Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Inversor WEG ADW 05 - Led piscando 3x

Avalie este tópico:


lukasg26

Posts em destaque

Boa tarde pessoal,

Estou com um inversor de frequência da WEG modelo ADW 05, usado em uma esteira ergométrica.

O problema é o seguinte, ao tentar iniciar o movimento da esteira, a mesma não inicia, o motor não funciona, testei as bobinas para ver se haviam queimado mas estão todas OK.

Parti logo para o inversor, percebi que ao ligar, o mesmo pisca um led de status 3 vezes de em intervalos de 2 segundo. Verifiquei no manual e vi que quando o led pisca dessa forma, o problema é sobrecorrente no link CC.

Logo parti para verificar os IGBTs, retirei eles e fiz a medição de resistência entre os terminais e verifiquei que todos os 6 IGBTs estavam bons. Ao retirar os IGBTs, liguei o inversor sem eles e verifiquei que o led de status parou de piscar e permaneceu aceso, o que indica que está tudo OK. comecei a soldar 1 IGBT por vez e ligava o inversor para ver se o erro voltava, quando soldei o 1º IGBT, o led ficou aceso, quando soldei o 2º IGBT o led começou a piscar, troquei o IGBT para ver se era ele o problema e mesmo assim o led piscava, retirei o 2º IGBT e soldei o 3º, liguei o inversor e o led permaneceu aceso, coloquei o 4º e o led piscou. Fiz esse teste até soldar o sexto e conclui que: Somente quando os IGBTS ímpares foram soldados o led permanecia aceso, porém se eu soldasse algum IGBT par, o led piscava.

Tentei achar o esquema elétrico deste inversor na internet, porém sem sucesso.

Alguém tem uma luz sobre o que pode ser???

OBS.: Estou anexando 2 imagens da placa, estou com uma dúvida, esses 2 capacitores de 1000uF/250v de filtro da fonte, eles estão um pouco redondos na parte em cima, como se estivessem estufados, eu aperto em cima deles e parece que tem uma bolha de ar nessa parte. Eu já vi capacitores menores estufados, mas fiquei na dúvida desses pois não sei se são assim de fábrica ou se é defeito, eu não consigo medir a capacitância deles pois meu multímetro só afere capacitores de até 20uF, cheguei a testar para ver se estavam abaixo de 20uF, porém os dois estão acima dessa capacitância.

Desde já agradeço a ajuda de todos!

20170809_164114.jpg

20170809_164059.jpg

Editado: por lukasg26
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

os igbt trabalham em pares se voce tirar os impares de deixar so os par vai ficar asceso tambem os capacitores este plastico é normal parece estufado mas não esta tente conseguir um capacimetro para testalos na falta do capacimetro troca eles .

eu testarias outros componetes como fonte retificadora ou resitores alterados.

boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@John Anderson Silva sua mensagem foi editada e o vídeo foi removido.

O motivo é que não é permitido a divulgação de valores de serviços no fórum e o vídeo enfatiza esse detalhe.

Como o autor do vídeo resolveu o problema deste aparelho de uma forma simples (ressolda), vc pode descrever aqui o processo para ajudar o colega.

Conto com a sua compreensão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
  • 1 ano depois...

Boa tarde, estou com um adw-05 mas o problema da minha é na fonte, creio que o ICE queimou... como as lojas esto todas fechadas por causa do corona, alguem sabe informar quais os valores das tensão es de saida da fonte? assi ponho uma fonte externa para testar, do trafo saem dois diodos um pra cada capacitor, gostaria de saber se alguem sabe as duas tensões, obrigado, no aguardo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
Em 30/03/2020 às 18:22, xandytmc disse:

Boa tarde, estou com um adw-05 mas o problema da minha é na fonte, creio que o ICE queimou... como as lojas esto todas fechadas por causa do corona, alguem sabe informar quais os valores das tensão es de saida da fonte? assi ponho uma fonte externa para testar, do trafo saem dois diodos um pra cada capacitor, gostaria de saber se alguem sabe as duas tensões, obrigado, no aguardo!

 

Em 30/03/2020 às 18:22, xandytmc disse:

Boa tarde, estou com um adw-05 mas o problema da minha é na fonte, creio que o ICE queimou... como as lojas esto todas fechadas por causa do corona, alguem sabe informar quais os valores das tensão es de saida da fonte? assi ponho uma fonte externa para testar, do trafo saem dois diodos um pra cada capacitor, gostaria de saber se alguem sabe as duas tensões, obrigado, no aguardo!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...