Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Guido Faccin Pacheco

Membros
  • Posts Por Dia

    0.01
  • Posts

    16
  • Registrado em

  • Última visita

  • Créditos EBR

    10 [ Doar ]

Informação Pessoal

  • Localidade
    Carangola MG

Últimos Visitantes

208 visualizações

Conquistas de Guido Faccin Pacheco

Aprendiz

Aprendiz (3/14)

  • Colaborador Rare
  • Reagindo bem Rare
  • Primeira postagem Rare
  • Iniciador de conversa Rare
  • Um mês depois

Escudos Recentes

5

Joinhas

  1. Uma dúvida, compreendo que esse projetor tem um filtro de linha antes da alimentação principal composto por fusível de 4A e varistores, protegendo o sistema contra surtos de tensão. Muito provavelmente pode ter ocorrido também algum dano na Ballast por conta da procedência da lâmpada em questão (isso acontece muito mais do que imaginamos). Para oferecer uma proteção adicional ao circuito, acham que vale a pena investir nessas tomadas estilo iClamper? Elas são 10A (enquanto o fusível do filtro de linha do projetor é 4A), mas a gente poderia pensar em reduzir o fusível do iClamper para 4A também. O que acham? A redução do valor do fusível me parece menos problemático do que um aumento nele, obviamente.
  2. Prezados, boa noite. Procedi para a substituição do diodo e a lâmpada não mais acendeu. Não existia indicativos de curto no IC, mas alguns diodos que ficam na parte de baixo da placa próximo a região dos MOSFET se mostraram com comportamento suspeito (apresentavam valores na escala de diodo com multímetro em ambos lados). Por fim, achei o que parece um termistor SMD completamente rachado no circuito secundário. Por apresentar vários sinais de de danos, decidimos por substituir a fonte por uma fonte nova + ballast, já que alguns componentes também possam estar "cansados". Essa é a decisão final. Agradeço a manifestação para solução do problema.
  3. @Cicero Mota Certo! Eu retorno pra dar as conclusões finais aqui no tópico em breve.
  4. Boa noite, Ohm. Então fica estabelecido o seguinte: vou substituir o diodo RL207, os dois MOSFET 12N50E e o IC LD7591GS vai ficar de sobreaviso, mas muito certo de que também está danificado. Por hora, agradeço a vocês (Ohm e Cicero) pelas ponderações e venho, mais ou menos na segunda feira ou quarta, para postar os resultados.
  5. Você consegue me indicar o componente CI U7002 para comprar? Não vou conseguir achá-lo em sucata. Por hora, penso em trocar o RL207 e esse MOSFET que me parece suspeito. Deixarei o IC como coringa. Pontuaria algo a mais?
  6. Oi Cicero. Hoje resolvi retirar os MOSFET e um diodo que fica preso ao dissipador. Analisando os MOSFET fora da placa, percebo que o primeiro MOSFET depois da ponte retificadora (indiquei com uma seta vermelha a posição dele) não está funcionando adequadamente. O teste de disparo não me parece claro. Estou te mandando fotos adicionais. Estou subindo pra você também algumas guias da trilha da placa e a gente analisa de melhor maneira. O que acha? Penso em, por hora, trocar o RL207 e o Mosfet 12N50E. Apostaria em algo mais?
  7. @Cicero Mota Boa tarde Cicero! Então, eu testei esses MOSFET ainda preso na placa, mas vou tirar eles para ter maior precisão na leitura. Aparentemente não vi nada de muito diferente. Quanto aos CI, dei uma limpada e estou subindo novas fotos. Qual a possibilidade do único defeito estar no RL207? Será que realmente temos mais algum defeito?
  8. EDIT: ainda não realizei a substituição pois estou aguardando a chegada do RL207. Não cheguei a retirar outros capacitores próximos ao fusível nem os MOSFETS e ponte retificadora, pois apresentam aparentemente comportamento esperado na placa em análise com multímetro. O circuito secundário (aquele onde temos o conector MAIN_ON) foi pouco testado pela crença deu não estar botando muita fé de ser ele. Única conferência foi o fusível ao lado, que não está em curto.
  9. - Certo, mudei aqui o título. - Então, um dos meus problemas que esbarro também é a falta desse esquema elétrico. - Não consegui identificar quais IC você está se referindo...nessa foto que mandei anteriormente só temos o optoacoplador (PC7001, PC7002). Estou te mandando fotos adicionais dele. Os únicos IC que esta placa possuem em uma análise de inspeção rápida, parecem estar na parte de baixo (também e estou anexando foto: U7001, U7002). - Meu circuito lâmpada-série é composto de uma lâmpada de 75W, se não estou enganado. PS: mando também uma foto adicional de uma coisa que reparei na inspeção mas não tenho certeza se foi ocasionado por esse problema: uma trilha aparentemente exposta.
  10. Boa tarde prezados, tudo certo? Estou com um projetor Epson x36+ que apagou totalmente após forte temporal (ainda que a rede aparentemente tenha estabilizado, ele apagou repentinamente em seguida). Inicialmente, acreditei que seria apenas o filtro de linha que entrou em ação protegendo o circuito e abrindo o fusível, mas ao substituí-lo, o mesmo queimou novamente. Usando a lâmpada-série, conectei o filtro de linha, a fonte principal e a fonte ballast (que manda energia para a lâmpada) e constatei que, ao plugar a ballast, a mesma acendia a lâmpada, indicando curto nesta fonte. Ao analisar visualmente e inspeccionando com o multímetro, me parecia algo com múltiplos componentes queimados, então decidi por substituí-la por completo. Com a Ballast nova, tenho outro problema: a lâmpada-série não acusa curto, porém não tenho as tensões nos terminais de saída que vão para a Ballast (que seriam, em tese, de 380v) e muito menos no capacitor (ambos sinalizam cerca de 160 ou 180v, aproximadamente). Prossegui, então, para a análise de curto da fonte principal. Jumpeando as linhas 17v, PS e MAIN, percebo que a lâmpada-série acusa curto, provocando um barulho de ruído e variando a sua intensidade com o barulho, como se fosse "piscar", mas não chega a apagar. Ao colocar alcool isopropílico nos trilhos, percebo que a área que mais esquenta fica próxima ao diodo D7015 (aparece retirado na imagem em cima do papel). Prossegui para a retirada de alguns componentes que estavam bipando no meu multímetro e vocês podem observá-los nas imagens a seguir. Os resistores bipam, mas muito certamente por se tratarem de resistores de baixas resistências (068R, 1R, 10R) e apresentam medições dentro de suas respectivas faixas de variação. O diodo, por sua vez, trata-se de um RL207 e bipa em ambos os lados, com valores indicativos baixos, sinalizando mau funcionamento. Alguns outros componentes não retirei, pois testei na placa (como os dois capacitores cerâmicos próximos ao diodo) e estes parecem estar em bom estado. A ponte retificadora e os transistores que ficam presos ao dissipador, também não os retirei, mas aparentemente apresentam normalidade na análise com multímetro em placa. Cheguei, por hora, a conclusão que meu problema pode estar no diodo RL207, mas gostaria de abrir esse tópico para que vocês possam, comigo, também ponderar algumas informações que acharem valiosas para o sucesso do reparo dessa placa. O que acham? O que apostariam?
  11. Elias, boa noite. Como vai? Então, só mexi no que realmente precisava (polarizador do LCD azul). Fiz a troca por uma película 45º dessa auto-adesivas, recortando e fazendo o ajuste de polarização mediante a antiga). O engraçado é que a convergência fica normal quando desconecto a cor vermelha mas ela NÃO foi mexida. Já quando vou inspecionar cor por cor (desconectando os FLEX dos LCD’s, observo que fica aparentemente tudo alinhado — observando as bordas como referência). Apenas fica desfocado as bordas azuis. Vou tentar retirar o vidro polarizador que eu “adaptei” e ver como reage sem ele… preciso descartar todas as hipóteses do LCD azul (que foi o único que mexi) antes de retirar a cola de fábrica do vermelho e alinhar manualmente. O que acha?
  12. Boa tarde prezados. Estou com problemas no projetor Epson PowerLite X36+. Fiz a limpeza desmontando a carcaça, fontes e placa mãe. Notei, entretanto, que o bloco óptico era de fato o problema maior: ele apresentava uma mancha amarelada no centro do polarizador interno (IN) do prisma. Retirei o aro metálico em que fica preso o polarizador e o LCD da cor Blue (azul) e troquei por uma película polarizada nova (medida paliativa que costuma ter sucesso). Por fim, também foi necessário a desmontagem da lente objetiva focal, que estava com resquícios de algum tipo de fungo (ao que me parece, não sei ao certo). Moral da história, depois de montar tudo novamente (objetiva focal e prisma azul) estou com o problema de imagem a seguir, que aparentemente é um problema de convergência. No entanto, não achei muita coisa em relação a esse problema nos fóruns. Na opinião de vocês, é um problema realmente de convergência do prisma? Se sim, em qual cor? Se não, o que vocês arriscam? Estou colhendo opiniões pra ser mais certeiro no diagnóstico e consequentemente na solução. Grato! IMG_7478.MOV

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...