Jump to content

Neo

Global Moderator
  • Content Count

    5,333
  • Avg. Content Per Day

    3.2
  • Joined

  • Last visited

  • Days Won

    12
  • Credit

    10718
  • Country

    Brazil

Neo last won the day on March 21

Neo had the most liked content!

Community Reputation

1,399 medal 8

About Neo

  • Rank
    Tradutor
  • Birthday 03/23/1981

Personal Information

  • Sexo
    Masculino / Male
  • Location
    Biguaçu sc
  • Personal text
    Following the White Rabbit!

Recent Profile Visitors

2,792 profile views
  1. Ele compara tensões, com base na queda de tensão após passar pelo circuito formador pelo indutor mais os resistores que aparecem abaixo dele no esquema, ele determina quanta corrente a carga está consumindo.
  2. Não é uma informação de que está ok, na verdade é com base na diferença de tensão entre os dois pontos cs1p e cs1n que o pwm determina quanta corrente está circulando sobre o indutor, isso acontece o tempo todo desde que a placa liga até o momento em que a fonte é desligada.
  3. @cristi Não é que não se possa, mas via de regra não da pra testar uma fonte chaveada sem o indutor e o filtro. Como lhe disse ali acima, o CI pwm não recebe feedback de corrente se não houver o indutor e o filtro, eles são essenciais para o correto funcionamento do circuito. 5VA_CS1P e 5VA_CS1N sem isto o pwm não tem como funcionar mesmo... Podes sim em alguns remover o indutor para identificar em qual lado está o curto, mas antes de fazer qualquer teste com a placa alimentada tens de colocar de volta, eu em momento algum sequer imaginei que o indutor estivesse fora da placa durante os testes, se não teria solicitado que colocaste ele de volta no lugar.
  4. A menos que o indutor esteja fora da placa, o capacitor está conectado diretamente através dele, o indutor nada mais é do que um pedaço fio enrolado em um núcleo... Tem duas análises pra ser feitas: Uma é essa de que há realmente um curto ou problema no circuito do pwm. A outra, e que até faz mais sentido, é essa que o @e1D comentou. ESR elevada no eletrolítico de saída, ou algum curto posterior gerando sobre consumo e fazendo com que o pwm desative a fonte, quando ele desativa a fonte ele arma permanentemente o mosfet de baixa para assegurar que fique em 0V.
  5. O c433 é o filtro da fonte, caso ele esteja com a esr elevada ele aparece para a placa como um curto, um curto provoca sobre consumo de corrente e então o pwm desarma deixando a fonte desativada.
  6. Inicialmente sim, o u18 da trabalho pra rebalar e colocar no lugar novamente, e não é ideal que fique com jumper, pois manteria uma boa parte da placa energizada inclusive o cooler, então u18 só em último caso se mexe. Mas já peguei casos nesta placa do u19 estar perfeito e o u18 trincado e em curto, solução neste caso é substituir o u18 pelo ci do u19 e jumpear o u19, eu no fim achei mais fácil colocar as esferas na placa e depois colocar o ci sobre elas.
  7. @e1D Bem lembrado, o eletrolítico com esr elevada poderia justificar o não funcionamento da fonte.
  8. Se pego uma placa com defeito de série antes de mais nada eu verifico o defeito da série... Neste caso tu tens um curto na fonte somente quando ela é alimentada, pode ser o circuito do pwm? Pode, mas qual é a possibilidade maior? Sabes que o U19 e o U18 entram em curto frequentemente, tens um problema de curto numa das linhas que eles deveriam derivar para tensões suspended, faz muito mais sentido pelo menos pra mim começar pelo obvio... Eliminando o que não é com certeza não fico na dúvida se é ou não é tal coisa, por eliminação sempre se chega no culpado.
  9. Importante verificar também se o pino 20 do pwm está conectado no ponto onde os dois mosfets encontram o indutor.
  10. Agora que abri o esquema pra ver o feedback fiquei na dúvida, verificaste D6? Estes caras abaixo compões o circuito de feedback, a missão deles é levar para o pwm informação de quanta corrente está circulando sobre o indutor, importante verificar os valores de cada um, se não estão abertos ou em curto e se estão realmente conectados a todos os pontos que deveriam. r378 r387 r386 c420 c422 c427 O c411 faz parte do circuito de boost, se estiver em curto pode justificar esta condição também.
  11. Nestes casos eu costumo trocar o par de mosfets sim, apesar do de alta ter fuga e ser o causador do problema, o de baixa acaba sendo afetado negativamente pois esquenta absurdamente a ponto de danificar. Mas se no seu caso o osciloscópio mostra 5V fixo no gate do mosfet de baixa, e 0v fixo no gate do mosfet de alta, e já tendo trocado o pwm teria que verificar o circuito de feedback.
  12. Já peguei varias placas com o gate do mosfet de baixa aparentando ter 5v no multímetro, e no osciloscópio mostrava um pwm com tempo ligado prolongado, o mosfet de baixa esquentava absurdamente e o de alta tinha fuga.
  13. Esse tema já foi abordado várias vezes, nunca se encontrou uma solução, não recordo mais exatamente o que li na ocasião, mas me parece que o ME não influenciaria pois ele nem fica operante no tempo em que a placa está ligada pois é incompatível com o processador, a ventoinha fica disparada normalmente. É o famoso modo de manufatura que dura 30 minutos. Talvez atualizar o ME para a mesma versão da placa 2.0 faria com que não desligasse, mas pode ser que a placa nem ligue com o ME em versão superior...
  14. Bom, se a placa só apresenta curto após ligada e já trocaste o pwm e tens certeza que os mosfets não tem fuga, o próximo passo é averiguar justamente o u19 e o u18, pois estes quando danificam podem deixar a fonte em curto. Como são loadswitchs eles tem um ponto de referencia de terra. Se feito jumper o curto persistir, aí tem que averiguar o que está em curto no que seria a fonte 5VS. Eu particularmente evito tirar o U18 a todo custo pois rebalar aquela coisinha minuscula da trabalho... Mas as vezes tirando ele da placa facilita o diagnóstico. Problemas na linha de 5v sempre me fazem olhar dentro dos conectores usb pois muitas vezes os clientes quebram o plastico de suporte dos pinos e depois empurram eles contra a carcaça metálica do conector. Se não for isso, é aplicar tensão e ver quem esquenta.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Create New...