Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Paulo Scheidegger

Membros
  • Posts Por Dia

    0.01
  • Posts

    17
  • Registrado em

  • Última visita

  • Créditos EBR

    0 [ Doar ]

Tudo que Paulo Scheidegger publicou

  1. Tenho uma fonte parecida com essa e não encontrava o defeito de jeito nenhum, no fim era um dos resistores de 2R2 para a base de um dos transistores 2SC que estava aberto...
  2. Obrigado pela pronta resposta. Como eu só tinha um par de resistores 2R2, usei um em cada transistor. Percebi que alguns esquemas de fontes usam resistores de 2R0, então resolvi arriscar. E não é que funcionou!?! O problema todo eram esses resistores abertos mesmo. Como posso detectar se está faltando saturação nos 2SC? Entendi bem os dois terras. Já tinha percebido isso quando estava rastreando o sinal entre a entrada e os 2SC. É fácil entender a necessidade para manter o isolamento dos circuitos CA e CC. Agora que funcionou vou examinar com detalhes as formas de onda nos diversos pontos pra entender bem o que acontece em cada malha. Vou seguir o conselho de soldar um fiozinho no terra local pra facilitar prender a garra jacaré. Só achei o resistor de descarga dos capacitores de entrada meio alto, levei uma lambada mesmo 5 minutos depois de desligar a fonte! Agora estou descarregando manualmente com um resistor de fio de 1K. Valeu pelas orientações! Muito obrigado mesmo!
  3. Feliz Ano Novo para todos! Que 2022 seja rico em alegria, paz e prosperidade! Depois de um bom tempo dedicado a outros afazeres, retorno ao meu aprendizado sobre fontes chaveadas com controle pelo TL494. Respondendo ao @joao lima RV , os resistores da minha fonte são de 390K e estão ambos OK. Porém os de 1R0 entre o de 390K e a base dos 2SC3320 estão abertos. Não admira que não funcionasse. O problema é encontrar resistores de 1R0 para1/2W por aqui. Seria possível usar um par de 2R1 de 1W apenas para testar se é só esse o problema? Isso pode fazer os 2SC3320 deixarem de saturar?
  4. Não gostaria de estragar o plugue do osciloscópio, é mais fácil desconectar o terra da fonte. Aí ligo a garra da ponta de prova no terra da fonte, será que serve? Refiz a medição e continua o mesmo sinal alternado depois da retificação. Os resistores grandes que você fala são aqueles de 150K em paralelo com os eletrolíticos de filtro? R2 e R3 no esquema acima? Parece que estão abertos, vou remover a cola que tem por cima deles pra trocar.
  5. É a saída da ponte retificadora de onda completa com 4 pinos, um GBU808 que recebe CA nos dois pinos centrais e solta positivo num pino lateral e negativo no outro. Eu esperava encontrar nos pinos de saída uma "senoide" com os semiciclos negativos rebatidos para o lado positivo, ou seja, não mais corrente alternada mas uma corrente positiva pulsante. Em vez disso vejo a forma de onda mostrada na foto superior do dia 08/03/2021. Não estou usando o cabinho de referência da ponteira pois tanto a fonte quanto o osciloscópio estão ligados ao mesmo terra verdadeiro. Não aparece onda quadrada nos 2SC2655. Aparece a mesma onda da saída da ponte retificadora. Já troquei os eletrolíticos de filtro mas não mudou nada. Estou meio perdido porque aparece coisa estranha logo na saída do retificador, então daí pra frente não espero que nada funcione.
  6. Bem, usei uma bateria de no-break 12V mas não vi muita diferença. Continua sem funcionar e aquela forma de onda que postei em 10 de abril continua presente na saída da ponte retificadora. A diferença que notei é que a base de um dos 2SC2655 passou a mostrar a forma de onda que eu esperava na saída da ponte, só com os semiciclos negativos da senoidal, o outro não mostra nada. Estou achando que sejam os capacitores de filtro danificados, não encontrei ninguém que venda 680uF x 250V em Porto Alegre, tive de encomendar pela internet. Chegam semana que vem, vamos ver.
  7. Obrigado, @zazulak. Consegui depois de alguma espera 4 peças do 2SC2655 mas não adiantou, continua do mesmo jeito. Minha fonte tem ponte completa, um integrado com 4 pinos, duas entradas AC e duas saídas + e -. Resolvi olhar os sinais com o osciloscópio, na entrada aparece uma senoidal certinha mas eu esperava ver nas saídas somente as meias ondas positivas no + e negativas no -. O que aparece me deixou intrigado, estará havendo algum retorno de sinal?
  8. Obrigado, ohm. Vou verificar, mas ainda não chegaram meus MJE13009, estou com dois D4515 no lugar e não está oscilando na partida. Pode ser diferença do transistor? Olhei com o osciloscópio na saída da ponte retificadora e tem dois trens de "pulsos", um positivo e outro negativo como é de se esperar. Eu achava que eles iriam para as duas bases dos transistores, numa aparece o trem monopolar mas na outra aparece uma alternada meio distorcida, com esses "pulsos" positivos e negativos. Será que isso é normal ou pode ser o motivo da falha na partida?
  9. Nenhum dos zeners estão abertos nem em curto mas não tenho certeza se são de 5,2V mesmo para testar essa característica. Por isso queria o esquemático dessa parte. Um dos C2655 está em curto, vou comprar mais uns desses junto com os MJE13009. Olhei com o osciloscópio e tem 60Hz até o primário do transformadorzinho de acoplamento mas o secundário está zerado, acho que por conta do curto no transistor. Vamos ver...
  10. O D4515 chegou em dois dias, mas continua sem oscilar. Não sei se tenho equipamento e experiência para medir fugas nos zener e transistores, na melhor das hipóteses posso ver se estão em curto ou abertos mas teria que remover da placa. Vou ver se consigo o MJE13009 pra tentar outra opção, mas fico na dúvida se transistor diferente do original não precisaria ajustar os resistores de polarização pra poder dar a partida com 60Hz. Por acaso alguém teria o esquemático para saber os valores originais?
  11. Valeu! Meu problema agora é encontrar os tais 2SC3320L, nem tanto pelo Vcb de 500V, mas o bicho tem hfe de 10... pra Ic de 15A precisa muita corrente pra saturar. Vou ver se o D4515 funciona no lugar do original, depois informo se prestou. Será que na Alberto Bins se encontra esse ou outro equivalente, bup 23, 2sc3520, 2sc4139, 2sc4434, etc.?
  12. Boa tarde. Essa fonte queimou os transistores bipolares do chaveador e resolvi trocar por MOSFETs K2698 com um bypass nos resistores das bases, agora gates. A ponte retificadora BU808 também entrou em curto e substituí temporariamente por uma de fonte ATX, de menor capacidade de corrente mas suficiente para testar o funcionamento. Quando operava com os BJTs a fonte apresentava tensão DC na saída mesmo sem carga, fiz o mesmo teste sem carga com os MOSFETs e não aparece DC. Com uma carga de 50 Ohm tampouco aparece tensão. Medi a alimentação do TL494 e não chega nada. Desconfio que a fontezinha de 5V esteja ruim, mas ainda não identifiquei os componentes dela pra testar. Agradeço a ajuda dos profissionais indicando onde está a fonte ou, se possível, um esquema dessa placa. Também gostaria de opiniões sobre a troca dos BJT por FET.
  13. Olá, gente boa! Sou, ou era, engenheiro civil, agora sou aposentado. Mesmo trabalhando com construções, sempre gostei de eletrônica e acompanhei a evolução da informática do Brasil desde os tempos da invenção do micro computador pessoal. Já antes de me formar na UFRGS em 1974, ajudei a programar um sistema de navegação por satélite para a Marinha Brasileira, usando o primeiro micro-processador programável comercial, o Intel 4004. Era uma CPU de 4 bits desenvolvida para uso em calculadoras eletrônicas, grande inovação dos anos 70. Na época da reserva de mercado, quando era proibido importar equipamentos para automação industrial, fui designado pela empresa onde trabalhava para comandar uma equipe de projeto, produção e instalação de micro controladores de processo baseados no 8085 da Intel. Tínhamos que projetar, fabricar, programar, instalar nos equipamentos e por para funcionar, era uma trabalheira danada mas aprendemos muito. Depois fui trabalhar na siderurgia e mais tarde em consultoria de gestão. Hoje ajudo um time de especialistas em técnicas avançadas de solução de problemas gerenciais usando estatística e inteligência artificial mas continuo me divertindo com eletrônica, agora com uma quantidade de recursos inimagináveis no século passado. Sou auto-didata em eletrônica e o pouco que conheço me ajuda a consertar alguns aparelhos como hobby. Já não tenho destreza manual para lidar com os componentes SMD, prefiro placas que possa acompanhar a olho as trilhas, mas são cada vez mais raras. Também gosto de brincar com o Arduino e leio e escrevo em várias línguas: Cobol, Algol, Fortran, BASIC, Pascal, C++, R, Phyton, inglês e espanhol. Também pratico aeromodelismo rádio controlado, construo eu mesmo meus aeromodelos e aprendi a voar sem instrutor, o que não recomendo a ninguém para poupar os primeiros modelos. Atualmente estou instalando uns painéis solares e fabricando artesanalmente uma réplica do Ford modelo T de 1911 com motorização elétrica. Como podem perceber, planejei minha aposentadoria com carinho...

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...