Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

8 distribuições Linux Live que todo técnico de informática deve conhecer !

Avalie este tópico:


Posts em destaque

Todos que trabalham na área da informática, especialmente os técnicos de informática, sabem a importância em ter as melhores ferramentas para otimizar seu trabalho. Operações de particionamento de disco, busca por vírus, testes de memória/disco e recuperação de arquivos apagados acidentalmente; são alguns exemplos do que um profissional de informática realiza constantemente! Portanto, para enriquecer mais seu trabalho, segue uma lista de 8 distribuições Linux Live que vão auxiliar e aprimorar (e muito) seu trabalho!

 

Parted Magic - gerenciador de partições

O Parted Magic possui como base o software GParted para lidar com tarefas de particionamento com facilidade. Uma extensa coleção de ferramentas de sistema de arquivos também estão incluídos e o Parted Magic suporta os seguintes sistemas de arquivos: btrfs, ext2, ext3, ext4, fat16, fat32, hfs, hfs +, jfs, linux-swap, ntfs, reiserfs, reiser4, e xfs.

Site Oficial

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

OphCrack - recupere senhas dos usuários do sistema Windows

Essa ferramenta possui uma funcionalidade interessante: é possível recuperar todas as senhas dos usuários do sistema Windows! Seu uso é recomendado quando, por exemplo, alguém esquece a senha de administrador do sistema! O OphCrack irá crackear (revelar) as senhas de todos os usuários do mesmo! Portanto use essa ferramenta com consciência!

Site Oficial :

 

Dr.Web Antivirus

Se o seu sistema Windows ou Linux tem tido problemas com malwares, então você deve usar o Dr.Web LiveCD! Dr.Web LiveCD irá limpar o seu computador de arquivos infectados e suspeitos, ajudará você a copiar informações importantes para um dispositivo removível de armazenamento de dados ou em outro computador, e depois tentar eliminar arquivos infectados.

Site Oficial :http://www.freedrweb.com/livecd

 

Clonezilla - clonando os discos

Uma ferramenta que possibilita uma cópia de discos rígidos. Basicamente, você pode fazer um backup completo de sua máquina, criando uma imagem com tudo o que existe nela. É uma opção gratuita ao Norton Ghost. Os sistema de arquivos suportados são: ext2, ext3, ext4, reiserfs, reiser4, xfs, FAT, NTFS, etc.

Site Oficial :

 

Rescatux - recupere a partição MBR facilmente

Muito útil para quem tem dois sistemas operacionais instalados no computador e utiliza o GRUB para escolher por qual deles deseja iniciar. Com o Rescatux, você pode atualizar o menu de inicialização para as versões mais recentes ou, quando der algum problema, voltar às configurações originais.

Site Oficial :

 

Network Security Toolkit

Distribuição Linux baseada no Fedora e proporciona um ambiente com várias ferramentas livres para segurança em redes de computadores.

Site Oficial :

 

SystemRescueCD

SystemRescueCd é um sistema Linux que roda em um CD-ROM ou um PenDrive, projetado para reparar um sistema e dados após uma falha. Ele também tem como objetivo fornecer uma maneira fácil de realizar tarefas de administração em um computador, como a criação e edição de partições do disco rígido. Ele contém muitos utilitários úteis do sistema (GNU parted, partimage, FSTools) e algumas básicas (editores, Midnight Commander, ferramentas de rede).

Indicado por ser muito fácil de usar.

Site Oficial :

 

DEFT Linux - análise forense

Distribuição Linux, criada na Itália, que tem como objetivo auxiliar investigadores, policiais, administradores de sistemas ou qualquer pessoa que deseja realizar uma análise forense em um computador, seja ele Linux ou Windows. Ou seja, permite você descobrir o que houve em determinado incidente computacional; através da análise dos rastros deixados. Além disso, é possível realizar a recuperação de arquivos removidos acidentalmente, com dd_rescue e photorec instalados.

Site Oficial :

 

Créditos :  www.linuxdescomplicado.com.br

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa lista, é sempre bom recordar. Desta lista aí o único que uso com frequência é o Parted Magic e ele é muito mais que um sistema de gerenciamento de partições, mas sim um aparato completo para recuperação de dados, rápido e seguro.

 

Mas faltou uma das mais interessantes, o Fedora Electronic Lab. Uma plataforma completa para desenvolvimento, implementação, testes, simulação e documentação de projetos eletrônicos:

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

Fedora's Electronic Laboratory, an opensource hardware design and simulation platform, is dedicated to support the innovation and

development brought by opensource Electronic Design Automation (EDA)

community.

      Fedora Electronic Laboratory provides a complete electronic laboratory setup with reliable open source design tools in order to help

you keep in pace with current technological race. It reduces the risk

assessment of open source hardware development and enable electronic

designers tapeout quickly and efficiently.

      Fedora Electronic Lab targets mainly the Micro-Nano Electronic Engineering field. It introduces:     

     

  • A collection of Perl modules to extend Verilog and VHDL support.
  • Tools for Application-Specific Integrated Circuit (ASIC) Design Flow process.
  • Extra standard cell libraries supporting a feature size of 0.13µm. (more than 300 MB)
  • Extracted spice decks which can be simulated with gnucap/ngspice or any spice simulators.
  • Interoperability between various packages in order to achieve different design flows.
     

Para quem já tem o Fedora instalado, pode-se instalar o grupo de aplicativos e o ambiente de desenvolvimento do Electronic Lab com o comando:

 

[code]yum groupinstall 'Electronic Lab'
[/code]

 

Para quem gosta e quer aprender, também tem o spin de robótica:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu incluiria  boot-repair-disk-64bit 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
que é uma "distribuição linux" baseada no Ubuntu e que oferece diversos serviços de reparação de discos. Não creio que seja melhor do que esta descrito, mas é pequena, cabe num CD.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...