Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Delano Lima de Carvalho

Membros
  • Posts Por Dia

    0.02
  • Posts

    36
  • Registrado em

  • Última visita

  • Créditos EBR

    15 [ Doar ]

Informação Pessoal

  • Localidade
    Macaé / RJ / BR

Últimos Visitantes

429 visualizações

Conquistas de Delano Lima de Carvalho

Novato

Novato (1/14)

11

Joinhas

  1. @LSL, por acaso abri o YouTube e me veio esse vídeo como sugestão. É a demonstração de uma fonte ATX com tensão variável.
  2. @LSL, não conheço, mas tenho uma fonte ATX desmontada. Poderia ser usa com a tensão de 3.3V? Não daria pra ver consumo, mas se esquentar alguma componente da pra verificar.
  3. @LSL, levantei as pernas 13 e 29 e aparentemente o curto continua. Vou verificar os capacitores que vocês listou. Só estou com receio de não conseguir volta-los para placa (tive dificuldade com o que retirei perto do regulador de tensão, consegui solda-lo mas ficou todo torto), mas vou tentar com os maiores pra ver se vai. Quanto ao C395, que você perguntou se tava em curto com o GND, tanto ele quanto o C393 e C396 na escala de continuidade dando 012. Tive observando a placa e o esquema e com relação a aquele chamuscado perto do conector, aquela região ali (6 furinhos) está morta, olhando do outro lado da placa, a trilha vai onde seria o pino 1 do IC305 e um capacitor (que não existem na minha placa) e só. No lado do chamuscado não vai para lugar nenhum.
  4. @LSL, tudo bem. Então vamos focar na linha de 3.5V. Eu retirei o capacitor da entrada do regulador de tensão e o capacitor está sem continuidade (batendo infinito), mas to com muita dificuldade de voltar ele pra placa com ferro de solda. Vou comprar álcool isopropílico e fluxo pra ver se melhora, além de ficar difícil de posicionar eele direitinho quando acho que a solda pegou ela fica fraca e solta. Quando falei em dreno do IC414 foi antes de eu ver que ele era um regulador de tensão, antes tava achando que era um mosfet. Depois que vi que ele baixa de 12V para 8V, mas esqueci de voltar pra mudar para GND. Mas vou seguir tua linha de foco nos 3.5V que com certeza teremos mais resultado. Vou verificar cada um dos capacitares que você indicou na placa e dependendo como for vou tirando eles. Só vou ter que me habituar com esses SMD e pegar prática com eles. Amanha te dou mais notícias. Abraço!
  5. @LSL, eu tava analisando flat que torrou e bati continuidade e as vias que se perderam no flat foram as 17 (3,5V), 18 (3,5V) e 19 (8V). Eu desconfio que o problema maior foi na via 18 e ela danificou as outras. Talvez essa informação seja interessante e te ajude a ter um foco maior, se é que você já não tinha identificado isso por outros meios. Passando aqui pela trilha do CON_+8V (que é a que vai no pino 19 do conector dos controles) cheguei no PS007 e quando fui testar ele esta a continuidade ta dando 1300 (ponteira próximo ao dreno do IC414) e 650 invertendo as ponteira. Acredito que esteja aberto. Medindo resistência nele ta dando 16,68kohm. Fui verificar o IC414 e notei que o IN ta em curto com o GND e verifiquei também o C499 que apresentou curto também. Não sei se tem alguma regra aqui no fórum quanto a passar contatos, mas caso possa e não for inconveniente para você, você poderia me passar o WhatsApp?
  6. @LSL Sendo assim eu deveria verificar o C395 que vai no pino 1 do IC306, como o C397 iria no pino 1 do IC305? Em paralelo com o C395 tem os C393, C394 e C396. Vejo um por um?
  7. @LSL, retornei o C365 para a placa. O outro que você pediu para retirar, o C397, não tem na minha placa. No caso a minha placa não tem o IC305, tem o IC306. Na placa também não tem o C398, R361, R360, R362, entre outros. no lugar deles só tem os pontinhos de solda sem o componentes. Acredito que seria de revisões anteriores.
  8. @LSL, tirei ele da placa, mas parece que não é ele. A tensão continua igual (0.11V) no PS14 e ainda apresenta curto com GND. Medi continuidade no capacitor e está a ausente. Retorno ele para placa? OBS.: teste de fogo vai ser agora, ferro de solda, componente minúsculo e eu inexperiente... Mas vamos lá... hehehe
  9. @LSL, vamos lá! Teste o PS014 e ele está aberto, vou ter que substituir. Quanto ao capacitor é o C365 que vc diz? Na placa ele ta dando 003 de continuidade e o capacitor C498 (perto do regulador de tensão) ta dando 006. vou retirar esse C365 para ver. O banco de resistores que você diz é o RB398, não é? Já te dou um retorno.
  10. @LSL, ta em curso ta dando 001 na escala de continuidade. Medi também na escada de resistência 0.05 ohm em relação ao GND.
  11. Ok, @LSL! Segue a foto com as medições: Precisando de mais alguma medição é só falar. OBS.: aproveitei esta foto que já estava no album, mas o PS014 não está mais na placa.
  12. Olá, @LSL! Removi o PS014 e refiz as medições. Seguem iguais as que encontrei anteriormente, iguais a da citação abaixo: Tem alguma sugestão do que devo fazer agora? Ah... mandei as fotos que você me pediu, conseguiu visualiza-las?
  13. Olá, amigos! Estou iniciando este tópico com o intuito de compartilhar as instruções de como desmontar da forma mais recomendada ou prática os os notebooks a seguir: Acer Aspire 4320 Acer Aspire4720 Acer Aspire 4720G Acer Aspire 4720Z A forma que o fabricante recomenda pode ser encontrada no documento (em inglês) que está neste link: Aspire 4720G/4720Z/4720/4320 SeriesService Guide Abaixo segue um vídeo mostrando fotos e destacando os parafusos e partes a serem soltas passo a passo: Abaixo segue vídeo mostrando a desmontagem na prática: https://www.youtube.com/watch?v=_F6PAnx88Ig Espero que seja útil. Um abraço!
  14. @Arrow , eu vou remover o mosfet para fazer os testes, o problema é que não tenho fonte assimétrica pra fazer esses procedimentos, pois não trabalho com eletrônica, sou apenas curioso. Além disso não encontrei o esquema da placa filha em lugar algum, somente achei o esquema da placa mãe. Estou quase comprando uma outra placa filha pra ver se com sorte mato o problema nela. Caso o problema já estiver na placa mãe aí vou vendo como faço, porque de todo modo vou ter que ter sucata caso não achei pra venda o componente possivelmente danificado. Caso lembre de algo deixa uma mensagem, por gentileza. Obrigado pelo disponibilidade!!!!
  15. Boa noite! Ainda não pude retirar o MOSFET para ver como fica, mas vim acrescentar mais coisas que observei aqui. Com a placa de alimentação conectada somente na fonte, no mosfet PQ20 medi 18,68V tanto no Drain quanto no Source e 8,6V no Gate. Fazendo a mesma medição quando a placa de alimentação conectada a placa mãe, a tensão cai para menos de 1V. Nessa condição a tensão na bobina também cai. EDIT: Amigos, Por acaso alguém tem como verificar no esquema da placa DA0z01PB6F0 REV:F qual é o componente PQ20? Eu havia lido em um outro tópico que se trata do Mosfet SUD45P03-15, mas olhando no esquema da placa mãe reparei que esse é o PQ9, que fica logo depois do conector entre as duas placas e vai para a bateria. Portanto acredito que o PQ20 possa ser um componente diferente. Se alguém puder verificar ou disponibilizar o esquema para eu verificar e tirar essa dúvida poderei fazer os testes corretos no componente.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...