Jump to content
  • Content Count

    107
  • Avg. Content Per Day

    0.08
  • Joined

  • Last visited

  • Credit

    236
  • Country

    Brazil

Community Reputation

30 Level 6

About ohm

  • Rank
    Membro Pleno

Personal Information

  • Sexo
    Male
  • Location
    Brasil-Minas Gerais

Recent Profile Visitors

157 profile views
  1. Bom dia @rivaldo martins , Ele não aquece devido não está executando suas tarefas. Conferiu circuito de reset e cristal? Testou outra flash?
  2. Bom dia @wmazoni , Confira alimentação do 555 no pino 8. Sua saida no pino 3 oferece em torno de 200mA. Existe a possibilidade que esteja ligado diretamente nos led's e também pode está ligado em um transistor. Enfim, Se tiver transistor pode está danificado, caso nao, troque o 555.
  3. Boa noite @wmazoni , Repare que em cada coluna existe dois pontos de solda, onde se alimentam os leds. Nelas existe tensão? Pela foto, nao ficou muito legível, mas percebe-se que existe grupos de três leds em série. Ou seja, se um desses três queimarem os outros dois apagarão. E não toda coluna. Acho meio difícil todos apaguarem por avarias em led. Você tem um problema de controle que será comum entre todos. Tira mais fotos de outras partes, principalmente do controle, que pode ser um microcontrolador, como nosso amigo mencionou. Também observei resistires smd de 68r que mudaram a coloração. Estão bons?
  4. Bom dia @brlacerda , Os 952 e 954 foram substituído? Se sim as tensões em seus terminais continuam da mesma forma de antes? Deixa mais um pouco em teste... o bom seria apresentar o defeito para subsistirmos, assim, teríamos certeza da solução. Agora se o cliente está com pressa, já teste as troca dos resistores. Passe as novidades. Boa sorte!
  5. Boa tarde @lorenzet , O motivo da queda de tesão pode ser falha no controle ou consuno excessivo. Primeiro suspeito sao capacitores de filtro. Quando refere-se que ela possui somente uma placa é porque utiliza aquelas fontes externas igual de notebook?
  6. Boa tarde@Cristiano Damaceno , Na realidade confundi. Tem que verificar nos pinos 5 e 4. Em relação ai resistor do pino 4. Sao três. _um do pino 4 ao conector de saida + da fonte: 12k _um do pino 4 ao negativo (gnd): 10k _um do pino 4 ao potenciometro/chaves de seleção: 3k3
  7. Bom dia, No esquema que tmo referência, nao é o da yaxun, não tem esse resistor. Provável que esteja com outra nomenclarura. Ele vai em qual pido no lm? Quando você atua no potenciometro a tensão no pino 5 e 6 do lm alteram?
  8. Boa noite @brlacerda , O pino 2 do ic904 faz monitoramento do consumo do pfc. Desligaria tal circuito. Caso ocorra anomalia na tensão do pfc, o pino 04 do ic902 desarma o pwm. Esse monitoramento é feito pela queda de tensão nos resistores r941 ao 946. Respondendo sua pergunta, acredito que nao faria a tensão flutuar, pois, desarmaria o pwm e não tentaria corrigir a ponto de flutuar as tensões. Achei estranho o coletor dos q952 e 954 estarem com a tensão menor que no emissor, nessa configuração que estão ligados. Enfim, ainda insisto na tese que a tensão de alimentação do ic904 e ic902 estão flutuando devido a falha no secundário da fonte. Imagino que o opto-acoplador (na realidade os dos, pc902 e 903), estao por algum motivo com pouca corrente. Confira a integridade da trilha que vai no coletor dos q952 e 954 até onde conecta aos 5,6v. Se mesmo assim o defeito apresentar, troque q952 e 954. Caso continue, vamos tentar colocar no lugar do R963 e 943 que sao de 2k2, resistores de 470r. Pelo datasheet do ltv-817b (acoplador otico) suporta ate 20mA. Teremos próximo de 8mA. E assim, espero que corrija a flutuação de tensão na base de q955 e 956.
  9. Bom dia@Manoel74 , Realmente a tensão no gate de q502 nao deveria está em 15,18v. Mesmo se q3 estivesse em corte ou saturado. Confira fuga no pc510 e valor da tensão no dreno de q3.
  10. Bom dia @Cristiano Damaceno , Você retirou todos timpots? Meio difícil de apresentem defeito. Mesmo a fonte sobrecarregada, por eles passam pouca corrente, e ficam fixo ao contrário de potenciometro. Mesmo se tenha trocados eles, sua função sao de valores pre definidos de ajuste de tensão. Quando se atua no potenciometro eles ficam isolados. Enfim, de todo caso a tensão deveria variar. Ja trocou o lm723? Nao preocupe com os trimpots, quando o aparelho estiver funcionando, caso tenha mexido neles... é fácil de ajustá-los.
  11. Boa tarde@brlacerda, Realmente o rt911 é um "ptc". Aumentou o diferencial de potencial entre seus terminais devido a subida da resistência acompanhando a temperatura. É uma proteção. Agora acendeu um alerta sobre no emissor do q955. Transistor responsável pela alimentação do controlador pfc. Qual tensão na base desse transistor com defeito e sem? Enfim, o q955 e q956 são acionamentos independentes "amp_p_ctrl" que atua no pc902 e "pfc_ctrl" atuando no pc901 que na realidade é o "pwr_crtl". São pinos 10 e 11 do conector cn102. Monitore a tensão nesses dois pinos do conector e tambem na base do q954 e q952 no momento da falha e em funcionamento normal. Se no momento no defeito a tensão no emissor do q955 comportar da mesma maneira (tensao proxima de 4v e flutuando) temos ai uma falha de controle. talvez o micro esteja fornecendo pouca corrente nos pinos de tais comandos. Também retire o cn102, cn901 e verifique possível oxidação em baixo. Com calma chegaremos à solução!
  12. Bom dia, Pelo que ja foi feito, resta o lm723. Confira todos componente retirados do circuito, se não colocou nenhum invertido, ou até mesmo se a solda escorreu causando algum curto.
  13. Boa noite@Cristiano Damaceno , Confira a integridade do transistor pnp (bd140) que polariza o tip35. Também os resistores de base desse bd140. Em sua fonte tem o circuito integrado Lm723?
  14. Boa noite @rivaldo martins , Possui todas tensões necessárias para inicializar. Falta revisar circuito de reset (c238 u204), cristal de 24mhz. Ai sim, suspeita-se da flash. Provável que seja ela mesma.
  15. @ze do crato 2014 nos resta dois suspeitos: _ o chopper, que normalmente apresenta sinais de aquecimento; _ o controlador pwm LNK6767 que possui internamente mosfet de potencia, a partir do dreno um "soft-start" e também resistores shunt de monitorar corrente no source (estágios que normalmente apresentam falhas e estão internamente). Deixo diagrama em blocos do datasheet para melhor entendimento. Em minha opinião, o de maior probabilidade. Enfim, infelizmente sem visualizar o pwm se torna uma manutenção mais demorada mesmo. Boa sorte!

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Create New...