Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Qual LINUX instalar?

Avalie este tópico:

Posts em destaque

Download do SO ->

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Clique no link acima e escolha uma das versões para download

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em alguns fóruns sobre Linux que participo, a grande maioria proibi essa pergunta, ja que cada fanboy de linux defende sua distribuição com unhas e dentes, e geralmente tópicos como esse vira flamewar.

Bom, como usuário de linux á mais de 7 anos (comecei com linux quando ainda se usava disquete, hehehe), posso dizer que a melhor distribuição de linux é o debian.

A maioria das distribuições mais conhecidas, Ubuntu, Big Linux, e o citado a cima Linux Mint, são "montados" em cima do Debian.

Imagine que o Linux Mint é um Debian com algumas firulas e scripts que facilitam a utilização.

Se você é iniciante com linux, sugiro que brinque um pouco com o Linux Mint, ou Ubuntu, e depois que pegar um certo conhecimento, parte pro Debian.

Garanto que vai gostar e não vai querer mais largar dele.

Agora, se quer mesmo aprender a mexer com linux, sugiro o Slackware.

Link para o comentário

Uma das coisas legais do Linux é isso, a grande variedade de distros, tem pra todos os gostos.

Quando quero testar algo diferente, baixo a iso crio uma máquina virtual e voalá. Gostei, me atendeu instalo no hd, não gostei descarto a VM, simples e prático. Aliás, máquinas virtuais são uma mão na roda, uso muito, até mesmo pra dar suporte a diversas versões de SOs que meus clientes tem.

Ps. uso pessoal, gosto do ubuntu, e nos SV (centOs e BFW).

Link para o comentário

Em alguns fóruns sobre Linux que participo, a grande maioria proibi essa pergunta, ja que cada fanboy de linux defende sua distribuição com unhas e dentes, e geralmente tópicos como esse vira flamewar.

Acho que isso depende de quem responde. Tentei adequar a indicação ao perfil do colega, que está começando, então indiquei uma das distros mais fáceis de instalar. ;)

Tem o Slax que pode-se testar sem instalar. É um dos live cds mais legais que já vi, e a conexão de rede funciona com a maioria das máquinas de primeira, isso é fundamental para quem está dando os primeiros passos com o Linux.

Quem quer uma distro bem legal que roda do CD e ainda com recursos avançados de processamento gráfico pode tentar o Knoppix. Nela pode-se usar o Beryl desktop 3D e ver que o Windows Aero é apenas um brinquedinho de criança.

Sou usuário de Linux a mais de 15 anos e minha distro "de cabeceira" é a Gentoo, stage 1, poucos se aventuram. Para mim é a melhor distro de todas, de longe, mas se eu a indico para quem está começando o cara tenta instalar e em alguns dias ele nunca mais quer ouvir falar de Linux. kkkkkkkkkkkkkkkkkk

Link para o comentário

Pelo jeito tu ajudou o próprio Linus Torvalds a criar o Linux hein ablacon64, kkkkkk

Brincadeiras à parte, realmente o Gentoo é uma excelente distro, mas não é prática. Ficar horas compilando um programa que você instala em 15 segundos com um apt-get install , pra ganhar alguns milisegundos em desempenho, não é muito interessante.

Só pra quem gosta mesmo.

Mas Linux é assim mesmo: tem pra todos os gostos.

Lembrando que a alguns anos atrás tinha muito mais distros, muitas delas brasileiras, como o saudoso Kurumin, do Morimoto, quem não se lembra......

Link para o comentário

Mas tudo se compila em background, ainda mais hoje com múltiplos núcleos e múltiplas threads, 64 bits e etc... Você pode recompilar seu sistema todo se parar de trabalhar. Nunca parei de trabalhar por conta disso, nem para compilar um novo kernel. ;)

A gente só reinicia quando vai mudar o hardware ou testar um kernel novo. Sem falar que não se formata uma máquina destas, usamos até trocar de máquina, então acaba sendo uma instalação por máquina, vale a pena, fica limpo e rápido, sem instabilidades. Depois é só manter atualizada, mas assim se quiser ou se mudar algum hardware periférico e você tiver que atualizar alguma biblioteca.

Gentoo é máquina de trabalho, em casa eu tenho uma rodando Fedora, aí sim é bleeding edge, atualizando o tempo todo testando coisas novas.

Link para o comentário

Amigo, temos o L.E. (Linux Educacional) no qual é desenvolvido (Interface) pela UFPR (Universidade Federal do Paraná). Segue link da página onde pode ser feito Download.

Link para o comentário

amigo, bom dia

Você poderia usar esses links para lhe auxiliar na escolha:

Link para o comentário

Bom, como usuário de linux á mais de 7 anos (comecei com linux quando ainda se usava disquete, hehehe), posso dizer que a melhor distribuição de linux é o debian.

A maioria das distribuições mais conhecidas, Ubuntu, Big Linux, e o citado a cima Linux Mint, são "montados" em cima do Debian.

Imagine que o Linux Mint é um Debian com algumas firulas e scripts que facilitam a utilização.

Se você é iniciante com linux, sugiro que brinque um pouco com o Linux Mint, ou Ubuntu, e depois que pegar um certo conhecimento, parte pro Debian.

Garanto que vai gostar e não vai querer mais largar dele.

Agora, se quer mesmo aprender a mexer com linux, sugiro o Slackware.

Concordo com o CJ, eu comecei a usar o ubuntu qdo era o 7.0, depois migrei para o Debian e nunca mais larguei, fiz a migração do Debian Squeeze para Debian Wheezy com gnome 3 e na minha opinião, ficou perfeito.

Link para o comentário

• 4 semanas depois...

o ideal mesmo e pegares em um lista de distros, experimentares todas que achares que se encaixam e escolhes aquela que e a ideial....

no meu tempo nao era assim, tinha a "obrigacao" de utilizar o red hat, porque ate era o mais difundido na altura, depois nasceram montanhas de distros era so esolher, e atualmente sou debian user :)

Link para o comentário

• 4 semanas depois...

Pessoal apenas para titulo de informação, instalei o MINT, atualizei tudo que ele pediu, mas encontrei alguns bugs (eu acho), por exemplo: clicando em sistema (o iniciar do windows), e algumas funções não abre, ou fica branco o lugar não voltar. Ele não trava mas fica assim, em branco.... vou instala o  ubuntu!

Link para o comentário

Versão 13.04 acho que é confiável sim, escolha de acordo com sua arquitetura, 32 ou 64 bits.

Link para o comentário

• 1 mês depois...

Linux tem muito disto... gostos e sabores.... e aqui nem é certo ou errado e de fato testar o que os colegas indicam e ver qual o que se adapta melhor ao teu cenário.

Como dito acima, acho que a proposta do Linux Educacional (baixar iso dvd) esta bem amigável para quem esta iniciando.

Teste o LE 3 e o 4 para observar suas diferenças.

Nas escolas que mantemos suporte não por ser hardware com mais de 4 anos o LE4 ficou pesado demais.... mas enfim... valem todas as dicas, o negócio para é fazer a tua validação.

Forte abraço!! Boas festas!!

Link para o comentário

• 3 semanas depois...

Olá, Marcio !

De fato os colegas tem razão ! Uso o LinuxMint12 e recomendo ! Aqui

você pode se deliciar com todas as informações que precisar. O Mint é uma distribuição derivada do DEBIAN, da mesma forma que o UBUNTU. Portanto todos pacotes do UBUNTU (98%deles) servem no MINT ! Agora aprender a mexer em linha de comando (via console) requer paciência e determinação ! É um gigantesco universo de possibilidades que você mesmo poderá expandir usando a linguagem SHELL SCRIPT e escrever seus próprios comandos !!! Você não precisa instalar um SLACKWARE pra isso... Todas as possibilidades estarão disponíveis a você via linha de comando, como disse anteriormente. Boa sorte e seja muito bem-vindo à comunidade LINUX !

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...