Ir para conteúdo
  • Cadastre-se
  • Posts Por Dia

    0
  • Posts

    6
  • Registrado em

  • Última visita

  • Créditos EBR

    0 [ Doar ]

Últimos Visitantes

231 visualizações

Conquistas de Nesty

Novato

Novato (1/14)

0

Joinhas

  1. Nesty

    dúvida Controle de válvula

    Oi moçada, Ok, entendi que vcs acham não ser possível resolver com a primeira idéia. E com a segunda?
  2. Nesty

    dúvida Controle de válvula

    Oi mestre, Não se trata de uma situação teórica, não. Se eu puder colocar de forma mais simples ainda: "A única fonte de alimentação é uma placa solar de 5-6V. Preciso com isto gerar um pulso de no máximo 20 V e 20 milisegundos e no mínimo 6V e 500 milisegundos. 6 Ω de resistência, 4700 uF de capacitância e 12 mH de indutância são as características elétricas da carga". As características da válvula são informações do fornecedor dela. Se alguém desconfiar que o fornecedor esteja errado e me disser como fazer, posso tentar medir e posto aqui. O desenho acima não é a carga é uma forma (esta sim ainda teórica) que pensei em como resolver esta elevação de tensão que preciso: carregar 4 capacitores de 5V e descarregá-lo com 20V passados à carga para abrir ou fechar a válvula. Não estou dizendo que exista isto ou que alguém já tenha feito. Estou tentando resolver e teóricamente esta parece ser uma forma. Se ela tem algum problema, estou aberto a críticas. Esta válvula para abrir ou para fechar necessita de um único pulso (um pra cada movimento, óbvio). Segundo o fabricante este pulso deve ter tensão entre 6 e 20V e largura de 20 a 500 miliseg. Provavelmente (esta informação o fornecedor não diz) a tensão menor movimente a válvula mais vagarosamente, por isso creio que se refira ao pulso mais largo, e a tensão maior movimente a válvula mais rápido, por isso o pulso mais curto. Não sei se posso deixar aqui um contato para explicar melhor o problema. Se puder, me digam que pode ser que fique melhor para explicar. Outra forma, seria carregar um capacitor de 5V e usar um conversor DC-DC no momento do descarregamento para elevar a tensão a 20V, apenas temo que um capacitor para armazenar a energia necessária para a tarefa pode demorar muito pra carregar. Por isso estou pensando primeiro em chavear 4 capacitores de 5V para obter no início do transiente 20V. Proponho-me a testar o que conseguirmos bolar aqui e postar o resultado.
  3. Nesty

    dúvida Controle de válvula

    Pensei em quebrar em 2 partes o problema: 1. De maneira bem simplória, pra obter a partir de 4 capacitores que seriam carregados a 5V um capacitor de 20V pra ser descarregado, pensei se seria possível carregá-los e, paralelo e descarregá-los em série... 2. Agora, a pergunta seria: é possível descarregar um capacitor gerando um patamar de 20 milisegundos a 500 milisegundos com uma tensão entre 20V e 6V 3. Sabendo que a válvula tem 6 Ω de resistência, 4700 uF de capacitância e 12 mH de indutância¨, como deve ser o circuito e como devo dimensioná-lo?
  4. Nesty

    dúvida Controle de válvula

    Oi mestre, Sim. Tenho um módulo que será alimentado com a mesma placa solar, terá que armazenar em uma pequena bateria de 3,7v para o Arduíno. Estou usando um Uno, mas tentarei trocar por um MiniPro. O único atuador é esta válvula. Pensei na solução de ter uma bateria de 12V, recarregável, mas achei esta solução desproporcionalmente cara e meio porca, por isso passei a pesquisar por algo mais adequado, se for possível encontrar...
  5. Nesty

    dúvida Controle de válvula

    Pessoal, Sou novo aqui no fórum e gostaria de compartilhar um problema. Necessito controlar uma válvula cuja alimentação é de 6-20 V DC, e para abri-la ou fechá-la preciso de um pulso de largura entre 20 e 500 mili segundos. A impedância dela é de 6 Ω de resistência, 4700 uF de capacitância e 12 mH de indutância. Isto é, creio que então eu precisaria descarregar entre Meu sistema é alimentado com uma placa solar de 5 V. É possível carregar um Capacitor a 5V e depois descarregá-lo para abrir ou fechar esta válvula? Se for possível do que eu precisaria e como posso dimensionar isto?
  6. Nesty

    apresentação Sir

    Oi moçada, sou um entusiasta em eletrônica e empresário. Tenho interesse a conhecer feras da eletrônica e trocarmos idéias de soluções para os diversos problemas práticos que encontramos na área.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...