Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

paivafrota

Membros
  • Posts Por Dia

    0.03
  • Posts

    126
  • Registrado em

  • Última visita

  • Créditos EBR

    28 [ Doar ]

Tudo que paivafrota publicou

  1. Não ligue o nobreak na rede sem que a bateria esteja conectada! Além de não funcionar, ele pode queimar o inversor, pois ele depende da bateria pra acionar o relé de entrada e com isso desacoplar a rede. Ao acionar o botão, o primeiro teste que ele tentará fazer é o do inversor, se isso acontecer sem desacoplar a rede o micro vai mandar pulsos pros gates dos mosfets enquanto há tensão ac nos drenos. Quanto ao defeito de não reconhecer rede, vc precisa verificar se estão chegando no micro a amostragem de rede e o pulso de sincronismo. Obs: Edite o título de acordo com as regras do fórum.
  2. olá @mário nicolau!! veja esse, aqui bateu com o que precisei.
  3. Mv1a não é capacitor e sim varistor. Já existe aqui no fórum o esquema rev 12, acho que serve. link abaixo.
  4. olá @isaelf! Eu por enquanto só consigo pensar em três hipóteses: Capacitor com fuga muito alta. Capacitor invertido. Tensão de trabalho do capacitor é menor que +vbat.
  5. Exatamente! Se a medição for feita no anodo, vai dar continuidade com o terra via enrolamento do trafo. Eu pensava que vc estava se referindo à saída da fonte (catodo do diodo).
  6. Veja só, esse método de medir resistência dos componentes não deve ser considerado conclusivo na análise. Porém, já que vc esta usando esse método, é preciso considerar os outros componentes, veja que existe um resistor de 330r em paralelo com a saída interferindo na sua medição dos capacitores. insisto: retire os componentes para medir . Abraço!
  7. Olá @Duarte Rosa!! De acordo com seu relato, o mais provável é diodo em curto. Retire da placa e meça fora pra ter certeza. Após retirar o diodo, se o curto permanecer na placa, poderá ser um dos eletrolíticos da saída. Raramente será no trafo.
  8. @Reinaldo Ramos olá! Eu gostaria de tentar te ajudar nessa análise (caso vc ainda esteja precisando) porém seria necessário que vc enviasse fotos de algumas medições com osciloscópio digital. você dispõe de um?
  9. Caro @joao lima RV seria possível disponibilizar este esquema inteiro em pdf na área de downloads? De já obrigado!
  10. @samuelrios Os originais são irlb4132. Sobre a medição hora dar um resultado e hora outro, provavelmente seja enganosa, pois o gate dos mosfets possui impedância altíssima, sendo possivel polarizar até com os dedos. Com isso a capacitância parasita do gate armazena a tensao e mantém o mosfet polarizado. Já quanto ao fato de não carregar, analisando seu relato, um ano e meio de bateria... arrisco dizer que ela ja foi pro saco e por isso o nobreak dá esse erro. Essa versão da apc, se a bateria estiver ruim ele nem começa a carregar e se vc desconectar a bateria com ele ligado na tomada dá esse erro na hora.
  11. OLá @MATHEUS SOARES MOREIRA! Conferi em um que tenho aqui, cujo a placa também é ID:43584 e bate com o esquema acima. R107 = 470R.
  12. Olá @Sergiors! A meu ver sim, resolvido. Obrigado pelo retorno! Abraço!
  13. @Sergiors As imagens são de um apc de 600VA (12V), porém usa no carregador a mesma topologia do seu nobreak. Essa medição foi feita com a ponteira direto no positivo da bateria. Observe que ao invés de uma linha retinha e perfeita, existe um ruído resultante do chaveamento dos mosfets. Abaixo mostro a forma de onda nos drenos dos mosfets do carregador. Note que se trata do mesmo ponto, apenas com escalas diferentes de tempo. Uma com 5ms/div e a outra com 25us/div.
  14. Caro @JAROD! O esquema mencionado não é o do nobreak em questão, que se trata de uma versão mais nova. porém se for possível você postar na área de downloads o arquivo inteiro deste que vc mostrou, seria de grande ajuda pois ele faz muita falta aqui.
  15. @Sergiors Boa Tarde! Acho que podemos considerar que está normal! Veja, esses 20~26V podem bem ser 21~27V se vc estivesse medindo no osciloscópio, pois a tensão medida tem um certo ruído proveniente do chaveamento dos mosfets do carregador. este ruído pode estar confundindo o seu multímetro. vou ver se tenho aqui algum nobreak que use esta topologia, se encontrar, postarei imagens da tela do instrumento. quanto ao desligamento por falta de consumo, provavelmente apenas não esteja habilitado, uma vez que neste modelo, essa função é configurável via botão de power.
  16. Isso! uma observação: Pra conferir o carregador desses nobreaks, é preciso que as baterias estejam conectadas. Agora, vamos lá! Na ultima medição que vc passou, existe uma variação. Esta variação acontece rápido? tipo, a cada segundo? No momento dessa variação o led laranja fica aceso ou apagado?
  17. Fiz aqui o calculo do divisor de tensão e parece correto, porém, tem coisa errada aí. Considerando que o emissor do Q102 está ligado diretamente no positivo da bateria, já da pra constatar que as baterias estão em descarga profunda (deveria ter em torno de 24V ao invés de 10,3V). Estou surpreso que você tenha conseguido acionar ele com as baterias nesta condição. você ja testou com baterias boas? existe um risco de ser só bateria o problema.
  18. Olá @Sergiors!! Penso que possa ser uma falha na amostragem de bateria. Você poderia informar as tensões presentes nos seguintes pontos? com o nobreak ligado na rede e usando como referencia o negativo da bateria, meça as tensões do emissor do Q102 e dos dois terminais do R107 (sempre com referencia no neg da bateria). se tiver osciloscópio, nos passe também as formas de onda nos drenos dos Q307 e Q308.
  19. Resolvido!! Ao contrario do que eu pensava, o circuito sensor de corrente só atua em modo inversor, quando em modo rede, o software usa a ultima medição registrada e o ponteiro fica travado na tela marcando o ultimo registro independentemente da variação do consumo (mas que malandragem hein Ts-shara!!).. O defeito era nos capacitores c10, c21 e c22, deixando a linha +bat2 com muito ruído. Por isso a queima do tvs1 e do r76. Após a substituição tudo funcionou lindamente, equipamento entregue depois de quase 24h de teste. @joao lima RV, Muitíssimo obrigado pela colaboração! Um abraço a todos!
  20. @joao lima RV bom dia! obrigado por responder! Agora pela manhã, quando fui fazer os testes, ele funcionou no inversor por uns 40 segundos, tempo suficiente pra eu verificar que havia alteração no pulso presente no ponto "cor-m" quando colocava a carga. No software, também passou a indicar que havia consumo. Tudo isso com carga de 300w, porem, quando fui aumentar a carga para 400w, ele desligou em 1 segundo. Agora entrou em curto o tvs1 e abriu o r76, esse era o defeito inicial quando recebi o nobreak, esqueci de mencionar). Para uma analise completa, se o amigo puder disponibilizar o esquema completo na área de downloads, seria de enorme ajuda.
  21. Olá pessoal!! Este nobreak funciona normalmente em rede, mas quando passa pro modo inversor, desliga quase que imediatamente. Suspeito que tenha a ver com amostra de corrente de saída, pois mesmo com carga conectada, o software indica que está sem consumo(imagem em anexo). Necessito muito do esquema para entender de onde vem a informação de corrente. Existe um shunt na placa, feito com a própria trilha, porem me parece que este só serve para o modo inversor, pois fica entre o negativo da bateria e o source dos mosfets de inversor. dele saem duas trilhas finas ate a entrada de um opamp. Fico muito grato se alguém puder disponibilizar o esquema, a maioria dos componentes são smd e não quero ficar arrancando pra testes e assim prejudicar a placa. Ps: Baterias ok, estabilizador ok, carregador ok. Leitura de temperatura também ok.
  22. Amigo @Von Held, siga a linha do coletor de q10, tem um jumper jp80 que costuma trincar a solda. Em condições normais, em modo rede, o coletor de q10 vai a 0v pra inibir o pulso do clamp que entra na base de q18, pois este pulso só pode estar presente em modo inversor. Com o jumper aberto (solda trincada), este pulso acaba entrando mesmo em modo rede, causando a queima de q17.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...