Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Claudio Lima Lopes Ferreira

Membros
  • Posts Por Dia

    0.09
  • Posts

    35
  • Registrado em

  • Última visita

  • Créditos EBR

    30 [ Doar ]

Informação Pessoal

  • Localidade
    Londrina/PR/Brasil

Últimos Visitantes

269 visualizações

Conquistas de Claudio Lima Lopes Ferreira

Explorador

Explorador (4/14)

  • Reagindo bem Rare
  • Colaborador Rare
  • Iniciador de conversa Rare
  • Primeira postagem Rare
  • Um mês depois

Escudos Recentes

9

Joinhas

  1. A fonte acima está completamente inoperante, com os IGBTs Q1 e Q2 em curto, diodos D11 e D12 em curto, resistores smd R58 e R2? abertos e resistores R24 e R25 abertos e queimados, não possibilitando a observação de seus valores ôhmicos. Não foi possível executar testes de funcionamento, uma vez que nem todos os componentes são identificáveis para serem substituídos. Provavelmente há outros componentes smd danificados. Necessito do esquema eletrônico desta fontes para possibilitar a substituição de todos os componentes e analisar o circuito. Desde já agradeço.
  2. Conheci o EletrônicaBR pesquisando sobre eletrônica na rede de internet. Não me lembro exatamente o que. Sou Engenheiro Eletrônico, formado pela UFRJ e responsável pela manutenção eletrônica dos equipamentos da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) do campus Cornélio Procópio, no norte do Paraná. Possuo mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Além de conhecimentos teóricos, tenho bastante prática de bancada, uma vez que fui técnico em Eletrônica desde o nível médio e fiz vários cursos de manutenção eletrônica extra curriculares. Além de "apaixonado" por eletrônica, tenho como hobbies o autorama e o aeromodelismo. No autorama estou construindo uma pista de quatro fendas, com volta em torno de 12m ou 15m, mais ou menos. No aeromodelismo sou o construtor dos aeromodelos que possuo, à partir de plantas baixadas da internet, sem prática ainda em pilotar os aeromodelos.
  3. Infelizmente, devido a impaciência do cliente com a demora na solução, o monitor está sendo devolvido sem a manutenção corretiva. Muito obrigado aos que ajudaram.
  4. A fonte primária (PSU) produz os 15V e os 5V_ST normalmente e estáveis. Os 15V passam por um regulador que gera 1,25V_ST que está presente e os 5V_ST passam por outro regulador para gerar 3,3V, também presente. Estas tensões vão alimentar o micro principal (IC100) que deve esperar o comando de ligar o aparelho para habilitar a geração de outras tensões da fonte, como o 5V_TUNER para alimentar o sintonizador da TV, por exemplo, porque este aparelho é monitor/LCD TV. Como dito antes, o micro recebe o comando mas não liga o aparelho. Estão presentes no micro as tensões mencionadas acima, o clock do mesmo, o reset do micro está em nível normal, após o reset inicial (0V) e o comando de ligar chega, mas não liga.
  5. Boa tarde. No referido monitor o IC100 pino 172 recebe o comando de ligar, indo do estado de 3,3v para 0v ao pressionar a tecla POWER, porém o pino 154, que é o comando POWER_ON/OFF, fica fixo em 0v. Esta tensão é enviada para a base do transistor Q1101 que, ao não saturar com 0v na base, não chaveia o Q1104 (SWITCH DUAL FET) para gerar os 5v na sua saída. Sem estes 5v, não são geradas as tensões de 3,3v e 2,5v reguladas que alimentam outra parte do IC100 para gerar os comandos de ligar a tela e o led de ON. Estão presentes no IC100 o clock, as alimentações de 1,25v_st e 3,3v_vddp_st vindas da fonte primária, o circuito de reset está com 0v no pino de reset do IC100 (ok) e o comando de ligar chega. Estou raciocinando errado? Falta algo? Condenar o CI deve ser a última coisa, já que só trocando a placa toda, o que tornaria o reparo inviável. Fico agradecido a quem puder ajudar.
  6. Não se esqueça do jumper no conector grande de saída da fonte do fio VERDE para um dos fios PRETOS, para ligar a mesma fora de qualquer placa mãe e não queimar coisa alguma.
  7. Bom dia JESSEJSILVA e demais companheiros de solda. Meça a tensão no capacitor eletrolítico grande de entrada. Se tiver 0v, meça os componentes do fusível de entrada até este capacitor inclusive. Se a tensão encontrada for por volta de 175v na rede de 110v, significa que todo o circuito de entrada citado acima está ok, não perca tempo com ele. A seguir, meça a tensão de 5v stand-by na saída da fonte. Se ela estiver presente, significa que o primário da fonte está ok, após o capacitor de entrada. Meça as tenões de saída de 5v, 12v 3 3,3v. Se elas não estiverem presentes, o circuito PFC está inoperante e ele desligou as saídas, provavelmente, no meu caso, por sobretensão na saída de 3,3v que estava com 4,5v. Reporte o resultado dos testes acima que te oriento o que fazer a seguir. Boa sorte.
  8. Não resolvi. Clico nos pontinhos, em editar e onde coloco "em análise"? No campo de tags, não consigo preencher coisa alguma.
    Vídeo aula muito boa. Didática e útil para o ensino. Grato
    Vídeo aula muito boa. Didática e útil ao aprendizado.
    Vídeo aula boa, bem didática e útil. Grato

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...