Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

mauricio.pavan

Membros
  • Posts Por Dia

    0.01
  • Posts

    16
  • Registrado em

  • Última visita

  • Créditos EBR

    40 [ Doar ]

Informação Pessoal

  • Localidade
    Francisco Beltrão/Pr/Br

Últimos Visitantes

535 visualizações

Conquistas de mauricio.pavan

Novato

Novato (1/14)

5

Joinhas

  1. Boa tarde @geek889 O U5 é um LM350, encontrei um curto entre os pinos CNT e OUT, entre CNT (ou OUT) e IN está medindo 7Vcc. Não tenho um LM350 para substituir, vou tentar comprar e substituir. Esse CI é um regulador de tensão certo? Saberia qual a função dele no circuito? ele é o responsável pela alimentação dos outros CIs? Ou se por acaso tiver a página do esquema em que ele é utilizado e puder mandar eu mesmo verifico. Muito obrigado.
  2. Boa tarde. Nobreak não carrega as baterias. Diz o cliente que ficou muito tempo parado e quando foram ver se funcionava ele so apitava e não ficava na bateria. Testei as baterias que estão descarregadas porem boas, coloquei elas carregarem e o nobreak funcionou. Ficou nas baterias com tensão em 117Vca, porem quando reconectei na tomada não carregou as baterias. Testei os MOSFETs, ambos estão bons, testei também a ponte retificadora. Não peguei nenhum modelo desses pra consertar, alguém tem alguma dica? Não encontrei o esquema dele também, caso alguem tenha e possa compartilhar eu agradeço.
  3. Bom dia. Estou com um defeito nessa fonte. Ela não ligava inicialmente, ai encontrei um SD484 com problema, substitui o mesmo e a fonte ligou, porem não saia tensão para carregar as baterias. Continuando os testes encontrei um UC3845 (que imagino ser o CI que controla a carga das baterias) com defeito, fora o CI encontrei um 817 com 2 zenners (1N4744) com defeito, estavam no meio dos dissipadores. Por precaução troquei o Opto também, notei que ele era ligado no sensor de corrente e que o pino 2 (VFB) estava junto ao pino 5(GND), ai então não encontrei mais nada de errado, então liguei a fonte novamente, e ela ligou mas não saiu tensão para carregar as baterias, então testei as tensões presentes nos pinos do UC, em todos os pinos encontrei 0Vcc (menos no pino 7 onde tinham 15Vcc para alimentação). Caso alguém tenha mais alguma ideia do que posso testar eu agradeço. Pelo fato do CI não estar chaveando, nem "tentando", parece que algum sinal de impedimento está sendo aplicado em seus pinos, não sei se é o caso de ter 0vcc tensão de referencia poderia causar isso.
  4. Bom dia. @ohm, abri e averiguei, não encontrei nada oxidado, tirei os flats para verificar mal contato ou sujeira mas também não encontrei nada. A agua não chegou no multimídia, imagino que pode ter fechando um curto no pendrive ou na camera.
  5. Bom dia. Estou com um aparelho modelo Pioneer AVH-A218BT, ele não aparece imagem alguma, apenas umas listras coloridas na tela, cliente relatou que o aparelho estava em um carro que foi inundado de agua até a altura do banco, após isso ele levou o carro ouvindo musica reproduzida pela central até o lavacar. Após pegar no lavacar não apareceu mais imagem nem reproduziu música alguma. O que aparece são faixas coloridas e depois elas somem a aparece um quadrado no centro da tela e depois fica alternando entre faixas e o quadrado. Tinha uma câmera de ré conectada na central e um cabo USB macho-macho para o pendrive. Notei que a ponta de baixo do USB estava com barro na ponta. Tenho um vídeo mas acho que aqui não consigo postar. Não sou acostumado a mexer com esses aparelhos, mexo mais com inversores de frequência e afins, gostaria de um auxilio, alguém poderia me ajudar a como e o que testar?
  6. @Thiago Lemos Bom dia. Recomenda-se que a corrente de carga seja de até 10% da corrente nominal da bateria para uma carga lenta, sendo que temos níveis de tensão para que essa corrente seja mantida. Resumindo, algo igual ao gráfico é encontrado, sendo que a corrente se mantem máxima (10%) até a tensão de carga, ai então a tensão de carga se mantem até a corrente chegar em um valor mínimo. A partir desse ponto a tensão será reduzida mantendo um valor mínimo de corrente até a sua tensão de flutuação. Nesse ponto a bateria já está completamente carregada e será mantida com carga máxima até o momento de sua utilização. Essa seria a forma "perfeita" carregar uma bateria, mantendo o seu material ativo sem danos desnecessários. Teriam vários outros variantes para cuidar, porem não vem ao caso já que você estaria vendo apenas a questão da carga. Para um nobreak, os que eu mexi, a carga ocorre com um circuito retificado mas não filtrado por capacitores. Esse circuito tem um conjunto de diodos para a ponte e um ou dois Mosfets para fazer o controle. Então a tensão aplicada será pulsada, mas não com uma onda retangular, isso devido ao Ripple que não é corrigido pela ausência de capacitores. Mas o que você nota é que tem uma corrente circulando e a tensão tende a aumentar até os níveis determinados. O gráfico apresentado é só um exemplo, logo seus valores não são verdade em todos os casos, porem, da para ter noção de como o circuito deverá se comportar.
  7. @Thiago Lemos Bom dia. Essa tensão de 19Vcc esta sendo medida com o circuito conectado as baterias? Isso porque o circuito de carga dos nobreaks que já testei eram pulsados, ai a tensão medida por um multímetro, sem o circuito estar conectado a bateria, não era real.
  8. Boa tarde. Trabalho com eletrônica de potência e preciso de um osciloscópio com pelo menos 2 canais isolados, vou utilizar ele principalmente para medir sinais de disparo de mosfets e IGBTs. Caso alguém possa dar uma dica de qual comprar ou caso alguém tenha para venda favor chamar.
  9. @zazulak Bom dia. Agradeço as informações, já comprei as ferramentas. Testei os drivers da seguinte forma, coloque uma tensão de 1,5Vcc na analógica que controla a velocidade e o sentido do motor, o motor inicia o movimento e após isso trava, sem estar com a comunicação do CNC conectada. Dessa forma o motor fica "tremendo". Ja viu algo dessa forma? @pedrorosasb Bom dia. Obrigado pela dica, fiquei com medo de quebrar o soquete ai parei de forçar.
  10. Bom dia. Estou fazendo manutenção em um drive que controla um servo motor do eixo Z de uma maquina de corte a laser, essa utilizada no corte de aço silício. Encontrei muitos pontos de oxidação na placa, com isso imagino que o equipamento passou por maus bocados. Por este motivo, estou tentando sacar os CIs que são responsáveis pelo processamento das informações recebidas na comunicação, CIs responsáveis pelo chaveamento e pelo tratamento do sinal do feedback do motor. Porém não tenho ferramentas para sacar tais CIs, e estou com medo de utilizar uma pinça como alavanca e acabar quebrando o soquete, o que causaria a inutilização da placa. Alguém saberia uma ferramenta ou uma forma segura de sacar tais componentes? Caso alguém já tenha feito manutenção nesse tipo de equipamento, o defeito do drive é que quando ele esta conectado ao CNC e Habilitado para movimento, o motor inicia o movimento sem o comando do CNC, sempre num mesmo sentido, e ao medir a analógica responsável pelo movimento são encontrados 4,9mV. Tirando o borne o motor para, utilizando a pilha para fazer o teste o motor se move normalmente, tirando a comunicação o motor para, porém, após todos os testes, chegamos na conclusão que o defeito está nesse drive.
  11. @ohm Exatamente, dessa forma a tensão média aumentou e juntamente com ela a corrente de carga.
  12. @joao lima RV Medi com o osciloscópio e vi que a tensão era pulsada por causa da retificação, e os pulsos de carga sincronizavam justamente com o vale da onda, ai adicionei um capacitor na retificação, igual vc falou. Porem, a tensão da rede fica normalmente ~120Vca, não acho que está baixa, porem a carga não estava sendo adequada porque a tensão nas baterias ficava baixa, igual comentei. @mariomendes77 sim, ai ficou com um nível aceitável de tensão na saída, diferente da situação apresentada anteriormente.
  13. Bom dia @paivafrota. Sobre a tensão de saída, exatamente isso, eu havia esquecido desse detalhe, medi com um multimetro true RMS e a tensão estava em 120Vca. Sobre a corrente de recarga, a bateria estava com uma tensão de aprox. 12,2Vcc, então achei a corrente baixa. Trabalho em uma empresa onde funcionam vários computadores, logo tem muitos nobreaks. Com o passar do tempo, as manutenções foram ficando para trás e agora tem muitos nobreaks para manutenção, a maioria com problema nas baterias (carga das baterias ou baterias defeituosas mesmo), onde a tensão fica abaixo de 12,5Vcc e quando necessário ele não segura o computador. TS-shara desse modelo tinha 5 com esse problema, ai fiz uma alteração no circuito de carga e testei por 2 dias. Nesse período ele aumentou a corrente de carga para 0,7A cm uma tensão de ~12,15Vcc, e diminuiu até 0,02A na carga final, deixando a bateria com uma tensão de ~13,4Vdc, agora vou colocar eles nos computadores para verificar se vão funcionar bem. Caso alguém tenha interesse na alteração eu repasso para vocês. Agradeço a ajuda de todos.
  14. Bom dia. Identifiquei o problema que ele não ligava, ai então vi que a tensão quando conectado a bateria ficava em 89Vca e na tomada em 112Vca. O circuito de carga não está funcionando também. A bateria é nova, 12Vcc 7Ah. Ao pressionar o botão ele liga e inicia a carga na bateria, porem o duty cycle aumenta lentamente mas não atinge um estado de carga suficiente na bateria, fica em 200mA no máximo, oscilando.
  15. Nobreak Ts-shara modelo Ts-100 não liga, nem na tomada nem na bateria, fusível está bom. Esquema:

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...