Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Josemar Simão

Membros
  • Posts Por Dia

    0.03
  • Posts

    60
  • Registrado em

  • Última visita

  • Créditos EBR

    7 [ Doar ]

Tudo que Josemar Simão publicou

  1. Olá @Nandafsc, você conseguiu identificar o componente correto? Tny279 ou tny280? Estou com uma fonte exatamente com o mesmo problema.
  2. Com esses artefatos na tela, talvez seja algum problema com memória.
  3. Olá amigo, outro fator importante é o Ron. Como você não especificou a aplicação, situações em que a corrente é muito elevada produz um Vds alto caso o Ron não seja baixo o suficiente. Normalmente, um substituto com um Ron menor é melhor.
  4. Pessoal, bom dia!! A placa mãe é uma asus P8H67-M EVO que desarma a fonte quando a CPU é mais requisitada. Já testei com outras fontes e o problema continua. Esta placa possui um VRM com 8 fases para a CPU, 2 fases para vídeo integrado e 2 fases para o controlador de memória. Na figura marquei os MOSFETS correspondentes às fases da seguinte forma: 1 - MOSFETS correspondentes a 2 fases que alimentam o vídeo integrado. 2, 3, 4 e 5 - MOSFETS que alimentam a CPU. 6 - MOSFETS correspondentes a 2 fases que alimentam o controlador de memória. Os MOSFETS do bloco 3 esquentam muito (entre 80º e 90º medidos com um termopar tipo sonda) enquanto os dos blocos 2, 4 e 5, que também alimentam a CPU, praticamente não esquentam (< 40º). A tensão medida após os indutores destes blocos é 1,29V e a tensão medida antes dos indutores é 1,29V (blocos2, 4 e 5) e 1,36V (bloco 3). A conclusão é de que apenas os MOSFETS do bloco 3 estão conduzindo corrente. Isso justificaria a alta temperatura no bloco 3. Gostaria da ajuda dos colegas para as seguintes questões: 1) Existe algum sinal do VRM para proteção que esteja desligando a fonte? (não vi nenhum sensor de temperatura ou coisa parecida) 2) Como o VRM faz o equilíbrio das fases? (Não vi nenhum controle para balanço da corrente nas fases da CPU) 3) É possível que os MOSFETS do bloco 3 esteja fora das características padrões (tipo o Ron mais alto ou mais baixo) e provocando o desbalanceamento entre as correntes de fases? 4) Estou pensando em remover os indutores do bloco 3 e deixar todo o trabalho com os blocos 2, 4 e 5. Isto é seguro? Agradeço se puderem me ajudar. Josemar
  5. Bom, pra finalizar o tópico, fiz alguns teste instalando o linux e a placa funcionou bem. Obrigado a todos.
  6. Olá, fiz o ME na PCH como orientado e funcionou. A placa inicializou. Vou fazer alguns outros testes agora e instalar algum sistema para ver o desempenho. Muito boa dica, valeu!!!!
  7. Em relação ao processador você deve identificar o soquete presente no seu note. Depois escolher um novo processador para este soquete. O problema é descobrir quais processadores são reconhecidos pelo BIOS do seu note. Uma forma seria verificar outras versões deste modelo que foram lançadas e identificar os processadores que foram utilizados.
  8. Josemar Simão

    boardview ASUS P8H61-M-LX3-R2.0 Boardview

    Este é o modelo exato que estava procurando. Esta me ajudando no diagnóstico do problema.
  9. Josemar Simão

    bios ASUS P8H61-M LX3

    Este modelo não é exatamente o que procurava, mas me ajudou a entender que existem várias revisões de um mesmo modelo de placa.
    Me ajudou a identificar uma sequência de análise e reparo.
    Me ajudou a identificar uma sequência de análise e reparo.
  10. Josemar Simão

    esquema ASUS P8H61 - Repair Guide

    Me ajudou a identificar uma sequência de análise e reparo.
  11. Olá, você deve corrigir o formato do título para receber ajuda. O título do tópico deve seguir este padrão: [Marca e Modelo do Aparelho] + [Modelo da Placa] + [Defeito]
  12. Então, se você trocar o processador, mas não trocar o HD o resultado pode não ser tão bom. Isso acontece por causa do paginamento de memória virtual. Você pode até desabilitar este paginamento, mas para isso precisa ter muita memória. No seu caso, você já trocou para 4GB. Não sei se fará outra troca de memória. Então, inicialmente a troca do HD por um SSD me parece mais recomendada. Você sabe se seu note pode aceitar mais memória? O Windows 32bits só acessa 3GB dos 4GB que estão instalados. Para utilizar mais memória, tem que instalar o Windows 64bits.
  13. Para escolher um SSD eu comparo o desempenho dos modelos no site do PassMark. https://www.harddrivebenchmark.net/ssd.html Verifique os grupos: High End High Mid Range Low Mid Range Low End
  14. Memória seria outro upgrade interessante. Mas você precisa verificar: 1 - Modelos de memória que o fabricante recomenda. (Não esqueça de observar a tecnologia: DDR2, DDR3, DDR4) 2 - Qual a máxima capacidade de memória suportada? 3 - Qual a máxima frequência suportada. Se puder colocar, digamos uns 16GB e você estiver utilizando o Windows. Sugiro que desabilite o disco virtual na configuração do computador.
  15. Olá, Normalmente pode-se fazer upgrade de memória, CPU e HD. Memória e CPU são os que são ais difíceis, pois você tem que ver toda a compatibilidade dos modelos. Além disso, corre o risco de comprar, colocar e não funcionar. Isso se você achar os componentes mais antigos. Agora, um upgrade que pode ser simples e gerar bons resultados é o do HD. Pela foto é possível perceber que seu HD é conexão SATA, mas é mecânico. Troque ele por um SSD SATAII ou SATAIII. Isso fará muita diferença no tempo de inicialização.
  16. Olhando alguns parâmetros nos dois datasheets, eles parecem ser muito parecidos. Apenas encontrei uma pequena diferença do range da tensão de entrada do VFB e do ISENSE. No UC3843B é de -0,3V até +5,5V. Já no TI3844P é de -0,3V até +6,3V. Ou seja, um range maior.
  17. É comum os capacitores ficarem com baixa impedância ou em curto? Neste caso, devo testar todos um por um, certo?
  18. Testei com uma placa de vídeo, mas ele não prossegue com o boot e não dá vídeo.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...