Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Jack O'Neo

Membros
  • Posts Por Dia

    3.09
  • Posts

    10.776
  • Registrado em

  • Última visita

  • Vitórias

    45
  • Créditos EBR

    20,635 [ Doar ]

Tudo que Jack O'Neo publicou

  1. Só usei o svod pra gravar KBCs e pra testar um ou dois teclados, a maior vantagem do svod está no adaptador pra gravação de kbcs fora da placa, mas você paga por ele e não é barato. Eles estão tentando extrair o máximo do hardware do svod, ele comunica com baterias embora ainda não faça reset, testa teclados, com os acessórios adequados (que não acompanham o produto) testa flats de tela. Não vou dizer que tenha sido sem dificuldades, mas gravei a linha ITE 8987e no final das contas, algo que com o rt809h, não consegui mais depois de alguns poucos que gravei quando comprei, cheguei a cogitar que na realidade o rt809h não grava a linha ITE e que por coincidência do destino os que supostamente deram certo as gravações, teriam dentro de si exato o mesmo arquivo que tentei gravar, e aí foi tipo um falso positivo de gravação. Continuo usando o rt809H pra todo o resto e deixei o svod4 só pros kbcs (foi pra isso que comprei), não sou portanto um usuário experiente do svod4 pra poder dar detalhes precisos do uso, desde que comprei usei muito pouco, mas posso dizer que gravar a linha ENE com o SVOD4 é um sacrifício, muito mais difícil que no rt809h ou até mesmo no ch341a, e que a interface do programa é contraintuitiva e embora seja utilizável é bem ruim. Posso ter sido o infeliz que comprou um com defeito, mas o fato é, que no canal de suporte no telegram não levaram esta cogitação que fiz a sério, me pediram pra confeccionar alguns adaptadores de teste e o fiz, fiz os testes que solicitaram, e basicamente, como todos os pinos deram contato quando deveriam e não apresentaram falsos contatos quando não deveriam, disseram que estava ok. Relatei a um dos representantes oficiais do time de suporte do SVOD no telegram todas as diferenças que haviam entre o hardware e o software do ch341A que gravava sem problema o ENE kb9052 enquanto o svod4 deixava a placa sem ligar após tentativa de gravação, relatei também as diferenças na forma como cada gravador lidava com os kbcs, não deram bola e continuaram a me tratar como fosse mais um imbecil trocador de peças, por fim gravei o kb9052 com o ch341a e deixei o svod4 de lado neste caso, isso após tentar adicionar o kb9052 no rt809h e perceber que esta função apenas está disponível para chips de BIOS. Por tudo isso, até então, minha conclusão é que, não existe um produto perfeito, não existe um com suporte melhor que o outro pois mesmo quando há um time de suporte eles cagam e andam pra quem acham que não tem relevância, e que talvez seja hora de dedicar tempo e dinheiro para construir eu mesmo um gravador, o problema é que o dinheiro necessário não está disponível. uheauhaehueauheauhUHEAUHea Talvez o Vertyanov? Eu, compraria o rt809h novamente pelo custo benefício, tendo em mente que não há suporte mas que pra quase tudo que promete, cumpre. Eu, não sei se compraria o svod4 novamente pois promete gravar tanto na placa quanto fora da placa sem problemas e na prática não entrega este resultado.
  2. Já peguei um STI que a tela ficou vermelha assim e tinha dois defeitos, Tela, e flat, após substituir ambos o defeito cessou, mas tem que averiguar...
  3. Bom dia. Segue esquema que em teoria é como deveria ser o funcionamento do componente LM311. Há duas abordagens possíveis uma utilizando mosfet tipo N e outra utilizando mosfet tipo P, eu não me dei ao trabalho de ajustar a posição do zener no esquema que utiliza o tipo P (abaixo na imagem) por isso repare que para que os leds estejam apagados ou acesos o que muda é a posição do botão, se o zener for colocado na outra entrada o comportamento do botão será o mesmo. Esta é a forma como eu faria caso fosse necessário.
  4. @Cadu Souza Só pra lembrar, apenas a fonte número 1 da primeira foto deve ser aterrada, se aterrares ambas as fontes, terás um curto circuito ao invés de uma fonte simétrica.
  5. @renatocarusos Não calculei absolutamente nada, só quis mostrar o arranjo que via de regra deveria ser utilizado. A questão é que quanto menor for a resistência do resistor de pull-up mais o transistor interno do componente que leva a saída ao terra aquecerá, pois, haverá maior corrente circulando por ele. Dependendo da situação mais corrente pode ser necessária, e sendo o caso, podes substituir por um de 1K.
  6. Acho que o esquemático tem que ser mais ou menos isso... Mas a lógica de comparação da entrada pode precisar ser ajustada de acordo com o transistor que for usado na saída...
  7. @renatocarusos Estou vendo que de alguma forma está funcionando com um dos componentes do lote, porém analisando o esquemático interno do componente não entendi como isso seria possível. A saída do componente é de coletor aberto, ou seja, não há por padrão alimentação... Seria necessário via de regra colocar um resistor de pull up da saída ao VCC e utilizar preferencialmente um transistor tipo P, acho mesmo que todos que supostamente estão sem funcionar é que estão bons, e que este que está funcionando está danificado.
  8. Eu acredito que a melhor solução seja fazer um jumper mesmo. Ligar o pad central aos pinos 5 e 6 deve surtir o efeito desejado.
  9. A minha assimétrica "principal" eu montei com duas fontes atx com suas saídas ajustadas para 16.5V x 12A em série, e uma dps3012 da china, está na minha bancada desde 2014 creio eu, recentemente tive que trocar o botão de acionamento da saída dela, e também o rotary encoder de seleção, durou sem qualquer problema aproximadamente 10 anos sem incomodar com nada. A saída varia de 0 a 32V e de 0 a 12A, tem boa precisão em relação aos dados que mostra no visor, os incrementos de tensão e corrente são da ordem de 0,01, e o ripple na saída é baixíssimo. Recomendo fortemente caso o preço ainda seja atrativo, pois 10 anos depois da compra entrei em contato com o vendedor oficial RD Store, e obtive o rotary encoder original para substituir pagando apenas o frete, o suporte deles aos produtos que fabricam e vendem é fantástico. Se a ideia for adquirir um produto 100% pronto pra uso fico devendo informações pois nunca comprei. Existem boas fontes lineares no mercado, há porem algumas fontes mal projetadas que vivem estourando os transistores de potência também, tem que tomar cuidado ao escolher pois as vezes o barato acaba saindo caro, já vi diversos tópicos aqui no fórum nos últimos anos sobre reparação de fontes lineares. Não há substituição para uma boa fonte assimétrica, há porém outros meios de fazer o mesmo trabalho que ela faria em algumas situações especificas como localizar curtos por exemplo, mas, com um risco muito maior de danificar, até mesmo irreparavelmente, o aparelho em testes. Se quiseres montar uma fonte linear há diversas variações para este projeto abaixo que pode comportar facilmente a maioria das especificações de saída necessárias, uma boa modificação seria utilizar um transformador com tapes de saída 10v 20v e 30v e alternar entre eles automaticamente de acordo com a tensão de saída para evitar sobrecarga nos transistores de potência: @curtolo quando dispuseres de um tempinho por favor mova para a área de ferramentas, o colega clicou em uma das opções dentro da área.
  10. Os links acima contém o procedimento para desabilitar as memórias, um par de BIOS confiável, o esquema, e o boardview. Já ouvi relatos de problema no conector do ssd nvme, chegou a testar utilizando ssd sata? Pelo que vi nas fotos o cabo sata está ausente, é isso mesmo?
  11. Segundo a pouca informação que consegui obter, geralmente eles usam um transistor tipo N quando é de invólucro TO-3, existem diversas possibilidades, mas pra evitar aborrecimentos eu escolheria este do link abaixo caso confirmasse que é mesmo o caso. https://www.nteinc.com/specs/10to99/pdf/nte98.pdf Há duas opções neste teu caso, esperar que alguém que tem uma cuba igual forneça informações, ou desenhares o circuito no entorno desse transistor pra que possamos auxiliar adequadamente, meu melhor chute é que esse nte98 ou compatível irá te atender.
  12. @alexcibien o ideal seria que o seu sw3 fosse um botão normalmente fechado, que deixaria de fazer contato quando pressionado. Fico feliz que finalmente tenhas conseguido.
  13. @jone melo Neste caso especificamente não, pois sempre haverá um estado lógico definido pelo opamp quando houver alimentação, ou a saída estará em 0v acionando o tipo P, ou estará em 13V e desativando o mosfet. Neste caso se fosse pra garantir estado lógico teria que ser colocado um resistor entre o gate e o +VCC pois tratam-se de mosfets tipo P.
  14. @alexcibien Estranho isso, aqui funciona sem pormenores.
  15. no preview dos componentes do lado direito da tela bem no alto ele fala: no simulator model (não funciona) spice model (ideal) schematic model (geralmente funciona) isso se aplica a todos os componentes ativos, se forem "no simulator model" não dá pra rodar simulação.
  16. Coloca voltage prob no gate dos mosfets. Um deles deveria estar com nível alto. Fosse você copiava o circuito exatamente como está e depois ajeitava como quisesse. Verifique também se o lm358 que selecionou tem spice model.
  17. selecione os mosfets clique com o botão direito do mouse, selecione a opção Y-mirror ambos estão invertidos. Eu que me equivoquei, estão corretos. Inverta Dr e Sonda na junção das entradas dos op-amps.
  18. Se o que queres dizer com a pergunta faz referência à disposição dos componentes em grupos individualizados, eu não vejo como problema, mas para mim, é mais fácil/rápido entender circuitos quando estão diretamente conectados. No desenho que fizeste, tem um dos leds invertido, e a alimentação dos mosfets está incorreta, onde colocaste o terra deveria ter o resistor de limitação de corrente dos leds que é ligado aos 5v. O ampop+ pode ser substituído por +B, é desnecessário. O op-amp deve receber +b no pino 8. Não adianta colocar o teu D4 caso não haja no circuito um equivalente do meu R8 pois quando a tensão ficar abaixo da tensão de condução do led (2.2V) o resquício de energia em B+ procurará outros caminhos para se estabilizar que é o que eu quis evitar com a inserção do meu R8. O LM358 tem dois op-amps em um único CI portanto é desnecessário colocar terra e vcc em ambas as representações dos pinos 4 e 8. O terra deveria ser 0V, aqui fica em 0V, provavelmente os erros no rearranjo é o responsável.
  19. Justo. O problema com o R7 no circuito é que ele sempre vai fazer com que haja um terra, então a ideia do botão seria pra quando colocar num ponto de teste que não mudar o led aceso para o vermelho, confirmar que realmente é um terra. Sem o R7 a tensão na sonda ficaria igual a tensão de referência em virtude do espelhamento criado pelo próprio op-amp e o led vermelho ficaria aceso.
  20. Pensando aqui, talvez estas minhas proposições iniciais também não atendem exatamente a necessidade, pois, haveria um espelhamento da tensão de referência nos pinos 5 e 2 e sendo assim estado lógico indefinido até que a ponta seja inserida no local de teste. Um dos leds sinalizadores sempre estará ativo, com r7 será o led verde, sem r7 o led vermelho, poderia ser adicionado um botão para desconectar o r7 da sonda após inserção para confirmação de estado lógico baixo, que então seria fornecido pelo ponto de teste, para solucionar o problema do circuito imagino. Se não for viável ter o botão no aparelho aí uma nova abordagem precisa ser encontrada.
  21. Se eu fosse montar, montaria assim. Q2 evita que em caso de desconexão acidental da alimentação exista tensão residual no circuito. Foram adicionados c4 para estabilizar a tensão de referência, e r3 foi aumentado para que esta fique abaixo de 0,5V. D3 propicia descarga dos capacitores após a saída do 78L05. R8 ajuda a consumir energia residual após desconectar o circuito da bateria. E R7 faz com que a tensão da ponta de prova fique em estado de nível baixo até que uma tensão apareça na sonda, só pra garantir que haja sempre um estado lógico específico no circuito.
  22. @nagkiller Acredito que o aparelho seja usado para identificar falhas em veículos e que os micro controladores que estão queimando são das centrais dos carros em teste. Posso ter entendido errado.
  23. O circuito acima considera qualquer tensão acima de 0.87V como nível alto e acenderá o led vermelho, caso a tensão esteja abaixo de 0.87 volts ele considerará nível lógico baixo e portanto o led verde acenderá. O led azul é o indicador de que a alimentação foi conectada. os transistores foram alimentados com 5V e o limitador de corrente dos leds é o mesmo para ambos R6. R3+R4 formam um divisor resistivo que gera a tensão de referencia já aproveitando a saída fixa do 78l05. Podes ajustar conforme a necessidade.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...