Ir para conteúdo
  • Cadastre-se
  • Posts Por Dia

    0.01
  • Posts

    11
  • Registrado em

  • Última visita

  • Créditos EBR

    11 [ Doar ]

Informação Pessoal

  • Localidade
    Rio de Janeiro

Conquistas de Aruá

Novato

Novato (1/14)

1

Joinhas

  1. Valeu pessoal. Vou tentar fazer tudo o que foi sugerido, e assim que terminar posto aqui se deu certo ou não.
  2. Obrigado mais uma vez, boards! Como já disseram aqui, e eu pude confirmar pelo esquema da placa, as linhas RTCVDD e RTCRST vão direto pro chipset. Me corrija se eu estiver falando bobagem, mas acho que não dá pra saber se a alimentação da bateria chega onde tem que chegar porque o chipset é BGA, e os pontos de solda ficam inacessíveis.
  3. Valeu, FLAVIO! Com a placa desligada, tensão da bateria aparece no pino 2 e sai no pino 3 do BAS40, então não sei se a culpa é dele, mas em todo caso, vou comprar um novo e colocar no lugar. Obrigado, boards! Como eu expliquei acima, a tensão da bateria aparece no pino 3 do diodo, com a placa desligada. E quanto a capacitores em curto ou baixa resistência, também acho que não é isso, porque essa placa está há uns três anos guardada numa prateleira, e a bateria continua com 3,2 volts. Agora é que eu tô tentando resolver esse problema, porque é uma plaquinha boa e dá pena jogar fora por tão pouco. Uma dúvida: você falou sobre verificar os capacitores C125 e C95. Como eu vou identificar esses capacitores na placa se eles não tem uma serigrafia identificando quem é quem?
  4. Obrigado! Fico com vontade de tirar o CI, pra limpar a placa melhor, e colocar um CI novo, o que você acha?
  5. Valeu mesmo, regisfatef! Segui a tensão da bateria com o multímetro e parece que encontrei o diodo. Naquele ponto que eu destaquei na foto abaixo, chegam os 3,3 volts da bateria. A tensão da bateria chega ao pino 2, e sai pelo pino 3 do BAS40-05, então esse diodo provavelmente está bom. Agora, dá pra ver na foto que tem muita oxidação nos terminais do IT8728F, que também recebe os 3V da bateria. Fico pensando se pode ser esse o motivo das informações não estarem sendo salvas com o computador desligado.
  6. Estou com uma GA-H61M-S1 que não mantém data hora e informações de BIOS quando o computador desliga, mesmo a bateria estando nova. O problema parece ser um diodo defeituoso, conforme imagem abaixo. O problema é que não consigo achar o diodo na placa mãe, porque os componentes não são identificados na placa (D1, D2, etc.) Alguém sabe me dizer onde fica esse componente D2 que aparece na imagem abaixo? Obrigado!
  7. O modelo do note é CQ42-212BR.
  8. Descobri uma resistência baixa entre os terminais do eletrolítico PC147, conforme esquema abaixo. Está medindo 12R. Será que essa resistência é normal ou pode ser um curto? Já tirei o capacitor da placa, além do RT8209A e o PQ39, pensando que podiam ser eles os responsáveis, mas não fez diferença. Continua dando 12R entre os pontos +1.05V e GND.
  9. Obrigado. Bem do lado do conector de entrada tem um componente PD16 (SK1045Y), que eu pensava ser um diodo com três terminais (dois terminais são ligados no mesmo ponto). Mas já ouvi gente dizendo que não é um simples diodo, e sim uma ponte retificadora. Não achei o datasheet dessa peça, então realmente não sei, e também não tenho o esquema dessa placa mãe. Você por acaso teria o esquema dela? Sabe me dizer quais são esses mosfets que eu tenho que verificar?
  10. Olá pessoal. Quando ligo a fonte em um notebook CQ42, ela parece se desligar ( o led verde que ela tem apaga). Acho que algum componente em curto na placa pode estar causando o problema, mas como a fonte se desliga, fica difícil ter uma ideia do que é, já que não tem tensão nenhuma pra acompanhar. Nenhum led no notebook acende, e medindo os componentes logo na entrada do conector DC in, não há tensão. A fonte só apresenta 19V quando é ligada e está desconectada do notebook. Podem me dar alguma ajuda, uma dica do que pode estar em curto nesses casos? Obrigado!

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...