Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Luis Stecca

Membros
  • Posts Por Dia

    0.01
  • Posts

    9
  • Registrado em

  • Última visita

  • Créditos EBR

    10 [ Doar ]

Informação Pessoal

  • Localidade
    Umuarama / Paraná / Brasil

Últimos Visitantes

330 visualizações

Conquistas de Luis Stecca

Novato

Novato (1/14)

  • Um ano de EBR
  • Um mês depois
  • Primeira semana concluída

Escudos Recentes

7

Joinhas

  1. Eu pedi ajuda, pedi conselho, pedi dicas, pedi experiência, pedi TUDO, menos arrogância de gente que se sente superior. Meu nível de conhecimento é básico, mas não costuma deixar na mão. Eu troquei os capacitores, pois alguns estavam estufados e/ou vazados. Aproveitei e troquei todos, por segurança, já que não eram muitos. Eu não segui tutorial de Youtube. Inclusive se você encontrar um tutorial de Nes no Youtube, eu quero o link. Em que momento eu disse que limpei a placa toda? Eu limpei partes de cada placa. E qual seria o problema de um banho químico? E sobre a necessidade: remover qualquer partícula oleosa que pudesse estar fechando circuitos ou até mesmo umidade. Isopropanol é tecnologia demais pra você? Aqui é bem barato. Sinceramente, está cada dia mais insuportável participar de grupos e fóruns de eletrônica. Ao invés de ajudar, as pessoas só aparecem com críticas e julgamentos. Se é medo de perder trabalho para hobbista, pode ficar tranquilo, pois um técnico bom sempre será procurado antes, a menos que você não seja. É o caso? Eu consultei técnicos especializados em eletrônica de videogames antigos e até mesmo alguns engenheiros (que não conseguiram me ajudar muito à distância). Por último eu recorri ao fórum - e com receio, pois sabia que apareceria algum super gênio para julgar.
  2. Olá! Estou com dois grandes problemas. Vamos para a história: Estou com um Nintendinho 8 bits aqui que, quando chegou até mim, estava apresentando uma imagem muito ruim (quase não dava para enxergar o que se passava na TV) além de apresentar alguns artefatos (glitches). Muito bem, fui para os procedimentos iniciais de reparo desses consoles antigos: primeiramente, abri o console, fiz uma breve limpeza com álcool isopropílico, tanto na placa mãe, quanto no slot e, também, na placa do módulo RF/AV/DC (módulo esse que é soldado por 5 pinos na placa mãe). Também removi a placa de transcodificação PAL-M, o cristal PAL-M e coloquei o NTSC no lugar (que é o original). Depois disso, não consegui mais sinal de vídeo. O console liga, acende o led, as tensões na placa estão chegando (não sei se estão todas corretas, mas estão chegando). Dois detalhes importantes para se acrescentar: o módulo estava em condições muito precárias, todo oxidado... algumas trilhas eu refiz com estanho; e a placa de transcodificação PAL-M não é aquela da Playtronic (era uma placa pequenina, ligada por apenas 3 fios, sem trilhas rompidas; um fio saindo do terminal 21 da PPU, um vcc e um terra). Enfim, sem sinal de vídeo. Nem no RF, nem no AV. E quando eu digo sem sinal, é sem sinal total. A TV nem pisca quando eu ligo o console. Sabe aquela breve "interferência" na tela quando liga? Então, nem isso. Muito bem, troquei todos os capacitores (nove no total: 6 no módulo, 3 na placa mãe). E ainda nada. Nem um "sinarzinho" sequer. Tentei voltar o cristal PAL-M e a placa transcodificadora. Nada também. E aí ficam as minhas dúvidas: o que poderia ser? PPU? CPU? Algum transistor? O próprio módulo? Alguém já passou por isso? Alguém sabe quais tensões devo encontrar na placa? É possível puxar a saída de áudio e a saída de vídeo direto da placa mãe, sem precisar do módulo? (Talvez essa seja uma solução mais fácil.) P.S.: a fonte é original e está perfeita. P.P.S.: estou com um SNes SHVC-001 com o mesmíssimo problema (ele chegou até mim já sem sinal nenhum de vídeo). Já fiz todos os procedimentos que citei anteriormente e nada também.
  3. Nas TVs da Samsung, você pode reiniciá-las pressionando - no controle - o botão power por 5 segundos. Você irá notar que o led vai piscar rapidamente enquanto estiver segurando e que, assim que ela desligar, ela vai dar uma única piscada, vai parar por um ou dois segundos, depois voltará a piscar rapidamente (tudo isso segurando o botão power). Tente fazer o mesmo. Acredito que esse procedimento seja meio "padronizado" entre as TVs.
  4. Visualizar Arquivo Manual Técnico do Super Nintendo (SNes) Manual Técnico - ou Manual de Serviço - do Super Nintendo (SNes). Uploader Luis Stecca Enviado 15-06-2020 Categoria Esquemas  
  5. 10 downloads

    Manual Técnico - ou Manual de Serviço - do Super Nintendo (SNes).
  6. Visualizar Arquivo Esquema Nes (Nintendinho 8 Bits) Diagrama ilustrado do Nintendinho 8 Bits. Uploader Luis Stecca Enviado 15-06-2020 Categoria Esquemas  
  7. 4 downloads

    Diagrama ilustrado do Nintendinho 8 Bits.
  8. Luis Stecca

    apresentação Luis Stecca Umuarama Paraná

    Conheci o EletrônicaBR através de pesquisas no Google. Meu nível "técnico" não é técnico; sou hobbista, amador, estudante, entusiasta, enfim, um pouco de tudo, mas procurando sempre saber mais e ajudar sempre que possível. Minhas habilidades são várias - e poucas ao mesmo tempo. Sei fazer manutenções básicas e intermediárias, desenvolver PCBs, ler diagramas e esquemas simples, mas pretendo melhorar nessa área (foco em consoles antigos). Sempre gostei muito de eletrônica. Tenho esse interesse desde meu primeiro computador - um Pentium MMX de 233mhz -, pois, como não tinha dinheiro para mandá-lo à manutenção sempre que dava problemas (porque dava MUITOS problemas), precisei me virar e ir aprendendo aos poucos. Sou professor de Língua Portuguesa (uma área completamente distinta da eletrônica), mas apaixonado pelo funcionamento dos aparelhos.
  9. Luis Stecca

    apresentação Luis Umuarama Paraná

    1. Através do Google. 2. Hobbysta avançado. 3. Pretendo fazer cursos técnicos e, quem sabe, investir profissionalmente na área. 4. Professor de Língua Portuguesa e apaixonado por eletrônica. Esse é o pouco sobre mim.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...