πfC) ou 1/ωC que daria os 72,34Ω que ele da na resposta. Ai usei a formula para calcular impedância em série Z² = X² + R² para calcular a impedância equivalente entre o alto falante e o capacitor, que da 72,45Ω. E finalmente calculei a impedância total calculando a impedância que acabei de encontrar com a do outro alto falante: Zt = (4 . 72,45)/(4 + 72,45) = 3,79Ω. Dessa forma está correto? Pois arredondando o resultado que eu encontrei da a resposta final apresentada no livro, mas o que está me intrigando é que na explicação da resposta ele soma os 72,34Ω da reatância capacitiva com os 4Ω do alto falante chegando a 76,34Ω na malha do tweeter.
  5. Boa noite Willian, na verdade nesse ponto do livro ele não tratou sobre engenharia acústica, esse exercício na verdade está em um capítulo que fala sobre eletromagnetismo. Ele usou o alto falante para exemplificar como a corrente elétrica pode gerar um campo magnético na bobina e assim fazer o alto falante produzir som. O cálculo de impedância foi visto em um capítulo anterior, mas com poucos exemplos de cálculo. Como estou iniciando meus estudos em eletrônica alguns conceitos ainda não estão muito claros para mim, e o que eu gostaria de saber é exatamente sobre o uso das formulas e a maneira correta de calcular a impedância, e no caso desse exercício quais foram os passos que ele usou para chegar ao resultado.
  6. Olá pessoal, estou lendo o livro de eletrônica do Gabriel Torres e estou gostando bastante. Porém uma coisa que estou tendo dificuldade é que alguns exercícios não são resolvidos tendo apenas as respostas. Em alguns deles que eu estava errando as respostas refiz algumas vezes e consegui chegar no resultado apresentado no livro, mas tem um que está me deixando com algumas dúvidas. É o exercício 2 do capítulo 10. Ele pede para calcular a impedância de uma caixa de som mostrada em uma imagem (que coloquei em anexo). Na resposta ele diz: "3,8Ω. A 1 kHz, o capacitor terá uma reatância de 72,34Ω, fazendo com que a malha do tweeter tenha uma impedância de 76,34Ω(72,34Ω + 4Ω). Esse valor em paralelo com os 4Ω do woofer da 3,8Ω." Usando as formulas para cálculo de resistores (que também são usadas quando tem apenas um tipo de componente no circuito) se chega ao resultado apresentado. Isso é, somando as reatâncias que estão em série e depois usando a formula para cálculo de resistores em paralelo. Mas minha dúvida é: os alto falantes não são indutores (pois tem uma bobina dentro)? E nesse caso eu não deveria usar as formulas para o cálculo de reatância em circuitos LC? Em série: X = Xl - Xc, e em paralelo X=(-Xl x Xc)/(Xl -Xc). Agradeço se alguém puder me explicar como ele chegou a esse resultado... [EDITADO:Alterar prefixo]
  7. Boa noite pessoal! Fui técnico em informatica e hoje sou analista de sistemas, sempre adorei eletrônica mas nunca tive tempo de me aprofundar no assunto. Estou aqui pois pretendo aprender e quem sabe futuramente repassar conhecimentos. Obrigado!

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...