Jump to content

Leaderboard


Popular Content

Showing content with the highest reputation since 12/22/2019 in all areas

  1. 3 points
    Buenas, não, não serve.. qualquer bateria que diga "alarme", "sistemas de segurança", ou coisa parecida não serve para nobreak. Um nobreak pode drenar uma corrente de até algumas dezenas de amperes da bateria, e essas baterias de alarme não são projetadas para fornecer uma corrente de pico tão alta.
  2. 3 points
    do xp, um dos ítens que me traz nostalgia e que me agradou, é o som de inicialização, e de encerramento...como o tempo passa rápido!!!
  3. 3 points

    Version 5ª Edição

    361 downloads

    Livro: Técnicas de Comunicação Eletrônica; Edição: 5ª Autor: Paul H. Young; Editora: Pearson.
  4. 2 points
    Buenas, no sistema AcDelco que é usado no Agile, não é a chave que é programada: Ela manda um código para o módulo, e a programação consiste em "cadastrar" esse código no módulo. Isso é feito com uma interface ligada no conector de diagnóstico (no Agile ele fica na caixa de fusíveis). Esse integradinho aí parece ser um microcontrolador, mas procurei algo sobre ele no Google e não achei nada. Se for um microcontrolador, mesmo sabendo a pinagem e a que família ele pertence, provavelmente ele tem o recurso de proteção do código habilitado, aí fica inviável extrair o conteúdo dele.
  5. 2 points
    @emiliano lourenco da silva bom dia! Em alguns casos é o bios sim! Mas creio que isso não é aleatória, toda falta de vídeo ou placas que não liga vai ser o bios! Como é um procedimento rápido para se fazer, as pessoas sempre acusa ele de primeiro! Gravação de bios ta com reflow alguns anos atrás, ta sem vídeo? Fogo no chip. Já no caso da pch, antes de condena-lo, tens que fazer testes e analises profundos no circuitos secundários para ter a certeza que ele! Como não existi tensão no vcore tens que procurar o motivo por não existi! Para analisar melhor, é bom ter o esquema! Faz uma inspeção visual, verifica se tem componentes danificados!
  6. 2 points
    Resolvi postar pois passei dificuldade ontem nestas duas fontes que utilizam o c.i. 1M0565r, 1H0365r.... Uma oscilava output sem uma carga maior do que o resistor de 330r 3w na placa. Após ampla análise e nenhum componente alterado, nem mesmo o resisitor de 150k que faz a fonte vcc antes do primeiro ciclo. Mesmo aplicando uma corrente constante no out da fonte para eliminar possível problema na etapa de regulação: divisor de tensão 2,5v do tl431, opotoacoplador... não parava de pulsar. Então achei que pudesse ser menor o capacitor do VCC de 100uf, coloquei um 10uf e defeito resolvido. Esse capacitor muito grande não consegue se carregar totalmente em um ciclo só. O vcc fica em torno de 13v. A outra com c.i. 1H365r (H é 100khz, M 67khz...) simplesmente torrou tudo no primário e retificação menos o chopper. Opto estava bom no teste externo. Após montagem e ampla revisão ficou pulsando. Causa era o optotransistor ruim mesmo, foi só por um novo e funcionou.
  7. 2 points
    @Gledson Jalles Boa tarde. Esta é com toda certeza uma boa ideia, e como toda boa ideia já foi discutida inúmeras vezes, infelizmente a plataforma não da condições para que esta funcionalidade seja implementada ainda, mas o @Daniel está de olhos abertos pra isso já há um bom tempo então havendo a possibilidade estou certo de que ele providenciará. Não se acanhe de participar, ninguém nasceu sabendo tudo, todos que hoje sabem algo com certeza já erraram no passado, nossa comunidade visa distribuir o conhecimento, se você contribuir com algo que esteja errado alguém provavelmente vai corrigir a informação e embora isso possa inicialmente causar um embaraço isso é bom pra você que acabará aprendendo algo novo com a participação, justo a finalidade da comunidade. Devemos tomar o cuidado claro de não interferir nos tópicos de forma a causar um agravamento dos defeitos da placa sendo consertada por um colega, mas fora isso, é pra aprender que todos estamos aqui. Tire um tempo pra ler os tópicos nas sub áreas de treinamentos, e mesmo os tópicos devolvidos muitas vezes contém ótimo conteúdo de aprendizado, fazendo isso muito em breve estará podendo participar com mais segurança. E como disseste, a nossa ideia é que você e todos os membros possam acessar gratuitamente o conteúdo de casos resolvidos e downloads, basta ter força de vontade, e participar ativamente e você terá acesso a todas as áreas restritas, mas já aviso de antemão que o melhor do fórum é a oportunidade de interagir nos tópicos, é nos tópicos em que participamos, dando ajuda e lendo as respostas de outros técnicos, que adquirimos a maior parte do conhecimento. Boa sorte.
  8. 2 points
  9. 2 points
    ok pessoal...nao consegui o esquema, mas consegui a boardview desta placa...através dele, verifiquei o setor de 3v do power botton, já que ele estava presente no conector do painel, mas nao startava, descobri a ausência de um resistor de 1k ohms que estava quebrado, consegui outro de 1k de placa sucata, e a mesma voltou a startar normalmente pelo conector do painel, segue as imagens abaixo. valeu!!!
  10. 2 points

    6 downloads

    MB: Vegas/Turis SKL/KBL 15341-1 CPU: SR2UW KBC: MEC1404-NU RAM: DDR4 Version BIOS: 2.6.0 Service Tag: 8HXZ2T2 Funcional testada! Não esqueça o feedback.
  11. 2 points

    Version 5.0.0 - 2018

    49 downloads

    Driver para Notebook positivo motion q232a , funcionando com windows 10 64 Bits Single
  12. 2 points

    Version 1.0.0

    114 downloads

    Esquema Schematic Asus- X451MA REV 2.1 - BoardView 15589.rar
  13. 2 points
    Olá, lamento só ter visto sua postagem agora, mas espero que possa estar ajudando! qualquer coisa manda uma mensagem que ficarei feliz em ajudar e não esqueça, se essa mensagem for útil da aquele joinha!
  14. 1 point
    Encontrei o dito. PU5 2: 18V 3: 3,3V 4: 3,3V 5: 5V 8: 4,68V 14: 2,76V 16: 5V
  15. 1 point
    O U9 pode ser SY8009 / LM2731 / CUxxx porém sempre a escrita é em forma de código. Esse regulador usa em outros cinebox mais antigos e em vários outros receptores. Você pode trocar ele deposição com outro (U5 ou U7) e ver se o problema é nele mesmo. Caso faça a troca e ainda o U9 ficar esquentando, quase certeza que o processador está ruim. Já consertei vários cinebox desse modelo, alguns que a solução foi trocar o processador. Porém tenho duas placas dessas aqui e após trocar vários componentes e até mesmo processador e ddr, o aparelho não reviveu. Acabei desistindo.
  16. 1 point
    Na descrição, responda as seguintes perguntas: 1. Como conheceu o EletrônicaBR? google 2. Qual seu nível técnico? Técnico 3. Quais habilidades relacionadas a eletrônica/informática você tem ou pretende adquirir? trabalho na area de TI a mais de 20anos, tenho bastante experiencia em redes e hardwares 4. Conte um pouco de você. Qualquer coisa. trabalho na area de TI a mais de 20anos, tenho bastante experiencia em redes e hardwares
  17. 1 point
    Tem alimentação na memória, tentou regravar a bios?
  18. 1 point
  19. 1 point
    Olá Pessoal Segue uma dica, que levei um tempo para descobrir. Recebi esse notebook com a tela piscando, ao apertar a região do leitor biométrico o mesmo ascendia a tela, porém com mau contato. Segue a solução do problema: Reflou no chip U11 na placa mãe e o notebook voltou a funcionar corretamente
  20. 1 point
  21. 1 point
    Para fazer downloads é necessário ter Créditos ou Assinatura VIP. Para conseguir ajuda, inclusive para baixar o arquivo que precisa, abra um novo tópico na área de TVs. O título do tópico deve seguir este padrão: Marca e Modelo + Defeito. Informe também todos os testes já realizados. Segue alguns links que podem ajudar: Preciso de um arquivo e não tenho créditos Como fazer downloads no fórum? Conheça agora os segredos!!! Manual do Usuário Sistema de Créditos do EBR
  22. 1 point
    @ljainfor bom dia! Faz as medições em todas a bobinas da placa! Só pelo fato da placa ligar, sabemos que as fontes primarias estão funcionando como vc mencionou (blz)! O vídeo não sobe por falta das tesões secundarias ou processador com solda fria. Seria bom testar com outra tela, mas não tem. Esses chips on-board é comum ter que fazer um rebaling, o teste para saber se isso é preciso é o reflow.
  23. 1 point

    Version 1.0.0

    432 downloads

    BIOS DELL- Vostro 5470 - Quanta JW8C DAJW8CMB8E1 rev.E - BIOS 11479.zip
  24. 1 point

    Version 1.0.0

    22 downloads

    Esquema Schematic Asus- Eee PC 1215B -AMD Brazos- analise da placa 14641.rar
  25. 1 point
    E ainda dizem que tudo é um grande "acaso" que o universo é uma "coincidência". Imagens impressionantes que me deixam refletindo sobre nós meros mortais nessa pequena galáxia.
  26. 1 point

    Version 1.0.0

    13 downloads

    arquivo de atualizacao tv semp toshiba dl4077ia
  27. 1 point

    3 downloads

    Firmware para dois painéis: * PAINEL H320DHC-YA2.RAR * PAINEL H320DHL-YA30.RAR
  28. 1 point

    4 downloads

    Esquema do Acer Aspire 4349. Placa Quanta ZQR DA0ZQRMB6C0
  29. 1 point
    Como desabilitar a memória onboard da placa mãe Asus, enfim, sabemos que a memória onboard pode estar com defeito e assim o equipamento não subir vídeo, então penso que será de boa ajuda para os amigos. Vamos para a parte que explica melhor como funciona. A tradução da palavra Shift quer dizer mudança, olhando a placa na sua mão verá que nesses pontos explicativos um dos locais tem o componentes e no outro local não tem os componentes, basta remover do local que vem original e colocar no outro ponto demarcado. (Shift = Mudar). Em alguns casos de placa mãe Asus é necessário editar a bios e desativar a DIMM0 onde seria a onboard para o sistema ignorar também por lá. Lembrando como esses componentes estão na linha da memória, tem função de habilitar e desabilitar, sempre aconselho a testar eles, pois podem inclusive serem os motivadores do problema inicial. Quem gostou e achou útil pode ajudar com um joinha.
  30. 1 point

    Version 1.0.0

    109 downloads

    Acer Aspire 5741 - NEW70 LA-5892P - BIOS 12506.rar
  31. 1 point
    @pablorn3 aí parceiro. Minha referencia aqui é WY, certamente vai mudar de placa para placa,. Mas de qualquer forma coloquei no testador de componetes. Trata-se de um mosfet canal P. Boa sorte aí.
  32. 1 point
    Este acoplador ótico já faz isso. http://exa.unne.edu.ar/ingenieria/sysistemas/public_html/Archi_pdf/HojaDatos/Optoelectronica/moc3041.pdf
  33. 1 point
    eu queria muito essa att mds
  34. 1 point
    Buenas, na maioria dos casos de curto na saída, o culpado é um varistor que fica na placa onde são soldadas as tomadas de saída. Alguns não tem a tal placa e o varistor é soldado direto no barramento de tomadas. PS. a área certa para postar tópicos pedindo ajuda é o forum principal de nobreaks. Esse aqui é só para dicas e tutoriais.
  35. 1 point

    Version 1.0.0

    30 downloads

    Apostila treinamento eletronica analogica
  36. 1 point
    Introdução Este tutorial não tem intenção de ser um manual definitivo e visa fornecer informações relevantes ao estudo dos transístores de forma a facilitar o entendimento de suas funções em qualquer esquema elétrico, independente do circuito. Nos assuntos vistos neste material, pode ser que alguma informação seja omitida ou modificada, sempre com o objetivo de facilitar o entendimento sobre o assunto em questão. Se surgirem dúvidas sobre determinado assunto, recomendo que deixe seus comentários ou faça uma pesquisa na internet. Este material, que será dividido em partes, tem como objetivo mostrar o funcionamento dos transístores bipolares e mosfets. Compreender seu funcionamento é de extrema importância. A grande maioria desses transístores funciona como uma chave, permitindo ou impedindo a passagem da corrente elétrica. É claro que existem outras funções para eles, mas para a análise e manutenção, seu uso como chave é o mais relevante e é o que veremos. Neste tutorial não serão abordadas informações sobre construção, materiais utilizados na fabricação, configurações e testes destes componentes. Estes assuntos podem ser vistos em outros tópicos do fórum. Grande parte das placas atuais utilizam modernos circuitos integrados, mas o transístor, por suas características, sempre estará presente. Sendo assim, entender seu funcionamento é de grande importância para a manutenção dessas placas. Teoria Na imagem abaixo, temos a simbologia dos transístores bipolares e mosfets. Veja que nos bipolares, a seta sempre estará no Emissor do transístor. Já nos mosfets, a seta estará sempre no Source. De uma forma geral, o transístor NPN e o mosfet de Canal N funcionam da mesma maneira. O mesmo acontece com o transístor PNP e o mosfet de Canal P. A principal diferença entre eles (bipolar e mosfet) é a potência que cada um pode comandar. Para facilitar o entendimento, tudo que for falado sobre o transístor NPN servirá para o mosfet Canal N. O mesmo vale para o transístor PNP e o mosfet de Canal P. Identificando o transístor no esquema Para identificar o transístor bipolar pelo seu tipo (NPN ou PNP), use a seguinte regra: - Se a seta estiver "saindo" do componente, ele é NPN. - Se a seta estiver "entrando" no componente, ele será PNP. Para os mosfets a regra é aplicada ao contrário, ou seja: Seta "entrando" no componente = Canal N Seta "saindo" do componente = Canal P Depois de memorizar essa regra, bastará ver o transístor no esquema para saber o seu tipo. Saber isso é fundamental para entender como ele funciona e é o que veremos a seguir. Funcionamento – Parte 1 Para facilitar o entendimento, a partir de agora, vamos considerar os transístores como simples chaves. Como pode ser visto na imagem acima, esta chave irá fechar o coletor e o emissor dos transístores bipolares. Nos mosfets, a chave fechará o terminal dreno e o source. Isso deve ser considerado apenas para entender seu funcionamento. Para que essa chave funcione, temos que ter um comando para acioná-la. Esse comando será uma tensão injetada na base do transístor bipolar (ou no gate do mosfet). Essa tensão pode ser positiva (nível alto) ou negativa (nível baixo). Sendo assim, a primeira informação que precisamos saber para entender seu funcionamento, é o tipo do transístor (se é NPN ou PNP). Abaixo temos um exemplo. Na figura 1 temos um transístor bipolar do tipo NPN (veja a seta saindo do emissor), uma lâmpada e uma fonte de 12v. Na base do transístor temos um resistor. Como a base não tem tensão, podemos comparar o transístor como uma chave aberta. A lâmpada está apagada. Na figura 2 vemos que a base está ligada ao terminal 2, que é o terra do circuito. Veja que nesta figura o transístor também se comporta como uma chave aberta. A lâmpada permanece apagada. Finalmente na figura 3, a base está ligada ao terminal 1 que é o positivo da fonte. Observe que agora o transístor é representado por uma chave fechada e a corrente tem um caminho para circular, saindo do positivo da fonte, passando pela lâmpada e pelo transístor, até chegar ao terra do circuito. Com isso, a lâmpada acende! Neste simples exemplo, podemos concluir que um transístor NPN precisa ter uma tensão positiva na sua base para fechar a chave entre o coletor e emissor. Em relação à figura 3, dizemos que o transístor está saturado (chave coletor-emissor fechada). Nas figuras 1 e 2 podemos afirmar que o transístor está em corte (chave coletor-emissor aberta). Estes são os nomes dados aos estados dos transístores em toda literatura técnica. Se no lugar do transístor NPN tivéssemos um mosfet de Canal N, o circuito funcionaria da mesma forma e também precisaríamos de uma tensão positiva no gate do mosfet para fechar a chave dreno-source. Neste exemplo, a tensão positiva na base do transístor vem do positivo da fonte (12v) através do resistor, mas esta tensão poderia ter sua origem em outra parte do circuito. Veremos isso mais adiante. Na próxima parte deste tutorial continuaremos com mais alguns exemplos e novas informações. Esta apostila também está disponível no formato PDF, no link abaixo. https://eletronicabr.com/files/file/23403-transistores_-_teoria_e_pratica_12703-eletronicabrcompdf/
  37. 1 point

    Version 1.0.0

    7 downloads

    BIOS Motherboard ASUS- CROSSHAIR V FORMULA Z 15859.rom
  38. 1 point
    obrigado pelo link mais sou novato e nao tenho credito pra baixar arquivos no forum ainda vou ver se consigo com um amigo posto o resultado em breve
  39. 1 point

    Version 1.0.0

    35 downloads

    BIOS POSITIVO- unique N4200 j14im6-t811 j14im2x ddr3 7028
  40. 1 point

    Version 1.0.0

    1 download

    BIOS Lenovo- Z480 bios y ECbios 6876.rar
  41. 1 point

    Version 1.0.0

    128 downloads

    BIOS ASUS- K45VM Series - QCL40 LA-8221P REV 1.0 15148.bin
  42. 1 point

    Version 1.0.0

    91 downloads

    Esquema Schematic Quanta- U33 DA0U33MB6D0 REV-D Esquema 18326.pdf
  43. 1 point

    Version 1.0.0

    91 downloads

    Esquema Schematic Dell- Inspiron 13-7347 - Wistron Cottonwood - rev- 13321-1 A00 19659-EBR-9.pdf
  44. 1 point

    Version 1.0.0

    7 downloads

    Esquema Schematic Intelbras- I541 - ECS S21II1 3979.pdf
  45. 1 point
    Muito bom. Joinha garantido. Acabei de upar o datasheet. segue o link https://eletronicabr.com/files/file/9886-oz815ln_pwm_11419-eletronicabrcompdf
  46. 1 point
    Ola amigo .. primeiro da uma completada no seu tópico .. ! leia essa dica do Moderado! vai ajudar o pessoal a te ajudar https://eletronicabr.com/forums/topic/18-como-formular-seus-pedidos-de-ajuda-padrão-título-e-conteúdo principio se a pinagem do carregador for a mesma e a corrente também não for muito diferenciada da pra ligar sim... analise também o jack .. sempre quando a 3 pininhos geralmente o do meio é a ligação positivo que passa 19v pra placa .. esse cara geralmente quebra .. então deve ser feito o reparo ou a troca do mesmo ... não sei se é seu caso .. mas boa sorte ai ! abraços..e lembre-se de sempre agradecer com um joinha .. ajuda bastante o pessoal aqui.. até
  47. 1 point
    Ai @M.jones troque este ci indicado na foto que vai funcionar de bowa.......não esqueça do Joinha.......Abraços
  48. 1 point
    Tem cara aqui que nao sabe o que é cortar uma trilha vc tenta ajuda e depois ficam te fazendo perguntas ridiculas, que porra de tecnicos sao esses... desculpa ai estava um pouco impaciente essas novas regras.....
  49. 1 point
    Para os note que não se consiga desabilitar o securyt boot, tenho um arquivo aqui que reseta a mensagem de key incorreta e vc instala com facilidade. Em ultima instancia, o jeito é instalar em outro desk, note e transferir para onde vc quer. Passei um sufoco com meu lg n460, sair do single linguagem e instalar o win 8 pro. Só consegui desses dois modos.
  50. 1 point
    Removido da área de treinamentos por ser um método totalmente desaconselhável para qualquer técnico sério.
This leaderboard is set to Sao Paulo/GMT-03:00

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Create New...