Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Niemeyerd

Membros
  • Posts Por Dia

    0.11
  • Posts

    361
  • Registrado em

  • Última visita

  • Créditos EBR

    468 [ Doar ]

Tudo que Niemeyerd publicou

  1. Tv inoperante porém, somente led stby com 2 piscdas e 3 segundos desligado: Main Power Over Voltage Protection Analisando contatei que fonte 3,3v estava ok e fonte 12volts zerada. Manual de serviço orientava verificar REG12v. Causa era q6503, q6504 em curto e r6545 r6544 abertos. Responsaveis por chavear o chopper. Sinais no gate ok, coloquei as peças novas e tv voltou a funcionar normalmente.
  2. É outra, serve para ajudar e para eu também me organizar. Até ontem estava em análise Mesmo após a troca doc474, hoje foi o último teste, aqui está igual inverno novamente, e a tv funcionou normalmente. Já consertei várias destas e as mais complicadas resolvi postar aqui, pode ser assim?
  3. Tv veio de outra oficina com vários defeitos. Fonte foi fácil de resolver, basicamente capacitores estufados. Armei a fonte e bl-on e tensões normais, ccfl também. O defeito do título surgiu após trocar a placa main, pois a original não foi possível recuperar, carbonização perto da porta usb resistores mexido embaixo do conector energia p11, ruim para ressoldar. Mesmo assim insisti com a placa fazendo jumpers e colocando componentes para testes, após ampla análise não consegui fazer a tv ligar, não obedecia as comandos do teclado e i.r., processador não aquecia nada, nenhum sinal de data e clock na flash u21, nenhum curto na linha Sda Scl, resolvi condenar o processador e instalar outra placa recuperada. Porém placa com flash ja reprogramada e nesta que apareceu os defeitos. C532 e c534 100/16v com aparência de vazamento (fica um preto brilhante a serigrafia em cima do capacitor smd radial) sei que eles tem a ver com audio direito e esquerdo, troquei e nada mudou. O chiado tipo um sopro continuo aparece logo após a tv ligar, faz um tuc forte nos falantes. Outro sintoma era nenhum hdmi funcionando. Regravei a flash novamente mas nada mudou. Trilhas entre hdmi e processador ok. Sei que tem flash para cada hdmi, vga... mas nem desconfiei disso. Fiz até ressoldagem dos pinos do MT8222. Insisti mais uma vez nos dados da flash desta vez copiando de outra tv funcionando e bingo todos problemas resolvidos. Esqueci de anotar versão podendo ser conferida nos modos de serviço, mas lembro que era final 63 que não funcionava bem a tv, e a tv boa era final 62, copiei o 62 para a flash.
  4. Só acende led standby mas não obedece aos comandos do teclado e c.r. principalmente em dias frios. Quando liga envia o ps-on para fonte e não se desliga mais. Fonte e tela da tv boas testadas com outra pci main board. Níveis lógicos do teclado e i.r. até o processador normais. Tocando no pino do cristal 16Mhz perto do mcu do stby U8 R8C11 a tv sai do standby e volta a ficar com led vermelho. Conferido todas fontes na main 12v, 5v, 5v usb, 3v3stby, ev3 normal, 1v20, 1v12. Fiz a troca de praticamente todos capacitores radial smd das fontes e embaixo da blindagem do processador. Medi continuidade dos pinos do Processador relacionados com a flash 24c32 U21, não havia nenhum sinal de clock e data pinos 5 e 6 da flash somente 3,3volts dos pullup, pois desconfiei de possível defeito nas trilhas da placa, apaência um pouco estufada embaixo do u21 devido ao excesso de temperatura na soldagem, e pensei em possível rompimento das ilhas dupla face. Mas conferido e tudo certo. Tv continuou funcionando mas após alguns dias parada ficou com mesmo sintoma. Conversando com um colega sobre o circuito Stby notamos que o C474 4,7/16v e D1 1n4148 são muito importantes para o reset da Mcu stby. No remover ele notei o cheiro de eletrólito fritando da solda, estava com esr elevada, coloquei um eletrolítico e a princípio funcionando perfeitamente.
  5. Aparelho estava a tempo aqui na oficina e ontem resolvi consertar. Não obedecia a nenhum comando, acendia leds azuis e display não. Fonte principal ok e fontes nos conversores da main board todas zeradas. Causa era D3 marking S8 schottky 1A 40v em curto na fonte +12v, troquei por um 2A. TPS54260 estava bom. Problema resolvido.
  6. Acho que nem é o caso de trocar e sim ressoldar ou remover para limpar embaixo. Fiz outra agora que após a troca dos capacitores não funcionou bem, soltei e soldei o 27Mhz com limpeza resolveu.
  7. Cliente relatou que as vezes ela demorava a ligar ou nem ligava, também se desligava sozinha. Quando funcionava vídeo e aúdio normais. Demorei até entender o defeito. Mas comecei a desconfiar do circuito teclado quando medi 3,3volts na linha que leva as funcões de volume,canal, menu até a placa principal e na linha da microchave power a tensão era de 600mv e oscilando. O reclado é na mesma pci da fonte. Primeira coisa é achar que o pushpull está com fuga mas neste caso era o pequeno diodo D3852 que estava conduzindo, e nem era o componente com defeito mas sim a cola embaixo do smd, só de ressoldar bem já voltou a funcionar corretamente. Fiz raspagem da cola já nos dois diodos, D3851 é paralelo com a linha das outras funções.
  8. Mas aí não tem mistério, diodo bom vai funcionar. Na segunda feira me lembra eu olho pra voce.
  9. Consertei a fonte da placa, entreguei funcionou alguns dias e parou de rodar ventilador. Causa é PIC4 optoacoplador TLP620 em curto. Medi pinos 1 e 2 com multimetro e deu um valor de 2,47v em ambos pinos, logo pensei ser curto. Troquei por um 817 comum e não funcionou como deve, motor girava muito devagar dando embalo com a mão ele ficava alguns segundos em velocidade máxima e parava. Optotriac bom, sensor hall e sensoriamento do hall bom. TLP620 é direto para tensão AC, usa dois leds em contrafase nos pinos 1 e 2. Medindo no scope até monintorava o zerocrossing mas com leitura a 60hz e sei que todos quando meço me mostra 120hz, daí que saquei um diodo led provavelmente me curto pegando só um semiciclo. Instalei um P620 novo e problema resolvido. 120hz na leitura.
  10. Placa é bem simples, tem um relé para o compressor, Fan controlado por triac. Placa nova com esse defeito, já consertei outras com mesmo problema e ficaram boas. A fonte é controlada por um LNK304pn, a retificaçõa de rede é somente do semiciclo positivo e a estabilizacão é através do regulador 7905. Ao energizar não consegue estabilizar os 12 volts, alimentei com fonte externa em paralelo no capacitor c11 filtro do 12v e fonte estabilizou. Suspeitei de capacitor ruim testei e todos bons. O capacitor de 100uf do 5volts troquei por um de 220uf/25v por achar muito pouco para filtrar. Troqui o LNK e até chegou a estabilizar depois de insistir algumas vezes sem auxilio de fonte externa. Analisando o datasheet do LNK compreendi com funciona o pino Feedback, ele protege o ciricuito apenas ao ligar a fonte e era isto que acontecia, desarmava a oscilação do mosfet interno quando a corrente fornecida a este pino excede 49micro ampéres. No data fala em 1,65v, medi sempre 1,585 com multímetro em qualquer um dos lnk304 ou 306 que testei. Oque fiz foi alterar o divisor resistivo formado por r18 2kohm e r17 12kohm, após alguns ensaios aumentei para 2,82 kohm o r18 e funcionou perfeitamente. Modifiquei para mais pois assim tenho certeza que cairia a corrente fornecida, cheguei nesse valor de resistor baseado em testes...com 2,4k a fonte ja se comportou diferente ficou ligada após insistir um pouco, com 2k7 ligou sempre, para não perder o 2k original da placa fiz uma soldagem do 820ohm em série. Obs: no lugar do sensor utilizei um resistor 10k para em testes armar o relé compressor.
  11. A fonte deste recarregador queimou quando ligaram em 220v, é 127v. Efetuei o reparo com a troca do top261EN e intermitente voltou a queimar. Terminei meu estoque do 261en e resolvi colocar outro modelo de oscilador, TOP254YN. Para isto só precisei inverter pinos 4 e 5. Source no 254yn é o pino 4 e 5 frequency. Funcionou normalmente e não apresentou mais defeito. O top261 estourava sempre quando plugava na rede elétrica. Revisei circuito snubber e tudo ok. Tive um caso semelhante com outro equipamento. Creio que o 261en do meu estoque seja falsificado, não suporte a tensão de até 700v no dreno provocada pelo indutor. Os top254yn nunca tive problemas. Ja montei o equipamento e esqueci de analisar a forma de onda.
  12. Cliente retirou de outra oficina e trouxe para mim. Inclusive eu já havia fornecido os componentes para ele consertar com outra pessoa, mas sem sucesso. Fonte SMPSU22 bastante mexida, sem esquema fiz uma ampla análise e encontrei optoacoplador 4n35, TL431 com defeito. TOP244yn em curto. No circuito de Clamp primário do chopper faltando d3 FR107, D2 TVS P6KE200a unidirecional conduzindo para os dois lados no teste com multimetro comum. Não tenho nenhum desses transiente voltage surge em estoque, me baseei no circuito clamp de outras fontes e montei igual, um circuito Snuber montei com diodo d3 fr107ja (na placa)+resistor100kohm(no lugar do tvs)+capacitor C1 10n (ja presente na placa). Troquei o top244 e a fonte funcionou, porém voltou a explodir o top244 ao desligar e ligar novamente na rede. Logo compreendi que este circuito não foi eficiente. Cheguei a desconfiar da qualidade do TOP, perdi mais 2 novos fazendo testes sem sucesso. Precisava encontrar uma soluçao. Busquei em sucatas o P6ke200 mas só encontrei de baixissima voltagem, 27v, 36... Consegui numa fonte de tv panasonic um T3D-36 ou ST03D-36 escrita Azul, que é o componente TVS+diodo fast recovey integrados, cátodo com cátodo interligados. É um ótimo supressor chamado de Trankiller fornecido pela Shindengen semicondutors. Porém fiquei com uma dúvida referente a sua capacidade acredito fortemente que não seja somente "36" de 36volts a voltagem de breakdown, mas analisando a fonte donde ele foi retirado ter o circuito praticamente igual resolvi arriscar. Apliquei 100vdc em ambos sentidos e não conduziu. Montei e bingo! funcionou perfeitamente, desliguei e liguei diversas vezes. Segue funcionando estável sem nenhum tipo de ruído. Consegui o esquema da fonte após ter efetuado o reparo. Detalhe: depois percebi que o D3 fr107 estava montado virado na placa talvez este o motivo do circuito snuber não ter funcionado corretamente. Eliminei do circuito o C1 10n com a utilização do trankiller. Vou postar duas fotos.
  13. Modelo da condensadora é S4UW09WA51A 9k btu. Curto circuito atingiu o circuito da comunicação entre placa da condensadora e evaporadora. É sabido que essa comunicação usa apenas um fio e o neutro da rede é o comum. A tensão varia de 0,5volts até 75vdc medindo na borneira. A corrente é baixa e é feito através de pares de opotoacopladores em cada placa. Técnicamente não sei explicar como funciona. Basicamente com o tempo aprendi que deve haver uma rapida oscilação da tensão nesse fio e as placas não devem emitir status de erro. Nesse caso Erro 05 é comunicação, após 3minutos ligada o led Power no display da evaporadora emite 5 piscadas. Nesta placa quando a comunicação correta o led status vermelho(que é apenas um) fica sempre aceso e emite flashes de 5 em 5 segundos. Mesmo led avisa com piscadas lentas se tiver erro. Defeito era o optoacoplador (LJ26 356T) IC02k em curto e e transistor Q02K aberto. No transistor marking ND 2A, logo interpretei como um NPN 2n3906, o opto encontrei usado em sucatas. Mas não funcionou mesmo com a troca dos componentes, led status red sempre aceso sem flashes e depois de 3min. piscando emitindo um erro, não lembro qual. Fiz uma ampla revisão e nada errado encontrei. Pedi para trazer a placa da evaporadora e interligando elas pude ver que não oscilava como devia o sinal de comunicação. Era baixo e quase estável. Desconfiei que não seria um NPN normal, pesquisando datasheet trata-se de um NPN digital KRC104s que realmente estava aberto, encontrei um igual em sucata (ND) troquei e funcionou perfeitamente. O Q01K do outro opto também é um NPN porém KRC102s (NB). Maneira fácil de conferir se o transistor esta bom é medir em cima dos capacitores cerâmicos C05k na Base de Q02k e C04K base de Q01k. Deve apresentar a leitura de acordo com os resistores internos do transistor entre base e common(emissor) KRC104s 47k+47k e KRC102s 10k+10kohm. Pino da base ligado diretamente ao pino do micro Micom. Conferir também os resistores ao redor.
  14. Foi trocado o kit réguas de led, corrigido a corrente para réguas através do pino Iset do OB3326RP com a troca de ra4 5k6 por 15k ou 10k, 15k ficou em torno de 70,8v na série(72volts) com 4 réguas 6 leds 3v cada. Em testes apresentou dois defeitos, desligando após um tempo ou mexer com a tv. Causa era oxidação nos pinos do conector b.l. Outro foi piscada breve no b.l. ou liga e após um tempo desliga um lado do b.l. Fiz ampla analise e concluí que estava ativando proteção OVP tensão execedendo 1,2volts. Substituí jumper J6 por mais um resistor 680k em série com os dois smd ja existentes de 680k do vcc para a malha resistiva com o 15k ao gnd. Ficou abaixo de 1volt. Placa driver é 40-R32E42-DRD1XG alimentada com 24volts.
  15. Aqui é rede 220v, com o HF a fonte é automática, será pode ser isso?
  16. Boa tarde, coloquei um HF01B04 novo e funcionou. Obrigado pessoal.
  17. Com bateria boa funciona, baixou de 12,5v não consegue mais carregar o capacitor do dobrador de tensão. Aparelho novo sem uso. Sem bateria deve funcionar somente pela placa solar, com sol carrega a bateria. Com o interruptor on/off desligado continua fazendo carregamento da bateria pelo placa. Tem um LM741 que polariza um transistor BC que polariza um tip147 regulando a tensão proveniente da placa solar e bateria. O divisor de tensão no pino 2 inverting é fixo em 2,51v através de divisor resistivo e o pino 3 no emissor do Tip com outro divisor. Oque acontecia era que normalmente o BC não estava polarizado porque lm741 estava com nível baixo na saída. Oque fiz foi alterar r24 12k para 14k no pino 3 do 741, assim maior parte do tempo bc estava polarizado fazendo com que o tip regule a tensão que alimenta o dobrador. Não anotei os detalhes e estou escrevendo oque lembro, não passava de 10v a tensão regulada e depois ficou em torno de 11v. O fabricante falou que eu não tinha condições de conserá-lo se tratando de um aparelho"solar". Fiz o reparo, funcionou e cliente ficou satisfeito, visto que o fabricante é em goiás e pediu que enviasse o aparelho de volta.
  18. Cliente reclamou que deu estralo forte quando ligou nas baterias. Após ampla análise identifiquei os componentes damnificados: ci driver U6 IR25607s, R12 e 13 1kohm, R34 e 37 100ohm, R24 e 35 24kohms, D13 e 14 1n4148, Q3 e 4 IRGB4630d, D31 zenner 15 na fonte primária de 15volts (oscilador chaveador Viper06), oscilador fonte alta corrente U3 SG3524p. Fiz a fonte funcionar e era apenas o zenner 15v em curto. Coloquei todas as outras peças novas menos os Igbt. Fiz teste pwm naos gates dos igbt, para isso fiz uma pesquisa e descobri que é: jumenado dreno e source de Q4 igbt e soltando D8 zenner perto do U3 para desabilitar o shutdown. Após conferir tudo foi colocar os igbt na placa e aparelho operando normalmente. Em testes oscilou intermitente a tensão de saída, conferi soldagem do SG e tinha um pino solto, ressoldado e problema resolvido.
  19. Microventilador tem um consumo de corrente de 500mA e não roda. Enquanto consertava nenhuma vez estava com ele conectado e após solucionar o problema nobreak voltou a afuncionar normalmente sem microventilador. Quando finalizei o serviço instalei um novo e funciona perfeitamente o controle de velocidade. Me falaram que nobreak entra em proteção por defeito no fan, não foi o caso neste.
  20. Primeiro teste em bancada aparelho funcionou normalmente. Logo apresentou defeito: quando inicializado em modo bateria nunca identifica modo rede, quando inicializado já na rede as vezes entra em modo rede(led azul) Um pouco de dificuldade em trabalhar sem esquema mas fui entendendo os circuitos, consegui o diagrama na sequencia. Me concentrei muito em RE1 rede-bat relé com bobina 5 volts que estava bom, e no IC8 LM19 sensor temperatura dos dissipadores que também estava bom +- 1,55v a 20°c. Mas nada adiantava o chaveamento e sensoriamento estar ok se a detecção de rede nem sempre acontecia. Meu esquema não batia com a placa PCIv010843 que tem uma plaquinha com o Pic e 2 lm324 e vários componentes smd. Sei que pode apresentar delefeito fácil os LMs. Algumas dicas encontrei aqui no fórum: - pino 3 do pic é detector de rede e deve haver 1,14v se não tiver pode ser defeito no ic6b lm324, - verificar relés, transistor drives, cabo de força, trilhas rompidas etc. - regulador de 5v bom, - resistores de precisão no circuito detecção de rede, - colocar um capacitor de alguns uF em paralelo com a entrada (pode ser aqueles usados em ventilador de teto). Se resolver, não é defeito no nobreak, mas sim excesso de distorção na rede onde ele é usado. Consegui uma imagem do circuito e pude me concentrar nos principais componentes. E capacitor baixo valor e alta voltagem é comum apresentar defeito, C23 estava com esr alta e totalmente incapacitado. Feito a troca problema resolvido. Medindo no capacitor em rede 220v tenho 4,51volts
  21. Defeito reclamado é som fraco em um canal. Analisando verifiquei que o canal A tem som distorcido. Em testes constatei que no lado negativo da senóide havia uma onda distorcida, sem motivo aparente, portanto me concentrei na alimentação negativa. Realmente Vbe estava alterada em relação ao canal bom(80 a 120mv) passando de 150mv em repouso. Q13 e 14 driver para base dos transistores de potencia revisados e tudo certo, resistores de 4r7 todos bons. Injetei sinal no r09 2k2 eliminando o circuito de entrada sinal do aparelho e contina a mesma onda distorcida, mesmo quando injetado no Xlr. Esse ampli utiliza um circuito de limiter com ci03 LM13700 e ci 02 TL072(não usar da texas) limita qualquer distorção na saída segurando o sinal de entrada, foi assim que entendi. Para testes pode tirar o 13700 do soquete, mas nada mudou. Conforme fui analisando o circuito e estudando tinha certeza que defeito era depois da entrada de sinal. Fiz um amplo teste em capacitores ceramicos e ressoldei eletroliticos. Todos ok mas ao religar o aparelho ainda com certo aquecimento da soldagem notei o audio com uma qualidade quase normal. Voltei nos eletroliticos envolvidos no circuito de limiter, me chamou atenção CE27 e 41 10uf/50v ligados em série mas estavam bons, e CE25 e 26 4,7uf/50v(sempre desconfio destes de valor biaxo) ligados em série e conectados ao pino 6 do ci02 que estavam totalmente incapacitados com a ESR muito alta. Problema resolvido, feito uma ampla limpeza e pronto para voltar a tocar. Amplificador muito bem montado, bom de trabalhar e robusto. Isso é um resumo para possíveis consultas, mas analisei e tive que aprender muito mais que eu ja sabia sobre: par diferencial, VAS amplificador de tensão, Bias, crossover, offset, capacitores de efeito Miller.
  22. Tv so pressionar standby acende led vermelho logo acende leds da tela e desliga, fica piscando led vermelho 6x a cada status. Testei os leds pelo conector e não consegui faze-los acender, mas foi mancada minha na interpretação da ligação. Depois vi que é bem simples o conversor da fonte vcc 42volts e o ci driver led. São 14leds 3volts em cada série, é utilizado duas saídas do BD9423efv. Desmontei a tela, revisei barramento todo ok e entendi a ligação. FIz vários testes e pesquisa sobre defeitos. No indutor do Vcc dos leds nenhum sinal de superaquecimento. Li que acontece muito dele soltar da placa pelo motivo de backlight consumindo muita corrente e aquecendo-o. Fontes nos resguladores dcdc ok, capacitores ok. Defeito está no processador ARM Mediatek com mau contato nas esferas. Fiz um reflow e a tv voltou a funcionar. Mas em testes dentro de 5minutos começa a congelar imagem ou ficar sem vídeo, mas backlight continua aceso. Infelizmente não trabalho com ressoldagem bga. Vou ter que devolver a tv sem solução pois não consegui uma placa nova.
  23. Pessoal voltei as lampadas originais, com conserto do PFC ela não se desliga mais. Após bastante tempo ligada ficou mais bem distribuído o brilho das ccfl.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...