Jump to content

Neo

Global Coordinator
  • Content Count

    6,713
  • Avg. Content Per Day

    3.77
  • Joined

  • Last visited

  • Days Won

    16
  • Credit

    12738
  • Country

    Brazil

Everything posted by Neo

  1. O artigo veio a calhar, finalmente me livrei da VIVO, após 2 anos sofrendo com uma internet de péssima qualidade que quando não estava caindo o tempo todo, no mínimo estava sempre perdendo mais pacotes que os correios na época do natal... Contratamos a fibra da NET que agora pertence a Claro, e levando em conta que o preço do plano de Fibra 240Mb/s estava custando apenas R$:20,00 bolsonaros a mais que o plano ADSL de 10Mb/s da MORTA (digo VIVO) acabei logicamente optando por ele. E apesar de ter realmente uma velocidade absurda de transmissão de dados para a internet já reparei que aleatoriamente, mas com alguma frequência, a conexão com servidores na internet cai por aproximadamente 7 segundos e volta. @GNMilasi @rampa @Técnico Cooperador @Moderador O modem que a operadora instalou é um Huawei HG8245Q2, aí pergunto aos que entendam dos paranaues da Fibra, será que estas quedas estão relacionadas diretamente com o modem? Ele é mesmo ruim? Se sim, quais seriam as boas opções de modens para fibra, disponíveis para aquisição no mercado nacional? Minha rede aqui já é a muito tempo Gigabit, tenho absoluta certeza que não tenho quaisquer problemas relacionados ao cabeamento ou ao switch, os cabos fiz eu mesmo, um a um, conectores cat6 em cabos cat6, e o Tplink de 24 portas gigabit nunca apresentou qualquer problema nos últimos 5 anos, na rede local nunca perdi um misero pacote...
  2. E ainda que neste seu caso seja sem qualquer dúvida um schottky, sim, o zener pode ser utilizado para propiciar uma queda de tensão quando inversamente polarizado, e a queda será aquela da tensão zener especificada. Mas para somar duas ou mais tensões o único circuito que eu conheço usa op-amps. Se pegamos 3 resistores de valores iguais e conectamos uma das pontas de cada um todas juntas, e então aplicamos em suas extremidades restantes 3 tensões distintas, a tensão que encontraremos no ponto onde os 3 resistores estão conectados será o resultado matemático da “Média” das 3 tensões: Se pegamos este circuito passivo de Média acima, e usamos ele para conectar 3 tensões diferentes em um op-amp configurado como amplificador não inversor com ganho de 3, transformamos este circuito de média em um circuito de soma, o resultado é chamado de Circuito de Soma Não Inversor, como pode ser visto abaixo: Com um divisor de tensão formado pela combinação de 2kΩ / 1KΩ, o circuito amplificador não inversor terá ganho 3. Pegando então a tensão proveniente do circuito passivo de média, que nada mais é que a soma de V1+V2+V3 dividido por 3, e multiplicando essa média por 3, obtermos na saída do op-amp uma tensão equivalente a soma de V1+V2+V3: Fonte.
  3. @cristi https://www.google.com/search?source=hp&ei=RQ9YXdr3Gre_5OUPz-qOUA&q=schottky+diode+symbol&oq=schottky+diode+symbol&gs_l=psy-ab.3..0i19l2j0i22i30i19l8.1876.1876..3268...0.0..0.133.231.1j1......0....2j1..gws-wiz.y1ZRdHrOraQ&ved=0ahUKEwiarpX4jorkAhW3H7kGHU-1AwoQ4dUDCAU&uact=5 Já cometi o mesmo erro no passado. Isto é um zener. Isto é um schottky. Perceba que o simbolo do zener se assemelha a letra Z e o simbolo do Schottky se assemelha a letra S.
  4. Não a corrente positiva não circula da ponta da flecha do diodo para o lado mais largo, sempre da base para a ponta da flecha. Se tem 5V no pino 2 em algum ponto da placa ele está conectado a um ponto de 5V. Acredito que a função do diodo é estabelecer nível baixo no pino 1 do diodo pino este que vai para o A35, afinal se tens 1.05V quando a corrente passa pelo diodo ocorre uma queda de tensão de aproximadamente 0.35V, sobra então uns 0.7V que pra qualquer efeito é nível lógico baixo em eletrônica digital, um jeito portanto de não deixar este pino flutuando, quando não houver alimentação ele estará zerado (0.7V) e quando P3.3V estiver presente vai alimentar o pino com nível alto. @zazulak Algum complemento ou correção sobre a função do diodo?
  5. Para fazer downloads é necessário ter Créditos(grátis) ou Assinatura VIP. Recomendamos que abram um novo tópico na área adequada: ► Saiba como selecionar a área correta para criar o seu tópico O título do tópico deve seguir este padrão: Marca e Modelo + Modelo da Placa + Defeito. Informem também todos os testes já realizados. Segue alguns links que podem ajudar: Manual do Usuário Sistema de Créditos do EBR Preciso de um arquivo e não tenho créditos Como fazer downloads no fórum? Conheça agora os segredos!!!
  6. Não sei se fui só eu que olhando esta imagem finalmente juntei os pontos, mas né?... Já que pode ajudar alguém vou compartilhar a minha pequena descoberta pessoal. BAT54 A = Ânodo comum BAT54 C = Cátodo comum BAT54 S = Sequencial
  7. @Renan Santana Santana Para fazer downloads é necessário ter Créditos(Grátis) ou Assinatura VIP. Recomendamos que você abra um novo tópico na área adequada: ► Saiba como selecionar a área correta para criar o seu tópico O título do tópico deve seguir este padrão: Marca e Modelo + Modelo da Placa + Defeito. Informe também todos os testes já realizados. Segue alguns links que podem ajudar: Manual do Usuário Sistema de Créditos do EBR Preciso de um arquivo e não tenho créditos Como fazer downloads no fórum? Conheça agora os segredos!!!
  8. @dftavares @Diegotavares Faça a gentileza de escolher uma das duas contas para ser excluída, não é necessário ou permitido a criação de múltiplas contas.
  9. Seja bem Vindo(a)! @Célio Custódio Sua apresentação não está completa, e assim não é possível ativar seu perfil no fórum. Por favor! Crie uma nova apresentação seguindo estas orientações abaixo: 👇👇👇 Preencha o Título com: Seu Nome / Cidade / Estado Na descrição, responda as seguintes perguntas: 1. Como conheceu o EletrônicaBR? (ex: Google ou outro site) 2. Qual seu nível técnico? (Amador, Estudante, Técnico, Engenheiro, Empresário) 3. Quais habilidades relacionadas a eletrônica/informática você pretende desenvolver? 4. Conte um pouco de você. Qualquer coisa. Atenção!!! Apresentações que não contenham os dados solicitados acima, ou que contenham dúvidas ou pedidos de ajuda técnica serão deletadas. Clique Aqui e faça uma nova apresentação.
  10. @prcalemao Outra coisa que podes fazer para teste é remover a main bios, a pilha e a fonte de alimentação da placa, aí conectas a fonte de alimentação e mandas ligar sem a bios e sem a pilha, caso a placa fique ligando e desligando deixe assim alguns minutos, caso ela desligue depois de algum tempo e não volte a ligar é só soldar a bios e por a pilha pra fazer novo teste, caso ela permaneça ligada espere uns 3 minutos e desligue, aí é soldar a bios e por a pilha e fazer o teste novamente. Este procedimento de reset as vezes funciona bem, na teoria o que acontece é que ao ligar a placa sem a main bios a memória interna do EC é apagada, e ao ligar novamente com a bios no lugar ele é regravado com a versão com a qual a bios gravada é compatível e que está contido nela, isso também faz com que o ME da bios volte ao estado padrão se não estou enganado.
  11. @prcalemao sendo assim está correto o funcionamento deste circuito, seria bom averiguar só pra desencargo de consciência se as tensões +5vs e +3.3vs estão se mantendo estáveis ao longo do tempo em que a máquina fica ligada, se não me engano removendo a memória do slot ela fica ligada até desligarmos pressionando o botão, se for este o caso faça o teste, mas a princípio está ok...
  12. @Abhishek Pradhan Welcome to EletrônicaBR. To download files from our database you must have Credits(Free) ou VIP Account. To get help, we suggest that you open a new topic in the appropriate area: ► Get to know how to select the correct area to create your topic. The title must follow this pattern: brand and model of the device + board model + brief description of the defect. In the message please explain in detail the defect, and inform what tests you have made until now. The links below will help: User Manual EBR Credit System I need a file and i do not have any credits How to make downloads on the forum? Know the secrets!!!
  13. Já peguei essa placa com defeito no PU8 (G5934), PQ24 também é um alvo a ser verificado, se houver curto na linha de 5vs5 justificaria ficar com apenas 1.5V. Essa tensão de +5vs5 alimenta apenas +5VCPU_USBP0, +5V, e +1.05V então é o que inicialmente eu verificaria.
  14. Perdão, eu quis dizer para checar o circuito de acionamento dos mosfets u21 e u22, os mosfets duplos 7200 que costumam apresentar defeito são os q19 e o q25 não é raro também que os próprios u21 e u22 apresentem defeito.
  15. @cristiano Azevedo agora já tem créditos para o download, basta assinar o download 1 em Assinaturas no menu principal do fórum. As pessoas aqui ajudam sim e muito, alias é bom lembrar que todos aqui somos voluntários, ajudamos como podemos no nosso pouco tempo livre, e não temos obrigação de lhe fornecer ajuda ou arquivos, fazemos isso porque acreditamos na divulgação de conhecimento para melhorar a vida das pessoas, caso não esteja feliz com ma comunidade encerre sua conta...
  16. @cristiano Azevedo @Magno Luiz Desta vez vou deixar passar e fazer de conta que não aconteceu nada pois não acho que tenham feito de propósito, numa próxima ocasião é banimento imediato pros 2. Pra deixar bem claro e enfatizar ainda mais o que foi dito acima pelo @GBS_Info é proibida a troca de joinhas!!!
  17. Esta placa está com o sintoma clássico, embora neste caso não teria relação com a troca da tela, tem que verificar os mosfets comutadores de 3.3vs e 5vs e o circuito de acionamento deles, geralmente o mosfet duplo 7200 utilizado para acionar ou pq21 ou pq22 da pau.
  18. @H3710 Parabéns pela filha. uhAEuhAEuhaeuhaeuhAEuhae Eu nunca largo desse osso, mas já vi muitos casos assim mesmo, começa com um hikari de 60w e um rolo de estanho na mesa da sala, a esposa fica P da vida e manda tirar, aí tu cata um canto onde ela não reclamará ou reclamará menos, quando tu se da conta já tem uma estação smd uma bga um osciloscópio uma fonte e ta trabalhando de novo uheauhAEUHAEUHae
  19. @H3710 Quanto tempo... Tudo certo contigo? Vale apena verificar os mosfets da página 28 defeito recorrente nestas placas da acer, as vezes um deles no prego, mata a placa aleatoriamente. Mas via de regra por ser um defeito intermitente o que o CJ disse acima faz todo o sentido, nessas arquiteturas com ponte norte e ponte sul é bem comum defeito de bga que gera justamente esse sintoma. Abraço e boa sorte no reparo.
  20. @Patrícia Carvalho @delei Realmente houve um delay na tentativa de fraude né? Se quiser participar da comunidade crie uma nova conta, leia e siga as Regras, se quiser voltar apenas pra tentar fraudar o sistema de créditos novamente por gentileza nem volte!
  21. @lucaspolli Atende as especificações que considero básicas, 100mhz e 1G/s só que se for taxado o preço aumenta consideravelmente, tem que ficar de olho nisso.
  22. @Alexandre da Silva David É expressamente proibida a divulgação de dados/contatos pessoais, seja em imagens, textos, ou vídeos, tanto em postagens públicas quanto em mensagens privadas. EX: (telefones, whatsapp, facebook, e-mail, etc...) Por este motivo sua postagem neste tópico foi excluída. Incidir nesta infração novamente poderá acarretar em sanções na sua conta, como suspensão, remoção de créditos, e até Banimento permanente da sua conta. Gratos por sua atenção e colaboração. Moderação Global.
  23. Entre os dois modelos citados o que o @RA Informática citou é melhor nas especificações, a taxa de amostragem do hantek é de 2.4Msa/s por canal, esse outro que foi citado tem 500Msa/s, no entanto, o mínimo recomendado na época em que comprei o meu era 1Giga/s, o dobro, e já faz uns anos... O hantek tem 8 canais e este Daniu tem apenas 1, nunca precisei de 8 canais ainda, mas já senti falta do terceiro, e do quarto, que alguns modelos tem, em algumas situações, o meu tem apenas 2, pode ser que 1 canal só não atenda alguma necessidade de testes simultâneos, antes de colocar a mão no bolso tenham isso em mente. Para os testes mais simples como verificar cristais e pwm acredito que provavelmente ambos atenderiam a demanda, mas quando a gente aprende a usar a ferramenta e começa a querer usar mais recursos aí é que vem o arrependimento de não ter gastado um pouco mais na hora da compra. Pensem bem. Abraços.
  24. @soldado678 Do meu ponto de vista, e de muitos outros técnicos, da pra ver pela quantidade de que tem no vídeo, a ideia é absurdamente ruim. Pasta térmica é absolutamente desnecessária nesse contexto, fazer ponteiras específicas para vários encapsulamentos tudo bem, mas encher de pasta térmica é coisa de gente sem noção, o primeiro problema é que ela não é feita para ser usada nesse tipo de temperatura, e vapor de pasta térmica com certeza não deve fazer bem a saúde, o segundo "problema" é que ela é feita para propiciar bom contato térmico entre superfícies e o que ela faz é preencher microporosidades entre as superfícies, entre não ter contato e ter contato através um de um condutor ruim, melhor o condutor ruim sem dúvida, no entanto nesta situação parece que a intenção é compensar as enormes áreas sem contato geradas pelo formato cilíndrico dos fios com muito mais de 1mm de área, e neste caso a pasta térmica acaba não tendo qualquer serventia. Uma maneira muito mais eficaz e inteligente de criar ponteiras como estas, seria achatar os fios de cobre em caso de utilização de fios cilíndricos (pois existem fios de cobre achatados para a venda https://www.google.com/search?biw=1920&bih=937&tbm=isch&sa=1&ei=oRVKXYqVHN3G5OUPir-oyA8&q=fio+cobre+retangular&oq=fio+cobre+retangular&gs_l=img.3..0i8i30j0i24.24031.26172..26261...0.0..0.129.1746.0j15......0....1..gws-wiz-img.......0i67j0j0i30j0i5i30.otDZHu7fcr0&ved=&uact=5) para que quando enrolados na superfície do ferro de solda tenham bom contato com ele e também entre si. Pré estanhar pelo menos a área do fio que será a nova ponta do ferro, que entrará em contato com os componentes a serem removidos também é uma boa ideia... Mas sinceramente acho mais fácil colocar o fluxo e usar o ar quente.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Create New...