Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dica ESD ( eletricidade estática ) - Aterramento Móvel

Avalie este tópico:


NandoBHZ

Posts em destaque

Pessoal, notei um tópico sobre a ESD (Electrostatic_discharge) Descarga Eletrostática ou popularmente chamada de Estática.

 

E gostaria de deixar aqui algumas informações e com uma dica para aqueles que não tem como ter em sua bancada um aterramento convencional.

 

Em primeiro lugar vamos definir o que é ESD.

 

A descarga eletrostática ocorre quando a energia elétrica armazenada no seu corpo flui dele para outro corpo, por exemplo um CI, um Transistor, uma placa, um portão de garagem etc .

Essa energia pode danificar o componente no exato momento que você o toca ou pode permanecer latente vindo a causar danos dias ou meses depois.

 

O fato da Estática não ser visível não significa que ela não exista. Um bom vídeo sobre o assunto é o que existe no youtube: Treinamento em ESD da HP.

Aqui tem o link da parte 1 e no próprio youtube pode-se encontrar as outras 5 partes.

 

 

Outro ponto importante de se lembrar é que: O uso da pulseira anti-estática só tem sentido se a mesma for ligada a um aterramento.

Porém, como fazer quando não temos aterramento na loja ou residência ?

 

Uma opção é fazer o aterramento adequado o que nem sempre é viável devido ao custo elevado e/ou a falta de espaço.

 

Para ajudar nesse problema, trago uma dica ensinada em um curso que fiz e que ganhou o nome de aterramento móvel.

 

É simples.

 

Basta usar um placa de cobre de 30 cm x 30 cm x 0,05 cm  e  uma pulseira anti-estática.

 

image.php?di=7GX0

 

Ao colocar a pulseira as cargas elétricas do seu corpo migrarão para a placa de cobre ( ou seja a placa faz o papel do fio terra ).

 

IMPORTANTE:

 

A cada 3 horas de trabalho, você deve passar um pano molhado sobre a placa ( para descarregá-la )

 

Aqui, eu uso uma placa de cobre de 60 x 30 x 0,05 cm o que me dá uma autonomia de trabalho de 6 horas, ou seja a cada 6h de trabalho passo um pano molhado na placa para descarregá-la ). Basta passar o pano umas duas vezes sobre a placa para descarregá-la.

 

image.php?di=DQ0F

 

Além de resolver um problema ( o do aterramento convencional ) essa dica dá a possibilidade de se transitar com o aterramento para qualquer lugar, por exemplo para um tanque onde se vai lavar a placa em manutenção.

 

Me antecipando a uma pergunta que possa surgir friso que: A placa de cobre NÃO SE DESCARREGA SOZINHA COM O TEMPO.  Se o pano molhado não for passado, as cargas elétricas irão se acumulando na placa até o momento em que a mesma não aceite mais cargas e deixe de fazer o papel de terra.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Bom dia. Tenho verificado (inclusive com vários amigos donos de assistência técnica) que não há a minima preocupação com a eletricidade estática. Já entrei em assistências técnicas de conhecidos que o camarada tá ali consertando um note ou um pc de forma totalmente "largada". Teve um caso de um amigo (gente finíssima por sinal) por estar muito calor e o ar ter pifado, ele simplesmente pegou uma mesa, colocou nos fundos da empresa, embaixo de uma arvore, pegou o equipamento e foi consertar lá, sem camisa, como se tivesse mechendo no motor do carro, sei lá! Tenho um aterramento e uso a pulseira anti estática, que por sinal é um saco, parece que estamos com uma coleira no braço, e quando tenho que levar a placa para outro lugar uso a luva anti estática. Confeço que não usava tais equipamentos, até que tive problema com 2 notes que simplesmente após eu abrir, pegar na placa, trocar a memória e simplesmente fechar e ligar.......não ligou mais. O outro eu simplesmente tirei a memória, limpei, passei um pincel "COMUM" para tirar a poeira, liguei, beleza , só que a camera foi pra vala do nada. Fora testemunhos de amigos que dizem "tava funcionando do nada queimou" e insistem em dizer que não tem nada a ver com a ESD, pois a umidade do ar tem que estar a tanto para produzir a eletricidade estática e blá, blá, blá. Como minha intenção é sempre melhorar passei a utilizar, pincel, escova, luva e pulseira antiestática. Sei que deveria ter os equipamentos também aterrados e tudo mais, mas acho que se pelo menos tomarmos os mínimos cuidados e procurarmos ter idéias que se não evitam, diminuam os problemas com ESD como a sua idéia, e além disso procurarmos estar sempre evoluindo na medida de criarmos processos de manutenção que sejam os melhores possíveis, estaremos não só valorizando nosso trabalho, como respeitando o cliente, procurando tratar e repara seu equipamento da melhor maneira possível e não dizer aquela fraze que a maioria diz "se passar da garantia tá bom". Acho isso um absurdo. Faço minhas manutenções com o intuito que durem o maior tempo possível, pois, se aquele equipamento vai demorar para voltar, garanto que o dono vai me recomendar para mais pessoas. Se um equipamento para de funcionar logo depois do término da garantia, te garanto que o cliente vai te pichar. Um cliente satisfeito te indica para 1, 2 ou 3, mas um insatisfeito te critica para 5, 6 ou 10. Valeu a dica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu por comentar H@rdware.

E concordo com você: Um cliente satisfeito te indica pra 1, 2 ou 3 e um insatisfeito te malha pra mais de 10.

Também procuro para o cliente como se estivesse fazendo o serviço para mim.

Quando vou lavar uma placa, coloco-a na embalagem anti-estática levo até o tanque e lá tenho outra placa de aterramento móvel. Plugo a pulseira nela e aí retiro a placa da embalagem para lavá-la.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Galera... nem sei dizer quantas pontes nortes eu queimei fazendo BGA, isso é .. após fazer ME somente no local... confirmar que o problema é BGA, e depois de fazer reball e não funcionar mais... ufa!!! depois de ler um pouco comecei a fazer somente usando luvas.. e nunca.. nunca mais.. nenhum problema com reballing resultando em chip queimado.. tenho suspeitas que já "foi pro saco" um par de IOs e bios também. Não arrisque, não vale a pena! nunca usei pulseira ou tornozeleira. no meu caso as luvas foram suficientes... Fica a dica!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

em portugal conheço quem comercializa prontos similares

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

uma dica é usar sapatos com sola de borracha

 

Cumps

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é, os caras perdem um tempão estudando ESD, investem uma grana, e o pessoal ainda fala que é besteira. Estou fazendo um curso, e na primeira aula o que o cara falou, bateu na tecla e reafirmou? Cuidado com a ESD, usem pulseira ou luva anti-estática, etc. Mas 90% do pessoal não usa, e depois vem dizendo "queimou de repente", ou pior, as vezes os efeitos da ESD não aparecem na hora, cara, como eu vejo gente que enche a boca pra dizer "sou técnico formado", (e olha que é muita gente) e trata o equipamento do cliente igual a um pedaço de metal, tá nem aí! Bom cada um sabe o que faz (ou não), mas como já disse anteriormente, prefiro me precaver e tratar o equipamento do cliente com respeito, pois, assim estarei transmitindo confiança e respeito ao cliente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Galera, gostaria de saber se posso fazer este aterramento móvel com outro tipo de placa sem ser cobre, pois o único local que encontrei uma placa de cobre os camaradas da loja me pediram um absurdo, esta placa é interessante, pois pode ser carregada para outros lugares, algumas orientação?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Boa noite. Sou novo e estou tentando aprender o máximo que posso. Ótima matéria e pretendo usar as dicas, pois a bancada onde trabalho não permite fazer aterramento e estava realmente preocupado. Gostaria de saber como que funciona no caso da pulseira anti-estática sem fio. Deveria tocar na placa de cobre ou ela não funciona dessa forma? Desde já obrigado.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
....Sobre a pulseira sem fio esse link pode te ajudar e tirar sua duvida.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
  • 3 semanas depois...

Muita gente diz que é só colocar a mão na parede que resolve outros dizem que é bom fazer a manutenção descalço outros é pulseira. tenho uma pulseira e coloco numa parte de ferro do gabinete ou numa chave philips e ate agora não tive problema mais irei comprar uma luva quanto mais cuidado tiver melhor  :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...