Ir para conteúdo
  • Cadastre-se
  • Posts Por Dia

    0.01
  • Posts

    12
  • Registrado em

  • Última visita

  • Créditos EBR

    0 [ Doar ]

Tudo que And Hz publicou

  1. Olá boa noite amigos. Desculpe a demora pelo retorno mas eu resolvi o caso. Os procedimentos foram: Troca do transistor no endereço U3 inscrição CEF Troca do regulador de 5v GH15B próximo do conector de carga PCIE Troca de um capacitor SMD próximo à este regulador (está tudo marcado na segunda foto do tópico) Troca do UP1542 E o principal, troca de todos os 4 chips de memória. Para ser sincero não sei o que causou tantos defeitos nessa placa mas após isto a placa funcionou normalmente. Agradeço a todos pelas dicas, sem elas eu não resolveria o problema tão cedo. Obrigado!
  2. Fiz este procedimento, 2 memórias esquentaram removi todos os 4 Chips e a resistência baixa sumiu marquei as memórias que esquentavam antes de retirar todas. Meu stencil de memória ddr5 está danificado quando o novo chegar vou colocar as memórias uma por uma fazendo as devidas medições para detecar as defeituosas. Só por curiosidade vc sabe o valor da resistência delas em relação ao gnd quando estão boas? Ao retirar uma por uma a resistência mais alta que consegui foi 20ohm. O chip tem a inscrição 7QA47 D9SXD.
  3. Boa tarde, só consegui o UP1542 importado já comprei mas vai demorar chegar. Um amigo meu me arranjou um UP6101B que em uma análise rápida do datasheet pra mim seria compatível apenas alterando o pino 3 do ci retirando o resistor de aproximadamente 20k e ligando o pino direto ao terra. Modificação feita, CI colocado, teste iniciado a tensão não voltou. Verifiquei um barulho de coil whine na bobina, desliguei a placa e essa bobina estava muito quente a ponto de queimar o dedo. O primeiro chip de memória também esquentou um pouco além e o segundo apenas mornou. Levantei um terminal da bobina liguei a placa e lá estava 0.87v (bem abaixo da tensão normal mas já um principio.). O terminal da bobina que alimenta as memórias está dando 1.5ohm em relação ao terra e o outro terminal está dando mais de 3,5mohm. Estou desconfiando de um provavel chip de memória com defeito. O que me dizem?
  4. Sim amigo depois da sua sugestão estou confiante que o problemático é ele. Irei procurar com um amigo meu um CI deste e posto o resultado. Muito obrigado a todos pelas dicas.
  5. Opa amigo eis o resultado Pin 7 do CI = 0.0v (pino levantado) Pin 7 do pad da PCB 0.6v Quando o pino entra em contato com a PCB a tensão morre. Em algum momento o Pin 7 da pcb atingiu 1v mas depois de ligar a placa novamente ficou em 0.6 estabilizado.
  6. Com estas informações eu não encontrei informações relevantes sobre esta placa. Tente pegar o modelo da seguinte forma Abra o prompt de comando do windows como administrador e digite: wmic baseboard get manufacturer,product,version,serialnumber poste o resultado do comando assim fica mais facil de saber o modelo exato da placa mae.
  7. Eu achei um componente arrancado da placa no endereço U3 abaixo da GPU, tenho aqui uma GTX 1050 EVGA MINI (não é TI) e neste mesmo endereço tem um transistor com a inscrição CEF. Não achei nada sobre este transistor, então eu fiz algumas medições do transistor da 1050 que esta funcionando e baseado nos resultados em escala de ohm e de diodo eu coloquei este no lugar: O resultado foi que a tensão de 3.3v passou a circular nestes 2 pinos igual ao que está na placa que esta funcionando. A GPU mornou (muito pouco mas mornou) mas ainda sem tensão na memoria. No pin 2 do transistor que é conectado ao pin 7 do UP1542 passou a circular 2,7v e na placa que esta funcionando circula 2.9v. Eu removi o UP1542 e coloquei no lugar um RT8120D que não é 100% compatível mas foi o unico que encontrei o mais proximo possivel do original e somente a titulo de curiosidade pra minha surpresa a tensão na bobina da memoria foi pra 0,1v mas foi emitido um barulho muito semelhante à um coil whine em algum lugar da placa, entao eu desliguei rapidamente. Acredito fortemente que o UP1542 está com defeito pois como ja mencionei ele está com uma resistencia de 1ohm para o terra (pad) do proprio chip o que eu acho que não é certo. Se alguem tiver alguma dica ou sugestão em cima dos procedimentos que eu realizei ficarei muito grato.
  8. Olá @SystSoftPcCelTv obrigado pelas informações, vamos aos testes: Continuidade Ok, o transistor tem o código 702 2x eu estava desconfiado dele e o mesmo foi trocado mas sem sucesso. Este pino FB está zerado. Este pino COMP/EN está zerado. O pino enable esta zerado e com um resistência de 1ohm para o terra. Retirei o ci e a resistência está nele (não sei se está certo isso). No boot tenho 12v.
  9. And Hz

    apresentação Anderson - Peçanha - MG

    Fazendo varias pesquisas pelo Google sempre me deparei com este fórum no qual solucionei varias duvidas que tinha. Atualmente eu sou Técnico em Informática e estudante de Eletrônica. Eu sempre estudei um pouco de tudo, desde programação e design gráfico até montagem e manutenção de micros atualmente estudando eletrônica. Meu objetivo é adquirir o máximo possível em conhecimento de circuitos eletrônicos principalmente SMDs. Agradeço ao EletronicaBR por me deixar fazer parte da comunidade!
  10. Boa noite amigos, estive procurando um fórum pelo Google e gostei muito do conteúdo deste e resolvi me inscrever. Sem muita enrolação, estou com uma Gigabyte GTX 1050 Ti OC 4GB na bancada e ela chegou com estes sintomas. -Gira o cooler e não da vídeo. A placa estava sem os 5v, sem tensão de memoria e sem vcore da GPU. -Identifiquei um capacitor smd em curto em relação ao GND que estava matando os 5v da placa. -Troquei o capacitor e o regulador de 5v, ele é um GH15B. -Os 5v estabilizaram, o vcore da GPU voltou ao normal ~0.89v. -Tensão 3.3v Ok Mas eis que surge o problema principal, a tensão das memorias não voltou. Analisando o circuito eu identifiquei no mosfet de alta a tensão de 12v mas aparentemente não estava chaveando pois o mosfet de baixa estava zerado. Removi o mosfet e testei ele estava bom mas mesmo assim o troquei (fiz o mesmo com o de baixa). Como aparentemente ele não estava chaveando resolvi da uma olhada no datasheet do PWM, mas fiquei um pouco confuso. O PWM é um NCP81174 de até 4 fases, mas com a fase da memoria eram 5 no total. Ai que eu encontrei esse controlador buck no endereço U506 é um UP1542S. Ele é responsável pelo chaveamento dos mosfets das memorias (acredito eu não tenho muita experiencia nesse tipo de circuito) Analisando o datasheet dele eu vi que ele estava sendo alimentado corretamente +12v mas não tinha tensão no chip enable. Eu acredito que essa tensão possa ser gerada no PWM (me corrijam se eu estiver errado) Fiz a troca do chip buck por um compatível mas sem sucesso as tensões não voltaram. Gostaria de saber se alguém sabe como e onde essa tensão é gerada ou se ja passaram por esse tipo de defeito. Agradeço desde já e me desculpem se fui ignorante em alguma parte, como eu disse eu não tenho muita experiencia neste tipo de circuito.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...