Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Adir Castro

Membros
  • Posts Por Dia

    0.01
  • Posts

    44
  • Registrado em

  • Última visita

  • Créditos EBR

    41 [ Doar ]

Tudo que Adir Castro publicou

  1. INFORMAÇÃO QUE CONSIDERO IMPORTANTE E PODE SERVIR PARA QUEM PEGAR DESSAS PLACAS E FAZER ANÁLISE PELO ESQUEMA: as tensões no conector J707 (do cabo LVDS) da placa principal estão presentes nos pinos 28 e 29, e não nos pinos 1, 2 e 3, conforme indica o esquema que baixei dessa placa (nessa placa em questão). Isso me fez perder bastante tempo, pois fiquei a procura da ligação desses pinos com algum outro componente na placa, para achar a origem das tensões, e não achava. Inclusive cheguei a fazer um jumper de um capacitor de 5V para os pinos 1, 2 e 3. Além disso a tensão não é de 5V, mas sim de 3.3V (espero não ter causado algum dano na placa). Quando resolvi checar as tensões pino a pino no conector J707 é que descobri o erro. As tensões, quando conectado o cabo de força ou pressionado o botão ligar, sempre estiveram presentes nesses pinos.
  2. Fiz as medições de tensões usando uma placa boa, e consegui obter os seguintes resultados: Com o monitor apenas no cabo de força o CI regulador apresenta as seguintes tensões: Pino IN= 2.3V; Pino Out=1.55V. Após pressionar o botão ligar as tensões são essas: Pino IN= 5V; Pino Out=3.3V. O transistor Q501, apenas com o cabo de força ligado, apresenta 2.8V no pino com a marca vermelha. Após pressionar o botão ligar ele apresenta 1.32V; no modo standby fica com 0V. Com o monitor apenas no cabo de força os pinos 28/29 do conector do cabo LVDS apresentam a tensão de 1.55V (tensão do pino out do regulador). Após pressionar o botão ligar eles apresentam 3.3V (tensão do pino out do regulador). * As medições com a placa que estou trabalhando e que ao conectar o cabo no conector DB desliga as lâmpadas, foram as seguintes: Com o monitor apenas no cabo de força o CI regulador apresenta as seguintes tensões: Pino IN= 0V; Pino Out=0V. Após pressionar o botão ligar as tensões são essas: Pino IN= 5V; Pino Out=3.3V. O transistor Q501, apenas com o cabo de força ligado, apresenta 2.8V no pino com a marca vermelha. Após pressionar o botão ligar ele apresenta 1.32V; não verifiquei como fica no modo standby. Com o monitor apenas no cabo de força os pinos 28/29 do conector do cabo LVDS apresentam a tensão de 0V (tensão do pino out do regulador). Após pressionar o botão ligar eles apresentam 3.3V (tensão do pino out do regulador). Bom, diante do exposto, creio que o causador do problema é o Regulador LM1086-AZ1086S. Vou tentar encontrar um igual, mas não tendo sucesso, alguém poderia me dizer qual regulador equivalente posso usar na substituição?
  3. Senhor William, vou insistir mais um pouco nesse monitor. Se não conseguir nada até o final da semana vou desapegar dele. Obrigado pela atenção que o senhor me dispensou quanto ao problema que aqui apresentei. Eu peguei esses valores de tensão do TMUM1PRF-LF do esquema do ViewSonic VA916-6, Model No. VS11962, 19” Color TFT LCD Display, que utiliza o mesmo CI.
  4. Fiz uma medição de tensão nos terminais do TSUM1PRF para checar as tensões que o datasheet informa. Essas tensões em vermelho são as que deveriam aparece nos pinos checados. Essas com a marca do asterisco bateram. Os valores em preto são os que encontrei, diferente do que deveria ter. Não consegui localizar com quem os pinos 1, 2 e 3 do conector LVDS faz contato: não detectei continuidade entre eles e nenhum outro componente, para assim tentar rastrear essas tensões ausentes. Nem mesmo com o MICOM elas fazem continuidade. É um caso praticamente sem solução, especialmente pra mim que estou engatinhando na eletrônica. Mas vou tentar mais um pouco antes de abandonar essa tentativa de reparo.
  5. Senhor William, acabo de baixar o datasheet, obrigado. Amanhã cedo vou olhar esse datasheet, bem como esse diagrama do DB15. Não baixei o esquema porque ainda não tenho créditos. Depois de analisar o DB15, postarei o resultado. Obrigado mais uma vez pela atenção dispensada.
  6. Então senhor William, tentando aprender consertar fonte chaveada de impressoras a laser, acabei me iniciando nas fontes da TV e do monitor citados acima... Acabei percebendo que terei que aprender a trabalhar com as placas de sinal, também presentes em impressoras, pois nem sempre os problemas serão nas fontes de alimentação. Na TV AOC era na fonte de alimentação, mas nesses dois monitores é na placa de sinal.
  7. Realmente senhor William, existe sim o D715 que eu não notei. Estou tentando encontrar o datasheet dele.
  8. Obrigado senhor William, pela atenção dispensada. Não tenho osciloscópio, infelizmente. Resolvi estudar eletrônica com mais assiduidade, pois quero aprender e ter um bom domínio sobre fontes chaveadas. Saindo agora da teoria estou partindo para a prática, aproveitando alguns equipamentos que tenho e que precisam de conserto. Passei cerca de dois meses estudando em apostilas e vendo vídeos, agora estou na prática: meu primeiro conserto foi uma TV AOC L26W931; agora estou nesse monitor LG FLATRON W1642C e num Samsung S22A300B, que não ligou mais após a troca do CI do flash (Winbond 25x40bvsig). Como tenho pouco conhecimento, estou apanhando pra caramba... Mas faz parte, né? Abraços.
  9. Estou buscando o esquema da placa de sinal usando essa descrição, mas não estou conseguindo. Esses são os cinco diodos presentes nessa placa. Os diodos 711, 712 e 713 estão ligados ao conector DB, mas estão bons. Nessa placa não consta o D715. O esquema que tenho desse monitor é diferente da placa que tenho em mãos. As tensões do conector, pelo esquema, estão nos pinos 1, 2, 3 e 9; na placa que tenho em mãos as tensões estão no pinos 5, 12 e 15. Nenhum pino do conector DB está em curto. Apenas o pino 9 não tem continuidade com lugar algum da placa, mas já vi em alguns esquemas que esse pino costuma vir NÃO CONECTADO, que creio, seja o caso dessa placa. Inicialmente achei que tivesse havido algum rompimento entre ele o R735 que tem 5V e segundo o esquema seria a mesma tensão do pino 9. Esse R735 está ligado ao CI 8839MP (não achei o datasheet dele), que também apresenta 5V em um de seus terminais (pino 4) e que mantém continuidade com o R735 e o C724. Não está fácil localizar o problema desse monitor, que inicialmente achava que fosse a placa fonte, mas que ao colocá-la noutra placa de sinal funcionou normal: isso e o fato de as lâmpadas desligarem ao conector o cabo no conector DB15, me fez mudar o foco do problema, para a placa de sinal. Todos os pinos do DB têm contato com a placa; com excerção do pino 9, nenhum aberto ou em curto.
  10. Certa vez peguei um aparelho desses que não ligava. Ao que pareceu a época era solda fria no PMIC, pois bastou fazer uma ressolda pra ele voltar a funcionar; claro que nem sempre tudo é solda fria. No caso do seu pode também ser memória corrompida. É ressoldá-la e ver o que acontece.
  11. Você já verificou as tensões de chegada no PMIC, a partir da bateria? Checou se todas as tensões nessas bobinas em volta do PMIC estão presentes? Ele está fazendo loop ou fica estático na logo? Isso acontece quando está sendo ligado pela bateria ou pela fonte de bancada? Se já fez tudo isso, resta somente, como mais uma tentativa, dar calor no CI de memória dele; talvez seja solda fria. Mas faça isso com bastante cuidado, sem tocar no CI. Bricado não está, pois se estivesse não apareceria nada ao ligá-lo... Realmente é algo na placa.
  12. Esse CI também não bate com o esquema que tenho. Essa da imagem, que está na placa, tem 64 pinos, enquanto o do esquema, se não me falha a memória, tem cerca de 100 pinos. TSUM do esquema é bem diferente do TSUM da placa que tenho em mãos. De igual modo o esquema do DB15 não bate, em suas pinagens, com o DB da placa que tenho em mãos. Já vasculhei a grande rede em busca de um esquema que se assemelhe com a placa que tenho aqui, mas não achei: tentei outros esquemas de outros modelos, mas também em vão. O jeito é tentar acertar às escuras.
  13. Em relação ao problema da placa, que inicialmente eu achava que era na fonte, acabei descobrindo depois que o problema parece ser na placa de sinais, pois quando coloco o cabo DB as lâmpadas apagam; mesmo sem ter a CPU ligada ao monitor, apenas o cabo, ainda assim as lâmpadas se apagam. Esse esquema não condiz com a placa fonte e de sinais que tenho em mãos. Na placa que tenho o pino 5 tem 3.3V, nos pinos 12 e 15 tem 5V, bem diferente do que o esquema mostra. Por exemplo, no esquema diz que o pino 9 tem 5V, quando medindo na placa ele nem conectado está. É um problema se basear por esses esquemas. Bom, estou verificando, medindo as tensões e as continuidades dos pinos do conector DB para ver onde cada um vai dar e assim tentar descobrir o que causa esse problema.
  14. Senhor William, tentei fazer a exclusão dessa postagem, mas não achei nenhum meio para fazê-lo.
  15. LG W1642C-PFT - AWZMAPS Visualizar Arquivo Uploader Adir Castro Enviado 29-07-2020 Categoria LG  
  16. Esse é o diagrama que vem no esquema, mas ele não é igual ao inverter da placa que postei a imagem.
  17. Sem colocar na carcaça ele funciona sem esse problema? A frontal dele funciona noutra placa? Outro dia peguei um aparelho que não dava imagem depois de fechado: percebi que alguns componentes encostavam na parte de trás do display. Fora da carcaça funcionava normal. Então usei fita crepe para fazer a isolação. Depois disso o aparelho funcionou sem problema.
  18. O manual de serviço do aparelho orienta a checagem desses pontos que coloquei na postagem como sendo a UCP. Não queria acreditar nisso, mas tudo leva a crer que o problema é esse mesmo. No caso específico o manual orienta a troca do mesmo. Vou ter que fechar o aparelho e o entregar. Obrigado pela atenção que você me dispensou.
  19. Já fiz uma ressolda na UCP. Solda fria no conector é pouco provável, pois o pino positivo do conector da bateria dá continuidade com o positivo do capacitor C400. Creio que seja algo entre o pino positivo do conector de bateria e o positivo do capacitor C411, mas não tenho conseguido achar essa falha.
  20. Celular G110 não está ligando, nem mesmo quando coloco a fonte de alimentação diretamente nos pinos do conector da bateria: eles não se movimentam quando pressiono o botão power, que está bom, conforme medição de continuidade que fiz no mesmo. Vejam abaixo algumas observações que fiz nesse setor. Usando o multímetro digital na escala de diodo (continuidade), obtive as seguintes leituras: 1) O pino positivo do conector da bateria, figura 3, não tem continuidade com o positivo do conector de carga; o pino negativo, figura 4, tem continuidade com o pino negativo do conector de carga; 2) O positivo do capacitor C400, figura 1, tem continuidade com o pino positivo do conector da bateria, mas não tem continuidade com o positivo do conector de carga; 3) O positivo do capacitor C411, figura 2, não tem continuidade com o pino do positivo do conector da bateria, mas tem continuiade com o positivo do conector de carga; 4) O negativo de ambos os capacitores tem continuidade com o negativo do pino do conector da bateria e com o negativo do conector de carga. Multímetro na escala de Corrente Contínua e carregador no conector de carga obtive as seguintes leituras: 1) entre os pinos 3 e 4 do conector da bateria, dá 0V. 2) positivo do C411, figura 2, para a carcaça da placa, mostra o valor total da carga de 5V. Alguém poderia me dá uma dica de como contornar essa situação? Estou tentado a fazer um jumper entre o pino positivo do conector de bateria e o positivo do capacitor C411, figura 2, onde a tensão chegar normalmente: será que funcionaria?
  21. RESOLVIDO o problema com a estação de ar quente Yaxun 880a. Eu que pensava que fosse algum componente, acabei descobrindo, sem querer, que era solda fria. Onde era a solda fria não sei, pois dessoldei para testar e ressoldei de volta um a um dos componentes da placa. De fato o Triac estava com problemas e foi trocado, troquei também um capacitor de poliester (apesar dele está bom). E apesar da resistência ter se rompido em dois pontos várias vezes e ter perdido uma parte dela, e está somente entrançada, ainda assim a máquina está dessoldando e ressoldando. Grato a todos que me deram dicas e sugestões.
  22. Eis aí algumas imagens dos componentes da estação de ar quente Yaxun 880a que está me dando dor de cabeça. Troquei o Triac e o problema persiste. Agora pouco fiz uma medição no capacitor CBB22 104J630Vjy usando a escala de resistência de 2000K, não deu leitura. Só dá leitura quando seguro as ponteiras do multímetro.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...