Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

MAICON.DRC

Membros
  • Posts Por Dia

    0.01
  • Posts

    25
  • Registrado em

  • Última visita

  • Créditos EBR

    31 [ Doar ]

Informação Pessoal

  • Sexo
    Male
  • Localidade
    Rio Bonito/RJ

Conquistas de MAICON.DRC

Novato

Novato (1/14)

  • Primeira semana concluída
  • Um mês depois
  • Um ano de EBR

Escudos Recentes

3

Joinhas

  1. @GBS_Info, @K0rTy e @Carlos Porto primeiramente quero agradecer pelas dicas e antes de fechar o tópico darei os likes pendentes..rs. Quanto as novas avaliações seguem os dados de acordo com as dicas: PL 4501 medindo 0.91 ohms (seguindo a dica @Carlos Porto fica 0.8 ohms real) PL4502 medindo 0.11 ohms real PL4801 medindo 0.05 ohms real PL 4902 medindo 489 ohms PL 4401 medindo 2.630 mΩ. PL 4701 medindo 68Ω. R3801 medindo 0.11 ohms real. Bios - Pino 8 VCC medindo 0.11 ohms real. Conector da bateria pinos 1 e 2 medindo 2.7v. Agora analisem comigo: Peguei a placa testei fonte, testei a tensão dos pinos 1 e 2 da bateria. e verifiquei o sinal do power button. Tinha 3v_aux_s5 no pino 4 do SW1 do Power Button, testei se estava aterrando a tensão ao pressioná-lo e estava aterrando normalmente porém a placa sem sinal de vida. Testei o TPS51225 (3.3v_s5 e 5v_s5) verificando os Mosfets PU4504 e PU4505 sendo a princípio retirando o PU4505 pois a PL4502 estava acusando baixa resistência como agora. O Mosfet PU4505 estava ok então injetei tensão novamente e o TPS aqueceu muito. Cometi um erro pois assim que retirei o TPS não verifiquei novamente se o "curto" tinha desaparecido na PL4502 e fiz logo a substituição do TPS. Sem curto aparente nas saídas dele eu injetei tensão novamente direto com a fonte da máquina e vi que tinha desarmado a mesma. Injetei tensão com a fonte de bancada novamente e o Mosfet PU4504 tinha entrado em curto. Na dúvida de não ter soldado o TPS corretamente retirei ele e refiz esses testes nos componente que descrevi acima com seus respectivos valores. Reparem que a linha de 3D3V_AUX_S5 está acusando baixa resistência mas quem gera esse senal antes de se transformar em 3D3V_S5 pelo TPS não é o próprio TPS? Não estou conseguindo identificar porque tem várias linhas acusando esse curto já que o TPS está fora da placa agora. Sera SIO ou PCH? Nada esquenta quando injeto tensão nessa linha.
  2. @GBS_Info muito obrigado! Vou refazer os testes e posto assim que possível mas tenho quase certeza que está abaixo de 6Ohms. De qualquer forma vou reavaliar e testar novamente.
  3. @GBS_Info Certo! Então qual resistência tenho que obter na PL4502 para ser considerada baixa?
  4. @K0rTy abri o R3801 e o curto permanece de ambos os lados. Injetei tensão novamente na PL4502 e deixei mais tempo e o que percebi aquecer muito pouco foi o SIO. A Bios está apresentado este curto também praticamente em todos os pinos 1,3,6 e 8. Acha que o TPS que troquei mesmo estando sem apresentar curtos nos terminais de VIN e outros como LG e HG pode estar fazendo isso?
  5. Olá galera precisando da ajuda de todos novamente. Cliente trouxe a placa até mim alegando não estar carregando a bateria porém ao analisar verifiquei que o problema é outro. Testes: Fonte - OK Pinos da bateira com tensão de carregamento - OK Botão power 3v_aux presente e aterrando ao pressioná-lo - OK Fui testar o o TPS 51225 e encontrei PU 4505 aquecendo mas era falso positivo e com ele fora da placa injetei tensão na linha e o TPS 51225 aqueceu muito. Fiz a troca do TPS e identifiquei PU4504 em curto e agora matando a fonte pois antes não estava. Retirei da placa e realmente estava em curto, assim continuei a analise dos componentes em torno do TPS para certificar de nada estava errado antes de injetar tensão nele. Percebi que estava tudo OK até o PINO 8 do TPS na saída do 3D3V_PWR então retirei a PL4502 e tinha curto no lado 1 (saída) da PL 4502. Testei PT4502 fora da placa e está ok e os PR4535 e PR 4512 só apresentam curto no lado 1 fazendo que com que eu chegue a conclusão que o problema é na linha 3D3V_S5. Como essa linha vai para vários locais da placa injetei 2.5v e cheguei a 2A e nada aqueceu. Não sei que fazer agora preciso de ideia para continuar a análise. Link esquema:
  6. @FDONATO deixei em 3v com um consumo de 5A por volta de uns 10 minutos e a única coisa que esquentou foi o processador que nessa placa é on board. Analisei mais a fundo a placa e não identifiquei nenhum problema a não ser o processador esquentando ao injetar essa tensão do lado 2 da bobina PL4902. Devolvi a placa para o cliente. Obrigado a todos pela ajuda! Vou fechar o post.
  7. @FDONATO a resistência em relação ao terra é muito baixa praticamente nenhuma. Injetei 5v e cheguei a ficar uns 3 minutos em 2A e não percebi nenhum componente esquentando. Quanto ao consumo conforme vou subindo a amperagem vai sugando tudo. Como disse fiquei em 2A por 3 minutos. Quanto tempo devo esperar e caso não identifique vou subindo a amperagem até o máximo da linha? Provavelmente esse curto que danificou o PU4902.
  8. @walteruga os mosfets estão ok e o pwm não posso te informar todas as entradas e saídas dele agora mas está sendo alimentado com 19v VIN e tem saídas nos mosfets de 3v e 5v e sem problema.
  9. @Carlos Porto correto o curto continua na linha 1D35V_PWR. Não verifiquei se passa para 1D35V_S3 não vou fazer isso. Vou deixar alimentando mais tempo para verificar se algum componente aumenta a temperatura.
  10. Olá a todos! Peguei um Dell, modelo no título, que estava matando a fonte. Então injetei tensão na entrada deu um falso positivo em um mosfet de entrada. Retirei o mesmo e injetei tensão a diante e aí encontrei realmente a origem do curto principal, isso é o que eu achava. Retirei o mosfet PU4902 que estava em curto e percebi que o curto continuou na bobina PL4902. Retirei a bonina e injetei 5v do lado 2 dela pois do lado 1 o curto havia desaparecido. Meu problema é o seguinte: Depois de injetar a tensão do lado 2 nada esquenta e não encontro o curto em nenhum desses capacitores na linha. Sem a bobina a placa gera as tensões 3v e 5v. Preciso de ajuda para continuar analisando.
  11. Fiz a troca do SIO porém não consegui resolver o problema. Tinha dois SIO e quando efetuei a troca a primeira vez passou a reconhecer a fonte acendendo o LED de Power normalmente porém ainda não ligava. Verifiquei que o TPS 51225 começou a aquecer após a troca do SIO. Como eu já havia testado o mesmo injetando tensão e ele funcionou normalmente descartei problema nele. Regravei a BIOS e nada. Fiz a troca do SIO por outro que tinha e aí o problema generalizou. Apresentou curto e vários locais. Enfim, desisti e devolvi ao cliente. Obrigado pela ajuda de todos.
  12. Boa tarde galera! Outros serviços não me deixaram postar antes. Bem, vamos lá. Seguindo o datasheet injetei 5v no EN1 e adivinham o que aconteceu? Foram ativadas as fontes primarias e mesmo assim o notebook não ligou. Eu estava trabalhando com ele sem a placa de touchpad onde ficam os leds indicadores, então coloquei-a para verificar se tinha algum sinal. Logo verifiquei que o led do power fica azul logo que a placa recebe DCIN e o led da bateira fica piscando verde e vermelho, porém máquina sem sinal quando pressiono power. Verifiquei o pino 116 do SIO que recebe o sinal KBC3_PWRSW# do botão power e ele fica recebendo 3.3v e quando pressiono o power a tensão cai a 0v normalmente. Como é um sinal de atividade baixa ele está recebendo sinal normalmente. Correto? Logo, estou suspeitando que o problema pode ser no SIO, o que acham?

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...