Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Retirando a bateria do tablet

Avalie este tópico:


Posts em destaque

Ola a todos

 

volta e meia tenho que fazer a retirada da bateria de um tablet para troca de tela ou alguma manutenção, e eles vem com aquela cola que não sai com dificuldade, acabo volta e meia abrindo a vedação e tenho que vedar com fita kapton... não é o ideal, alguém sabe algum truque para tirar ela? uso estilete, chaves fina, faço com cuidado, mas cada tablet tem um tipo diferente de coloca, de fita e assim por diante, nunca sai perfeitamente, sai funcionando, mas temo ainda acabar estragando alguma bateria...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Com  o soprador de ar quente no minimo e bastante vento de longe voce vai deixando ela mais facil de remover.

Eu removo aqui e sempre fica cola, depois só aperto com um pouco de forço a bateria e da certo. E quando é troca de bateria a coloco a a mesma fita dupla face usado para colar ou touch.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

amigos eu uso um pouco de álcool isopopilico, com ele desligado e claro, deixo reagir sai tranquilo.

outra coloca que e removida com álcool isopopiloco e colca quente.

espero que ajude.

 

Com  o soprador de ar quente no minimo e bastante vento de longe voce vai deixando ela mais facil de remover.

Eu removo aqui e sempre fica cola, depois só aperto com um pouco de forço a bateria e da certo. E quando é troca de bateria a coloco a a mesma fita dupla face usado para colar ou touch.

 

vou fazer esses testes valeu pela ajuda ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

voltando galera fiz os testes, então fui misturando materias e tentando formas diferentes de aplicar os produtos e o melhor resultado foi:

 

Combustivel = 250ml

Acetona = 50ml

 

modo de aplicar:

usar uma seringa e aplicar quantias pequenas no meio da cola, esperar alguns segundos, com uma simples chave ja vai soltando

 

enjoi :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 10 meses depois...

Vou ressuscitar este tópico pois acredito que seja interessante ter estas informações renovadas.

 

Devido ao tipo de baterias utilizadas nos tablets (Li-Ion e Pol-Ion) não deve-se utilizar calor para amolecer a cola. Elas podem esquentar mais do que o limite e terminar reagindo internamente, além de danificar a capacidade de carga.

 

Sobre a solução de combustível + acetona, também acho um pouco arriscado, pois qualquer centelha pode iniciar uma combustão. Lembrem-se que trabalhamos com elétrons doidos pra pular de um lado pro outro. Qualquer parte não isolada de um fio pode atrapalhar e causar um problemão.

 

Particularmente, utilizo aqui um fio de aço inox de cerca elétrica (0.45mm) que é bem resistente. Pego um pedaço de 40cm e passo o meio dele por baixo da bateria. Com a base apoiada, vou puxando o fio e separando a tela (ou outra parte) da bateria.

 

Com este método, sai tudo intacto.

 

Façam os testes e postem os resultados. Vou fixar este tópico pois trata-se de informação essencial.

 

EDITADO: Lembrei que pode ser usada uma corda de aço de violão ou guitarra, quanto mais fina melhor, fica mais fácil. Protejam os dedos para não corta-los. Um método usado para fatiar bolo (é, bolo de aniversário) para colocar recheio é colocar dois pedaços de cabo de vassoura (5cm já basta) e amarrar o fio de aço nele. Fica bom para apoiar as mãos e puxar. Vou ver se faço aqui e posto uma foto depois.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • 2 meses depois...

Eu gosto de dar um calor com soprador quando a cola esta seca e dura (Não ultrapassar os 60°)  e passar uma linha de pesca acompanhada de uma removedor de etiquetas, pois essas baterias se perfuradas com metal ou arrame pode fechar curto e ate mesmo pegar fogo.

Se usar ou precisar usar uma alavanca somente para a parte descolada não volte a colar novamente, nunca force a ponto de deixar o pack dobrar, faça uso de madeira ou plastico nunca metal.

 

- linha 25 ou 30 libras

- Removedor de etiquetas e adesivos - Muito Bom, depois de utilizar se for recolocar algum adesivo novamente e bom limpar bem o local com álcool isopropílico,

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

- Baterias: tudo o que você precisa saber sobre elas

 

Não esqueça do joinha ...obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu gosto de dar um calor com soprador

 

Bem... não acho que seja aconselhável o calor com o soprador. Nos dois artigos que você citou existem ressalvas quaanto a temperatura tanto de armazenamento quanto de uso.

 

E não em parece sensato ter cuidado na hora de guardar e usar e não ter cuidado na hora de remover a cola da bateria do aparelho.

 

 

e passar uma linha de pesca acompanhada de uma removedor de etiquetas,

 

Concordo plenamente quanto a linha de pesca. Pode ser usada tranquilamente para separar a bateria da superfície onde ela está colada.

 

Concordo também com o removedor de adesivos ou álcool isopropílico enquanto usa a linha.

 

 

pois essas baterias se perfuradas com metal ou arrame pode fechar curto e ate mesmo pegar fogo.

 

Não fecham curto ou pegam fogo só se forem perfuradas com METAL. Qualquer material que perfura-las poderá iniciar um pequeníssimo curto-circuito que torna-se imenso em progressão geométrica. Basta o primeiro passo para o desastre.

 

Portanto, ao trabalhar com baterias de lítio, é necessário ter o maior cuidado para que o pack não seja perfurado.

 

 

Se usar ou precisar usar uma alavanca faz uso de madeira ou plastico nunca metal.

 

Se acontecer uma dobradura no pack, internamente as folhas de lítio podem entrar em contato, ocasionando curto-circuito e podendo acontecer o mesmo já citado.

 

Também não recomendo fazer alavanca e "dobrar" o pack. Apesar de não ser rígido isso não significa que pode ser tratado como maleável. Eu já cometi uma falha dessas (dobrar) no passado e o pack inchou até explodir. A sorte foi que consegui jogar pela janela e na hora que explodiu já estava longe na garagem e a própria explosão apagou as labaredas. Neste caso, a explosão foi pela expansão de gás gerado pelo eletrólito entrando em combustão.

 

Receio que se esta situação tivesse acontecido dentro do laboratório teria deixado marcas irreparáveis e até mesmo poderia ter incendiado o local.

 

 

Então, resumindo:

 

j- Calor com soprador

j+ Linha de pesca

j+ Álcool isopropílico ou removedor de adesivos

j- Alavancas ou dobras

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente Bruno, infelizmente só não fui tão preciso quanto ao calor nas baterias não pode passar dos 60 graus, mais usado quando as colas estão bem secas e duras, quando mais novas e moles não a necessidade. Referente as espatulas para alavancas seria mais para mantelas sem contato com a parte na qual já foi solta e nunca usalas com força para dobrá-las ou  entortar.

 

Desculpe, serei mais atencioso nas próximas vezes.

 

Já fiz a modificação acima.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

- Removedor de etiquetas e adesivos - Muito Bom, depois de utilizar se for recolocar algum adesivo novamente e bom limpar bem o local com álcool isopropílico,

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

funciona mesmo esse removedor, ate misturei um pouco de isopropilico para render um pouco mais hahhaha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, resumindo:

 

j- Calor com soprador

j+ Linha de pesca

j+ Álcool isopropílico ou removedor de adesivos

j- Alavancas ou dobras

 

Boa Noite Bruno Faria, Não acredito que tenha descumprido nenhuma regra do Fórum.

 

O Joinha j+ é uma forma de agradecimento pela ajuda ou dica...

O Joinha j- só deve ser usado em caso de descumprimento das regras do fórum...

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@RoniMota, esses ícones que usei não foram computados na minha ou sua lista de joinhas positivos/negativos.

 

Coloquei eles para ilustrar o resumo da minha postagem.

 

Eles podem ser usados normalmente no corpo do texto sem influenciar na contagem de positivos/negativos que temos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
  • 2 meses depois...
  • 10 meses depois...

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...